Home / Animais / Quanto Tempo Demora Para um Filhote de Barata Crescer?

Quanto Tempo Demora Para um Filhote de Barata Crescer?

Poucos insetos são tão indesejáveis ​​nos lares quanto baratas. Se eles entram em alimentos, eles os contaminam com suas fezes e as bactérias causadoras de doenças que carregam em seus corpos. Mas, quando encontram um lar de que gostam, instalam-se e se reproduzem tão rapidamente que se livrar deles pode ser muito difícil. Baratas são onívoros, e muitas espécies comem praticamente qualquer coisa, incluindo papel, roupas e insetos mortos. Alguns vivem exclusivamente de madeira, como os cupins.

Quanto Tempo Demora Para um Filhote de Barata Crescer?

O ciclo de vida das baratas varia, dependendo das espécies da barata. Todas as baratas começam como ovos, transportados em uma cápsula conhecida como ootheca. As baratas passam por diferentes estágios de desenvolvimento, chamados instar, à medida que amadurecem e se tornam adultos. Em um único cenário, uma barata fêmea pode depositar até 14 ovos ou 36 ovos, com um período de incubação entre 24 e 215 dias.

Barata no Chão
Barata no Chão

As baratas fêmeas têm vidas mais longas que os machos, com algumas vivendo quase dois anos. Sabe-se que as baratas de estimação vivem ainda mais. Atualmente, existem mais de 4.500 espécies de baratas identificadas vivendo no mundo. Veja o ciclo de vida das baratas mais comuns em nossas casas:

Ciclo de Vida da Barata Alemã

Essas baratas têm a maior taxa reprodutiva. Uma barata alemã coloca cerca de 20 a 40 ovos, com uma taxa de incubação média de 28 dias, e produz uma estimativa de quatro ou cinco ootecas em sua vida útil. São cerca de 200 filhos. As baratas alemãs passam por seis ou sete instares antes de atingirem a maturidade. Esse período de desenvolvimento leva em média 103 dias. O tempo médio de vida de um adulto para machos e fêmeas é geralmente inferior a 200 dias.

Barata Alemã
Barata Alemã

As baratas alemãs morrem mais jovens do que qualquer outra espécie de barata norte-americana, mas em apenas 20 semanas de vida, têm famílias enormes. Eles têm cerca de 1 cm de comprimento, de cor marrom clara, com duas listras pretas longitudinais atrás das cabeças. As baratas alemãs amadurecem tão rápido que apenas algumas semanas após a eclosão, elas estão prontas para criar seus próprios bebês.

Quando você leva em consideração todas as gerações diferentes, uma fêmea pode ser a matriarca de até 35.000 baratas. Isso significa que, se um apartamento os adquirir, eles poderão se espalhar rapidamente por todo o edifício. As fêmeas podem produzir sete cápsulas de ovo em uma vida, cada uma com até 48 ovos. As cápsulas permanecem aderidas à mãe até os ovos começarem a chocar.

Ciclo de Vida da Barata Americana

Barata Americana
Barata Americana

A barata americana é a maior barata infestadora de casas. Uma barata americana fêmea coloca cerca de 16 ovos por vez e produz cerca de seis a 14 ootecas durante sua vida útil, com um período médio de incubação de 44 dias. Isso é até 224 filhos. As baratas americanas passam de 10 a 13 instares antes de atingirem a maturidade; esse processo leva em média 600 dias. Os machos adultos podem viver até 362 dias, enquanto as fêmeas adultas podem viver mais de 700 dias.

A barata americana de cor castanha é a maior das quatro espécies, medindo até 5 cm de comprimento, com uma faixa amarela clara em volta da ponta da cabeça. Também chamadas de “insetos do palmetto”, essas baratas gostam de se reproduzir em esgotos; portanto, você deve ter um cuidado especial para evitar que contaminem os alimentos com os germes que carregam. As baratas americanas vivem cerca de 30 meses. No meio desse tempo, as fêmeas estão maduras o suficiente para começar a procriar.

Ciclo de Vida das Baratas de Faixa Marrom

Baratas de Faixa Marrom
Baratas de Faixa Marrom

As baratas com faixas marrons, identificáveis ​​pelas duas faixas marrons que se estendem lateralmente pelo corpo, não crescem mais do que cerca de 1 cm. As outras três baratas comuns têm asas, mas quase nunca voam, mas essas, que gostam de habitats quentes e secos, o fazem. As fêmeas, que vivem de 13 a 45 semanas, carregam cápsulas de ovos por cerca de 30 horas antes de colocá-las em locais bem escondidos, como atrás de fotos ou debaixo de móveis. Cada cápsula contém cerca de 13 ovos e, ao longo de sua vida, uma fêmea produz cerca de 14 deles. Dependendo da temperatura, os ovos podem incubar de 37 a 103 dias.

Ciclo de Vida das Baratas Orientais

Baratas Orientais
Baratas Orientais

Essas baratas, às vezes chamadas de “besouros pretos” ou “insetos aquáticos”, têm cerca de 2,5 cm de comprimento e são de cor marrom escura a preta. Sua vida útil é altamente variável – de 34 a 189 dias – e, durante esse período, as fêmeas produzem uma média de oito cápsulas de ovos, cada uma contendo cerca de 16 ovos. Depois de transportar as cápsulas entre 12 horas e cinco dias, as fêmeas as depositam em um local quente e protegido, onde os bebês, chamados ninfas, podem encontrar alimento quando eclodem.

Ciclo Reprodutivo das Baratas

Após o acasalamento, as baratas fêmeas depositam seus ovos em uma cápsula oval endurecida chamada ootheca. Quando os ovos estão quase prontos para eclodir, as mães da maioria das espécies largam a caixa do ovo perto de uma fonte de alimento ou usam secreções da boca para colá-lo em uma superfície adequada. Os ovos contêm água suficiente para sustentar as baratas do bebê até que elas eclodam e possam começar a procurar comida e água.

Ciclo Reprodutivo das Baratas
Ciclo Reprodutivo das Baratas

Outros continuam carregando os ovos para incubação e cuidando dos filhotes depois que nascem. Mas, independentemente de quanto tempo a mãe e seus ovos permaneçam juntos, a ootheca deve permanecer úmida para que os óvulos se desenvolvam.  As baratas recém-nascidas, conhecidas como ninfas , são geralmente brancas. Logo após o nascimento, eles ficam marrons e seus exoesqueletos endurecem. Eles começam a se parecer com pequenas baratas adultas sem asas.

Ambiente Ideal Para se Reproduzir

Uma vez que as baratas entrem em sua casa, elas tendem a se estabelecer caso encontrem o que estão procurando. Aqui estão alguns dos confortos que podem incentivar suas baratas a se estabelecerem para sempre:

Fontes alimentares disponíveis – pode ser qualquer coisa, desde algumas migalhas embaixo da geladeira, do fogão ou até um resto de bolo esquecido no balcão;

Umidade excessiva –  As baratas preferem condições úmidas; por esse motivo, elas são mais comumente encontradas em áreas excessivamente úmidas da casa, como porões, áreas de esteiras e lavanderias;

Lugares apertados para se esconder – Baratas adoram se espremer em lugares escuros e escondidos. Na maioria das vezes, eles encontram isso em aparelhos como geladeiras e fogões.

Veja também

Pato-de-Crista: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

A criação de patos é muito comum no Brasil, já que não exige grande trabalho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *