Home / Animais / Quantas Vezes por Dia o Cão Defeca? Qual é o Normal?

Quantas Vezes por Dia o Cão Defeca? Qual é o Normal?

Não há dúvidas de que os cães são os animais mais populares. Presentes na vida dos humanos em todas as regiões do mundo, dentro de casa, fazendo parte de famílias e agregando na vida de seus donos. Inteligentes, astuciosos, sempre com algo que cativa o afeto e a atenção. Se você tem um em sua casa e deseja saber mais sobre a saúde dele vamos entender agora sobre as necessidades fisiológicas dos cães.

Saúde do Cachorro

Donos responsáveis devem ficar sempre atentos a saúde do seu amigo. Cães não podem falar, não se comunicam com nós com tanta facilidade, portanto devemos sempre estar atentos aos seus comportamentos e aspectos que podem nos informar sobre o estado emocional e físico da saúde deles. Para isso é necessário conhece-los e pesquisar sempre mais sobre sua saúde e comportamento.

Há muitos aspectos que nos ajudam a entender melhor sobre a saúde dos cães. Considerando que não falamos a língua deles, podemos analisar pequenos detalhes do dia-a-dia, que podem fazer toda diferença. As fezes dos cães são uma das coisas  principais, que denunciam se o cão está bem ou se não está.

Analisando as Fezes dos Cães

Para analisar as fezes, primeiramente, é preciso que o seu cão saiba exatamente que ele tem lugar certo para urinar e defecar. A partir daí, você consegue analisar melhor. Pois, se seu cão faz suas necessidades em lugares diferentes, ele pode fazer em algum lugar que você não vê, portanto não é possível analisar.

Com um local fixo, a possibilidade de checar por um período, é mais fácil. Para essa checagem, é necessário que você saiba como é o aspecto normal e saudável das fezes do seu cão.

Fezes do Cachorro
Fezes do Cachorro

As fezes normais devem ter um tom marrom, devem ser secas, consistentes, e sem corpos estranhos. Anomalias que não sejam frequentes podem ser relevadas. Um dia ou outro ele pode defecar com uma textura mais mole, isso quer dizer que, naquele dia, o sistema digestivo não funcionou muito bem. Isso não é alarmante, porém se continuar por vários dias, pode significar algo mais grave.

Quantidade de Vezes que o Cão Defeca por Dia

A quantidade de vezes que seu cão defeca por dia deve acompanhar a alimentação dele. Cerca de 30 minutos depois de se alimentar ele deve defecar. Se ele come 3 ou 4 vezes por dia, essa é a quantidade de vezes que ele deve defecar.

Fique atento a essa quantidade, pois se ele estiver comendo mais do que estiver defecando, pode significar prisão de ventre ou problemas intestinais. Se estiver comendo pouco e defecando muito, pode está com disenteria e problemas gástricos.  Remédios humanos para estômago, também são utilizados para a normalização da flora intestinal do animal, porém, sempre é necessário acompanhamento de um profissional veterinário.

A quantidade pode também ser um problema de alimentação. Talvez não seja um problema de saúde. Por exemplo, se seu cachorro é muito afobado para comer, ele vai ter problema de digestão. Não porque o organismo não está funcionando, mas porque ele está comendo muito rápido. Para corrigir isso, diminua as porções de ração e dê a ele com mais frequência, ou seja, ao invés de dar uma porção grande você pode dar três porções pequenas, em diferentes horários. Isso fará com que ele coma com mais calma, e que seu sistema digestivo seja regulado.

Fique atento seu cachorro também às refeições do seu cachorro. Caso você coloque comida, e ele pule algumas refeições, há algo errado também. Ele pode não gostar da ração, e se for isso, ela precisa ser trocada, ou isso pode ser falta de apetite, e a falta de apetite é um dos principais sintomas que denunciam doenças mais graves. Por isso atente-se e sempre analise o quanto ele está comendo.

Cores e Aspectos das Fezes: O que Pode ser

  • Fezes pretas ou muito escuras: quando as fezes estão mais escuras do que o marrom normal, ou pretas, pode significar uma gastrite ou úlcera no estômago do animal, isso porque lá dentro do estômago pode ter sangue, e isso pode modificar a coloração para um tom mais escuro.
  • Fezes amareladas: Quando as fezes estão amareladas ou soltam uma substância amarela pode significar algum tipo de problema. Pode ser intolerância algum alimento, alguma substância da ração, alergias, ou mau funcionamento do intestino.

  • Fezes brancas: Cor branca significa que algo ele está comendo algo que não deve. Pode ser a ingestão de muito cálcio, muito comum em cachorros que roem ossos, ou pode ser a ingestão de alimentos não comestíveis. Em casos de estresse ou depressão, é comum que os cachorros se alimentem de coisas que não são da sua dieta normal. Pode estar também sentindo falta de algum nutriente, seu organismo entende que deve procurar esse nutriente em coisas que não são normais. Isso altera a coloração de suas fezes.
  • Fezes verdes: A presença de parasitas, vermes ou bactérias, pode tornar a coloração das fezes dos cães esverdeada. Além disso a ingestão em excesso de verduras como grama capim pode mudar a coloração das fezes. Isso pode parecer normal, mas não é. A ingestão demasiada não é comum considerando que os cães são carnívoros. Ou seja, isso precisa de atenção.

Cuidados Essenciais

Cachorro no Veterinário
Cachorro no Veterinário

Para certificar-se de que seu cão está sempre saudável, faça acompanhamento periódico com veterinário. Isso pode prevenir doenças e problemas urgentes. Apesar de ser um custo, o acompanhamento periódico pode sair mais barato do que as urgências.

Nunca medique o seu cão em casa, mesmo entendendo seu problema, analisando sua rotina e seu comportamento, o medicamento indevido, para o cão, é muito perigoso. Se para humanos já é, imagine para esses animais que não tem a mesma resistência que os humanos. Mesmo que alguns remédios humanos façam efeito em animais é necessário saber exatamente do que se trata para não causar um acidente.

Mantenha alguns cuidados como vacinação e castração. São coisas simples que podem fazer toda diferença na saúde do seu cão. Por mais que você leia, entenda, acompanhe e conheça o seu cão conte sempre com ajuda de um profissional.

Veja também

Jumento Pêga: Características, Nome Cientifico e Fotos

O Brasil possui muitos itens que pertencem exclusivamente ao país, tais como flores e outros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *