Home / Animais / Que são Galinhas Matrizes? Para que Elas Servem?

Que são Galinhas Matrizes? Para que Elas Servem?

Existem no mundo mais de 300 raças de galinhas que chamamos de domésticas (gallus domesticus), divididas em três grupos: aves locais, aves de raça pura e aves híbridas.

Galinhas matrizes são galinhas selecionadas para reprodução por serem os híbridos resultantes do cruzamento de avós. As galinhas e os galos, pais das matrizes, nascem do acasalamento das bisavós dentro de uma mesma linha.

O termo híbrido vem do cruzamento entre linhagens ou raças diferentes, mas pertencentes à mesma espécie. Trata-se de aves férteis, capazes de produzir novos indivíduos, com iguais características.

As galinhas matrizes servem para garantir que as gerações futuras não se degenerem, descartando o risco de que elas percam suas características produtivas e peso, o que geraria galinhas menores, com crescimento reduzido e lento.

Essas diferenças na produtividade são determinantes para o produtor rural, pois fazem que os lucros na venda de ovos ou de carne se tornem menores do que o custo com mão de outra, ração e outros, tornando a criação inviável.

Aves híbridas, quando pesadas entre 90 a 100 dias, ainda vivas pesas cerca de 2.200 quilos. Apresenta, característica diferenciadas, de acordo a rusticidade e a raça:

  • Raças pesadas voam mais baixo do que as mais leves, o que implica na altura da cerca
  • As galinhas de cores escuras toleram menos calor que as de cor clara
  • Algumas raças põem mais ovos
  • Algumas raças são melhores mães

Estatísticas

Segundo a União Brasileira de Avicultura – UBA, o maior produtor de matrizes de corte nacional é o Estado de Santa Catarina. O alojamento de matrizes de corte catarinense cresceu de 6,495 milhões de cabeças, em 2003 para 7,161 milhões em 2004, garantindo participação de 21,5% no plantel de matrizes de corte no País, seguido pelo Paraná (19,8), São Paulo 16,4) e Rio Grande do Sul (15,9).  As galinhas caipiras híbridas são classificadas segundo o peso:

Aves Híbridas Pesadas 2.200 kg – peso vivo com 90 a 100 dias

  • Pescoço Pelado – Conhecida também como caipira francês tradicional, é uma ave rústica, mas de fácil manejo. Dentre as aves híbridas é raça mais criada na França e no Brasil. Possui penas na cor vermelho mesclado, pele, patas e bico amarelo forte e sua carne possui textura e sabor muito apreciados.
    Pescoço Pelado
    Pescoço Pelado
  • Acoblack – Ou Caipira Preto com Pescoço Pelado é uma ave de porte esguio, penas pretas e esverdeadas, canelas longas, barbela e crista vermelho sangue. Muito procurada por sua carne magra, com baixo colesterol.
    Acoblack
    Acoblack
  • Gigante Negro – Por ser uma ave criada em confinamento é muito procurado no mercado de aves vivas e ornamentais. O macho é empregado na avicultura orgânica para ovos galados.
    Gigante Negro
    Gigante Negro

Híbridos Pesadões 2.200 kg – peso vivo com 70 a 80 dias

  • Carijó Pesado – Ave conhecida por suas belas penas com pontos brancos, possui porte alto, tem o pescoço emplumado, pele, bico e patas amarelos. Alimenta-se em pastagens e com rações de cereais. Excelente produtora de carne nobre, é muito valorizada no mercado.
    Carijó Pesado
    Carijó Pesado
  • Pesado Vermelho – Conhecida também como Caipira Francês Vermelho Escuro, é uma ave com penas na cor vermelho forte, pele, patas e bicos na cor amarela, com rabo preto. Possui peito avantajo e forte e é muito rústica, apropriada para o campo, de fácil alimentação e comercialização.
    Galinha Pesadão Vermelho
    Galinha Pesadão Vermelho
  • Carijó Pescoço Pelado – Ou Caipira Francês Pedrês), ave excelente para ser criada em clima quente, possui patas e pele amarelo escuro, crista e pescoço pelado na cor vermelho sangue. Muito apreciada em restaurantes elegantes por ter pele fina e não possuir gordura.
    Carijó Pescoço Pelado
    Carijó Pescoço Pelado

Híbridos Super Peso 2.200 kg – peso vivo aos 56 a 68 dias

  • Master Griss – Leva ainda o nome de Caipira Francês Exótico por possuir penas coloração atraente, mescladas nas cores preto, marrom e branco. Apresenta pigmentos amarelo escuro no bico, patas e pele e pescoço emplumado. É uma ave de porte grande, com canelas compridas, ótimas para o campo, fácil de alimentar.
    Master Griss
    Master Griss
  • Pesadão Vermelho – Popularmente conhecido como Caipira Francês Vermelho Claro é muito bem paga no comércio, viva ou abatida, quando apresenta excelente rendimento. De porte grande, peito avantajado, possui penas vermelho claro, pescoço emplumado, e cor branca nas extremidades das penas e do rabo.  As patas, bico e pele possuem pigmento amarelo.
    Pesadão Vermelho
    Pesadão Vermelho
  • Isa Brown – Ótima para ovos de granja. Produz cerca de 300 ovos vermelhos e grandes por ano, consome pouca ração e pesa aproximadamente 1.900 gramas.  Seu bico e patas são amarelos e suas penas vermelho claro.
    Isa Brown
    Isa Brown
  • Caipira Negra – Referência em ovos de granja, é criada em sistema semi-intensivo e produz aproximadamente 270 ovos por ano. Suas penas são brilhosas, pretas no corpo e avermelhadas no pescoço e na cabeça, com patas e bico pretos.
    Caipira Negra
    Caipira Negra

Melhores Raças Poedeiras

  • Legorne- É uma das raças mais populares mundialmente. Poedeiras desde a antiguidade, põe ovos brancos e grandes desde cedo, com taxa de produtividade muito alta. Não chocam seus pintinhos e são inconstantes, sendo mantidas em confinamento.
    Legorne
    Legorne
  • Rhod Island Red -Raça americana muito popular, conhecida também com o rode.  São menos inconstantes, mas produzem menos ovos. São ovos grande e marrons, mas nem sempre os chocam. Podem ser agressivas ou dóceis, boas para produções sem gaiolas, livres nos quintais.
    Rhod Island Red
    Rhod Island Red
  • Sex Link – Provém de um processo cuidadoso de procriação e têm garantia de alta produtividade. Têm bom comportamento e são procriadas para a produção de ovos. Têm o sexo indicado pela cor das marcas, que após a primeira geração desaparecem. São compradas diretamente de seus criadores, que passam as informações sobre seus traços.
    Sex Link
    Sex Link

Melhores Raças de Corte

  • Cornish – É uma raça de galinácio da Cornualha, Inglaterra, conhecido também como O combatente ou brigador indiano.
    Cornish
    Cornish
  • Plymouth Rock Branca – É uma ave dos Estados Unidos, ideal para pequeno proprietário, tanto para avícola ou quintal, pois é muito resistente ao frio e tem dupla aptidão: carne e ovos.
    Plymouth Rock Branca
    Plymouth Rock Branca
  • New Hampshire – Vem do New Hampshire, Estados Unidos, uma raça meio pesada, excelente produtora de ovos e carne que disseminou-se pela Europa.
    New Hampshire
    New Hampshire
  • Sussex – Originária da Inglaterra, é uma galinha de quintal mansa e tranquila, de constituição pesada que possui finalidade dupla, ovos e carne.
    Sussex
    Sussex
  • Rhode Island White – Vem de Rhode Island, Estados Unidos,  e tem  dupla finalidade: carne e ovos, distinta da Rhode Island Red, mas as duas podem ser acasaladas para criar galinhas híbridas.
  • Gigante de Jersey – Ave mundialmente conhecida, originária de New Jersey, EUA, é uma ave de dupla finalidade, carne e ovos, muito requisitada por ser uma raça de galinhas pesadas para abate

Veja também

Chimpanzé Bonobo: Características, Nome Científico e Fotos

O bonobo é uma espécie de chimpanzé que possui o nome científico de Paniscus. Podem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *