Home / Animais / Quanto Tempo Demora Para Formar Uma Concha?

Quanto Tempo Demora Para Formar Uma Concha?

Os seres vivos que habitam o mar são muito interessantes e, ao mesmo tempo, bastante misteriosos. Dessa forma, é muito comum que as pessoas queiram saber um pouco mais sobre os animais que vivem tão perto, mas, ao mesmo tempo, tão longe. Esse é o caso dos moluscos, que habitam o interior das conchas e são protegidos por essa estrutura.

Assim, os moluscos podem viver por centenas de anos quando protegidos por conchas realmente fortes o bastante para suportar o impacto de tantos choques com predadores. Porém, o que muitos não sabem é como se forma uma concha ao redor de um molusco. Afinal, demora muito? E como se dá esse processo todo? Em quanto tempo as conchas já poderão formar pérolas?

Todas essas questões são relacionadas entre si e podem ser respondidas de forma simples, com algumas explicações a respeito do universo das conchas. Se você quer saber mais sobre a formação de uma concha, além de entender de qual material é feita a concha e como se dá a relação com o molusco, veja um pouco mais sobre isso adiante. Ademais, descubra como se forma uma pérola dentro dessa concha.

Como Se Forma Uma Concha

Os moluscos são animais aquáticos. Porém, eles são seres muito frágeis, que não seriam capazes de sobreviver muito tempo sem ajuda. Portanto, como uma forma de proteção, a seleção natural fez com que os moluscos desenvolvessem, ao longo do tempo, uma carapaça muito resistente.

As pessoas chamam essa parte do molusco de concha, que serve justamente para impedir a morte do animal pelos predadores. Vale lembrar que as conchas são formadas nos moluscos já quando os animais nascem, embora no primeiro momento o ser vivo tenha apenas uma estrutura temporária. Logo depois vem a concha definitiva, que serve para substituir a primeira. Essa concha definitiva é formada pelo manto, que secreta substâncias para gerar a camada de proteção.

Essa camada possui carbonato de cálcio, que atua como o principal componente – por ser capaz de oferecer resistência aos moluscos, o carbonato de cálcio é muito bom para proteger as conchas. O material ainda possui proteínas e fibras, que ajudam a manter a força da concha. Todos os nutrientes usados pelo molusco para a produção da concha são conseguidos no oceano, já que o animal absorve a água do mar e faz o trabalho de filtração.

Quanto Tempo Leva Para Formar Uma Concha?

Na verdade, ao longo de sua vida o molusco possui duas conchas. Há a primeira, que nasce logo depois que o animal ganha vida, e a segunda. A primeira concha de um molusco, como explicado, é gerada logo após o animal nascer, sendo gerada de maneira acelerada. Porém, conforme o animal cresce, é necessário se proteger ainda mais.

Nesse momento o molusco passa a gerar a sua concha definitiva, que costuma nascer cerca de 6 meses após o animal ser inicialmente gerado. Porém, vale lembrar que o tempo pode variar de acordo com cada tipo de molusco, já que existem milhares de espécies em todo o mundo.

Vale lembrar que os moluscos geram as conchas apenas com os nutrientes que absorvem do oceano, sem nenhum outro tipo de ajuda. Portanto, a cada vez que a concha se quebra em alguma parte, o que já é difícil de acontecer devida à sua alta resistência, o molusco pode formar outra chamada com os nutrientes que possui no manto. A produção pode ser lenta e demorada, mas com o tempo será possível encontrar uma bela concha junto ao molusco.

Como Se Forma Uma Pérola

O processo de formação das pérolas possui relação com as conchas e, portanto, também com os moluscos. Dessa maneira, uma pérola é formada a partir do momento em que um grão de areia entra na concha. Como a concha não permite a entrada de visitantes, ainda que sejam pequenos, a estrutura joga nácar sobre o grão de areia como forma de se proteger.

Com o tempo, contudo, o nácar vai se enrolando ao redor do grão de areia, de forma a envolver todo o material. Depois de um período que pode variar entre 5 e 7 anos, tem-se uma nova e bela concha, que pode ser usada para a produção de joias em larga escala. No passado, como a produção de pérolas ainda não era algo dominado pela humanidade, ter uma joia com o material era muito mais complicado.

Pérolas

Todavia, com o tempo foi sendo possível aprender melhor como se dá o processo de produção das pérolas nas conchas, com o homem se mostrando capaz de reproduzir isso em um ambiente controlado. Atualmente, a produção de pérolas é muito mais veloz nas fazendas especializadas no tema do que no mar, onde não são dados os estímulos necessários para encurtar o tempo de produção.

As Fazendas de Pérolas

As fazendas de pérolas são muito comuns em todo o mundo, mas existem de forma ainda mais intensa na Ásia. De maneira ainda mais específica, a China é a grande produtora mundial de pérolas, com processos modernos e muito bem desenvolvidos. Essas fazendas, em todo o planeta, são responsáveis por gerar cerca de 90% das pérolas que se tem no mundo.

Isso quer dizer que, caso a humanidade não dominasse a técnica de produção das pérolas, haveria uma oferta 90% menor desse item no planeta. O número é muito relevante, pois mostra como as fazendas de pérolas podem ser importantes. Ademais, vale lembrar que existem fazendas de água salgada e aquelas que fazem uso da água doce para formar as pérolas dentro das conchas.

O mais interessante é que, depois de colocar uma estrutura dentro das conchas para estimular a produção de nácar e, por fim, a produção de pérolas, as conchas são colocadas em cestos e levadas ao fundo da água. Dessa maneira, tem-se uma bela fazenda de pérolas, com uma ao lado da outra. Calcula-se que, quando produzidas em fazendas, as pérolas podem levar cerca de 50% a 60% menos tempo para nascer – isso, é claro, em comparação ao tempo que leva para formar uma pérola no fundo do mar.

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *