Home / Animais / Quando o Cachorro Uiva É Sinal do Que?

Quando o Cachorro Uiva É Sinal do Que?

A crença de que os cães estão em sintonia com o sobrenatural já existe há muito tempo e acredita-se neste mito em muitas culturas. Uma das superstições mais comuns é que um cão uivante é um presságio de morte ou infortúnio extremo. É impossível rastrear esse conceito de volta a uma única fonte, mas aqui estão algumas dos prováveis motivos pelos quais um cão uiva.

Quando o Cachorro Uiva É Sinal do Que?

  • Ansiedade

Alguns cães não gostam de viver sozinhos e uivam quando deixados sozinhos. A razão do seu uivo é a solidão por um longo período de tempo. No momento em que vê seu dono, ele se apressa para obter alguma apreciação de seu dono. O uivo também será acompanhado por outros sintomas de ansiedade, como eliminação, estimulação, depressão , baba ou destruição.  Então, se você sair para o trabalho e deixar seu cachorro sozinho em casa, há chances de ele sentir sua falta e começar a uivar.

  • Carência de Atenção

Não devemos esquecer que o uivo é um meio de comunicação entre lobos ou cães.  Você não entende a linguagem de um cachorro, nem ele entende a linguagem humana?  Seu cão pode estar pedindo sua atenção.  Você não deve responder a esse tipo de uivo em busca de atenção, pois pode se tornar um hábito.  Dobre as mãos e vá embora até que ele fique quieto.  Isso promoverá seu comportamento silencioso e tornará uma regra não aderir à sua demanda quando ele estiver uivando.

  • Herança dos Antepassados

Como os gatos parecem mini-tigres, da mesma maneira, os cães são vistos como mini lobos domésticos.  Na natureza, os lobos são observados uivando em uma noite de lua cheia.  Os cães são considerados animais de caça, assim como os lobos. Os lobos estão envolvidos em uivar principalmente para informar outros animais sobre seu território ou chamando de volta um membro perdido da manada.

  • Mal Estar Físico

Às vezes, os cães uivam quando estão feridos ou doentes. Se o seu cão começar a uivar mais do que o normal, leve-o a um veterinário para descartar doenças e lesões antes de fazer qualquer outra coisa.

  • Gatilhos

O cão pode uivar também em resposta a algum tipo de gatilho, como outro cão uivando ou uma sirene próxima, ele provavelmente parará quando o som parar. Esse tipo de uivo geralmente não é excessivo – a menos que, é claro, os gatilhos ocorram com frequência. Se o fizerem, você pode usar dessensibilização e contra-condicionamento para ajudar seu cão a aprender a ficar quieto.

O Que São Dessensibilização e Contra Condicionamento

Quando o problema está enraizado na maneira como um cão se sente sobre uma coisa em particular, às vezes não basta ensinar-lhe um comportamento diferente – como buscar um brinquedo em vez de uivar, por exemplo. Em vez disso, é mais eficaz mudar sua motivação e sentimentos, que são as razões subjacentes ao problema de comportamento em primeiro lugar.

Husky Siberiano Uivando na Neve

Dessensibilização sistemática e contra- condicionamento são dois tratamentos comuns para medos, ansiedade, fobias e agressões – basicamente qualquer problema de comportamento que envolva excitação ou emoções. Geralmente, é mais eficaz usar esses dois procedimentos juntos ao tentar resolver problemas de comportamento animal .

Mitos Sobre o Uivo dos Cães

A lenda nórdica liga essa crença a Freyja, a deusa da magia, amor, fertilidade, guerra e morte. A história é assim – quando Freyja está fazendo o papel da deusa da morte, ela monta sua carruagem no topo de uma tempestade. Esta carruagem fantasiosa é puxada por dois gatos enormes. E como os felinos são considerados inimigos aceitos pelos caninos, a crença é que, quando os cães sentem a aproximação de Freyja, eles começam a uivar para a deusa e seus mágicos gatos enormes.

Outra superstição sobre cães uivantes e a morte remonta ao Egito antigo. Acredita-se que o deus que cuidava dos mortos se chamava Anúbis. Segundo a religião egípcia antiga, esse deus também estava associado à mumificação e à vida após a morte. Um de seus papéis mais importantes era servir como protetor dos mortos e seus túmulos. Porque Anúbis tinha a cabeça de um chacal, quando os cães uivam, é lógico que eles estão chamando almas para Anúbis. Outras superstições incluem: um uivo de cachorro significa que o deus do vento convocou a morte e os espíritos dos mortos estão sendo libertados; um cachorro uivando em uma noite silenciosa é o primeiro aviso de eventos sobrenaturais; quando você ouve um cachorro uivando, isso significa má sorte para você ou para alguém que você ama que fica doente ou pior; um cachorro uivando do lado de fora da casa de uma pessoa doente significa que a pessoa vai morrer – especialmente se o cachorro foi mandado embora e volta a uivar novamente.

O Que A Ciência Sabe Sobre o Uivo

Nosso conhecimento de por que os caninos selvagens uivam é muito limitado, porque é quase impossível estudar uivos na natureza, e estudar uivos entre canídeos em cativeiro é infrutífero, pois os animais simplesmente não experimentam as mesmas razões para uivar que seus primos selvagens.  Não há muita pesquisa focada em uivar em cães. Mais foram realizados em torno de aspectos mais difundidos, como latidos, linguagem corporal e interação homem-cão.

Navegando pela Internet  é fácil encontrar imagens de cães uivando junto com as pessoas enquanto elas cantam ou tocam um instrumento. Filhotes de cachorro uivando com bebês chorando estão espalhados por toda a rede. Por que os cães uivam junto com seus companheiros humanos?  Certamente podemos especular que cães altamente sociais procuram imitar o comportamento de grupo de seus humanos, como uma maneira de identificação e aceitação.

O Uivo Como Comunicação

Os pesquisadores sabem que lobos e coiotes podem uivar para anunciar seu território e dissuadir os concorrentes, se conectar com membros da matilha que se separaram e atrair parceiros. Ao contrário das espécies selvagens, os cães domésticos tendem a latir – em vez de uivar – para alertar e proteger bandos e pessoas.

O Rosto de Um Labrador Uivando

Explicar a propensão dos cães a uivar junto com as sirenes tem deixado os pesquisadores perplexos há anos. As sirenes são o estímulo número um para uivar, mesmo antes do uivo de outros cães. Por quê? Os cientistas ainda não descobriram. Mas uma coisa que os pesquisadores sabem é que não há evidências de que cães e lobos uivem para a lua. Esse é um mito propagado por pessoas que perceberam o uivo durante a lua cheia, embora tenha ocorrido durante todo o mês.

Veja também

Macaco-Uivador ou Barbado: Características, Habitat e Fotos

O macaco-uivador é tido como o animal mais barulhento do mundo, visto que o seu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *