Home / Animais / Qual a Ração Mais Indicada Para Pastor Alemão?

Qual a Ração Mais Indicada Para Pastor Alemão?

O pastor alemão é um cão bastante utilizado como cão de guarda e cão policial. Como o próprio nome indica, a raça é originária da Alemanha. Em sua origem, teria sido designado para pastorear rebanhos.

Possui uma expectativa de vida estimada em 9 a 13 anos. Além de ser um cão muito ativo, é também bastante elegante.  A raça é atlética, inteligente e hábil. É ideal para realização de trabalhos policiais como rastreamento de pessoas ou drogas ilícitas, desde que receba o adestramento adequado.

Dentro da criação doméstica, é importante que o cão tenha uma rotina regular de atividades (caminhadas) ao livre; receba uma alimentação balanceada e adequada às suas necessidades nutricionais; bem como tenha higiene e cuidados veterinários básicos.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre o pastor alemão e suas demandas, dentre elas qual a ração mais indicada para a raça.

Então venha conosco e boa leitura.

Pastor Alemão: Características Físicas

Este cão é caracterizado por ser bastante musculoso e vigoroso. Enquanto os membros anteriores são retos e paralelos; os membros posteriores contam com uma inclinação leve- assim como coxas fortes e jarretes firmes.

Os pêlos podem ser longos ou curtos, porém sempre em camada dupla. Tanto o subpêlo quanto a pelagem mais evidente apresentam cor preta, contando com a presença de marcas que podem ser nas cores marrom avermelhado, marrom, amarelo ou até mesmo cinza claro.

Em relação ao preto da coloração de fundo, este pode ser um preto unicolor ou cinza com sombras mais escuras. Apesar desta descrição básica presente na literatura, o ‘padrão’ mais observado para indivíduos adultos é de uma coloração predominantemente marrom, com tonalidade preta na face (como que em formato de máscara), orelhas, região dorsal (parcialmente em formato de manto) e sola das patas.

Pastor Alemão Características

Este cão possui mordedura em tesoura e um maxilar bastante resistente. As orelhas são eretas, pontudas e alinhadas.

Possui orelhas pontudas e alinhadas, indicando estado de atenção constante.

A média de altura para a raça é de 65 centímetros; enquanto o peso médio é de aproximadamente 40 quilos.

Pastor Alemão: Temperamento

Estes cães são considerados bastante protetores e atenciosos com seus donos. Apresentam uma tendência natural à obediência. Precisam ser criados de uma forma que possibilite grande gasto de energia, através de exercícios, caminhadas ou ar live e, se possível, quintais amplos. A raça é naturalmente muito enérgica.

O pastor alemão também possui uma natureza brincalhona que possibilita fácil socialização com outras pessoas. No entanto, caso apresente problemas de interação, recomenda-se procurar o auxílio de um profissional.

Pastor Alemão: Cuidados Básicos com a Raça

Tal como ocorre com muitas outras raças, o pastor alemão possui a forte tendência de perder muitos pêlos ao longo do ano. A troca de pelagem ocorre de forma completa 2 vezes ao ano. Nestes casos, escovar os pêlos com periodicidade pode facilitar a remoção de pêlos caídos que possam estar presos no emaranhado da pelagem ainda aderida.

Para que a escovação não seja um processo encarado como castigo pelo cão, especialistas recomendam que, independentemente da raça, os cães tenham os seus pêlos escovados desde filhotes.

O pastor alemão não é uma raça que demanda banhos periódicos, uma vez que costuma ser bastante limpo e praticamente sem odor. Banhos muito frequentes podem remover os óleos naturais dos pêlos. A recomendação é que estes cães tomem banho apenas quando necessário.

O ouvido é uma área que requer verificação semanal. Vermelhidão e mau-odor podem indicar presença de alguma infecção, requerendo visita ao veterinário. De modo geral, independentemente da ausência de banhos, os ouvidos devem ser higienizados uma vez por semana, com o uso de um algodão umedecido e um produto leve com pH balanceado.

A raça adora mastigar e utilizar os dentes com frequência. Sugere-se que o dono ofereça brinquedos para auxiliar na tarefa, os quais também podem, curiosamente, colaborar para a remoção do tártaro- especialmente nos molares posteriores. A escovação regular também não deve ser negligenciada, de modo a possibilitar saúde dos dentes e gengivas. Aconselha-se uso de uma escova macia e creme dental específico adquirido em pet shop.

Como toda raça, possui predisposição a certas doenças específicas. Neste caso, as doenças são displasia do quadril e do cotovelo.

Qual a Ração Mais Indicada Para Pastor Alemão?

Na escolha da ração é importante levar em consideração fatores como a idade e porte de físico. A ração ideal para o pastor alemão deve conter concentração satisfatória de nutrientes, minerais e proteínas para boa saúde dos ossos, dentes, pêlos e disposição física em geral. Também é possível encontrar rações específicas para adultos e filhotes.

No caso dos cães adultos, existem famosas rações presentes no mercado que cumprem com esta necessidade. Abaixo serão apresentadas 5 opções indicadas pela veterinária Adriana Fadul do site Amor aos Pets.

A ração para pastor alemão da Royal Canin, por exemplo, contém vitamina C, vitamina E e luteína. Em sua composição apresenta extrato de chá verde e marigold. Promete boa digestabilidade.

A ração Premier Fórmula fornece bons índices de ômega 3 e 6, assim como boa quantidade de proteínas.

A ração Guabi Natural também conta com ômega 3 e 6 e um quantitativo proteico ainda maior- no caso, formado por carnes frescas. Esta ração especificamente é a mais indicada de todas em termos de proteção do sistema cardiovascular.

A ração Biofresh possui fibras, prebióticos- excelentes para um boa saúde intestinal. Em termos de proteína, apresenta uma seleção de carnes frescas como frango e peixe. Possui na sua composição os sacarídeos condroitina e glucosamina (os quais participam da constituição da cartilagem). Apresenta uma vantagem em relação às demais rações mais indicadas para a raça: não possui transgênicos e nem antioxidantes sintéticos- contudo, o seu preço é mais elevado.

A última opção é a ração Golden Mega. A mesma conta coma presença de fibras e leve concentração de glucosamina, condroitina e ômega 3 e 6. É considerada uma das opções mais econômicas.

Depois de conhecer um pouco mais sobre a raça, e dicas de cuidados gerais; nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema escolhido, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

FADUL, A. Amor aos Pets. As 5 Melhores Rações Do Mercado Para Pastor Alemão. Disponível em: < https://amoraospets.com/melhor-racao-para-pastor-alemao/>;

Petz. Guia de Raças Pastor- Alemão. Disponível em: < https://www.petz.com.br/cachorro/racas/pastor-alemao/>;

Petlove. Tudo sobre o seu: Pastor Alemão. Disponível em: < https://www.petlove.com.br/pastor-alemao/r>.

Veja também

Ficha Técnica do Pica-Pau: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Os pica-paus são aves cuja nomeação deriva de uma prática comum: o ato de tamborilar, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *