Home / Animais / Por Que Cachorro Tem Espasmos Quando Dorme?

Por Que Cachorro Tem Espasmos Quando Dorme?

Os espasmos em cachorros é algo bastante comum: por vezes os seus amigos de quatro patas tendem a tremer enquanto eles estão acordados, outras vezes o cão tremia enquanto dorme. De qualquer forma, sempre existe uma causa por trás do possível tremor ou espasmo do nosso amigo de quatro patas que pode ser mais ou menos preocupante e arriscada para o seu bem-estar e sua saúde.

Depois de lidar com as possíveis causas de tremores em cachorro durante o dia, neste artigo, entenderemos quais são as razões pelas quais alguns cães tendem a tremer durante o sono, investigando também os possíveis riscos dessa característica e tentando entender quando você precisa se preocupar.

Por Que Cachorro Tem Espasmo Enquanto Dorme?

Seja durante a noite ou durante um cochilo à tarde, não é tão incomum observar um cachorro que treme tremendamente enquanto dorme: geralmente não é nada para se preocupar, mas certamente é o caso de avaliar esse sinal em uma visão mais global da situação.

Tremer não é o único comportamento aparentemente estranho do cachorro durante o sono: é fácil ver o cachorro mexendo as pernas enquanto dorme, ou vê-lo mexer os olhos e os ouvidos provavelmente por causa dos sonhos. Se o espasmo do cachorro adormecido ocorre nesses termos, ele é um animal saudável, não há com que se preocupar.

Mas também existem situações em que existe uma causa muito específica dos espasmos, que pode causar doenças e problemas de saúde para o cão: este é o caso de Fido que sente espasmos durante o sono porque dorme muito perto de uma janela no inverno. Nesse caso, é possível que o cão esteja tremendo devido ao frio.

Existem algumas raças de cães como o Pinscher, nas quais o tremor de um espasmo, mesmo quando acordado, é uma característica absolutamente normal. Mas se o cachorro ter espasmos enquanto dorme e ao mesmo tempo perder o apetite e parecer triste e abatido, pode haver dor ou febre por trás da situação: a melhor coisa é verificar cuidadosamente o corpo do cachorro e medir a febre do filhote.

Infelizmente, também pode haver outras causas muito graves ou patologias perigosas por trás do espasmo dos cachorros: se o cão não estiver consciente, perde urina, baba e tremer, você estaria diante de uma convulsão perigosa.

Ainda assim, em outros casos, o cão tem espasmos tanto durante o sono quanto quando acordado e apresenta espasmos musculares frequentes: esses sintomas podem indicar intoxicação.

O Que Fazer Se O Cachorro Tiver Espasmo Quando Dorme?

A primeira coisa que você precisa saber é que não é aconselhável acordar o cachorro que tem espasmos durante o sono porque está sonhando: no entanto, é bom acariciá-lo e tranquilizá-lo ao acordar, se você acordar um pouco confuso e desconfortável.

Caso outros sintomas, como os listados acima, sejam adicionados ao espasmo, incluindo espasmos musculares ou vazamento de urina, é recomendável levar o cão ao veterinário o mais rápido possível: a situação pode ser perigosa, especialmente se for um filhote de cachorro ou um cachorro idoso.

Se você acha que o cachorro está tremendo devido ao frio, você pode movê-lo para um local mais quente ou cobri-lo com um cobertor.

Cachorro Dormindo Tranquilo
Cachorro Dormindo Tranquilo

Como Os Cães Dormem?

Os cães, assim como os humanos, passam por diferentes estágios do sono ou pelo seguinte:

Sono com ondas lentas: é a fase que corresponde ao sono leve, durante o qual o corpo relaxa e a atividade cerebral diminui. É a fase que dura mais tempo e durante a qual a respiração se torna mais lenta e o coração bate mais devagar.

Sono paradoxal: é a fase do sono mais profundo, da qual a famosa fase R.E.M ( Movimento Rápido dos Olhos ) faz parte. Ao contrário do que acontece na fase anterior, a atividade cerebral aumenta consideravelmente, na medida em que é maior do que quando o animal está acordado.

Além disso, a fase R.E.M é muito curta e dura apenas alguns minutos; portanto, durante o sono por ondas lentas, existem diferentes fases REM. Nestes momentos, o cão respira rápida e irregularmente.

Precisamente esse mecanismo serve para entender por que o cachorro tem espasmos enquanto dorme, como explicaremos em detalhes no próximo parágrafo. Também gostaríamos de lembrá-lo de que é normal um filhote de cachorro ou um cachorro mais velho dormir muito mais do que um cão adulto e, portanto, é normal que esses animais tremam mais durante o sono.

Respeite as horas de sono do cão, pois são fundamentais para o seu crescimento, desenvolvimento e saúde, pois afetam seu bem-estar, aprendizado e sistema imunológico.

Os Cachorros Sonham?

Como não podemos perguntar exatamente aos nossos cães se eles podem sonhar e, em caso afirmativo, com o que eles sonham, a ciência criou maneiras interessantes de determinar se cães e outros animais sonham.

Um estudo de 2001 descobriu que ratos de laboratório treinados para correr em um labirinto exibiram atividade cerebral semelhante durante o sono rápido dos olhos (REM) do que quando estavam realmente no labirinto, levando os pesquisadores a concluir que ratos sonhavam com o labirinto em que corriam antes.

Seus dados eram tão específicos, de fato, que eles podiam determinar onde, no labirinto, o rato estava sonhando, apenas olhando para a assinatura única da atividade cerebral do rato. Como os ratos são menos complexos que os cães, parece seguro concluir que nossos cães também sonham.

Não podemos saber exatamente com o que os cães sonham, já que os cientistas não os estudaram tão de perto quanto estudaram os ratos, mas os pesquisadores observaram que certas raças de cães tendem a executar comportamentos específicos da raça durante o sono. Por exemplo, Pointer e Springer Spaniel Inglês apresentam comportamento de descarga durante o sono REM.

Devo Acordar Meu Cachorro De Um Pesadelo?

Cachorro Dormindo Com a Dona
Cachorro Dormindo Com a Dona

Sonhar com uma atividade agradável, como perseguir uma bola ou caçar, é uma coisa, mas e aqueles momentos em que seu cão parece angustiado durante o sono? Esses choramingos, uivos minúsculos e latidos puxam nossas cordas do coração, e muitos donos são tentados a acordar seus cães da maneira que faria com um pesadelo em uma criança.

Esta pode não ser a melhor ideia. Perturbar um cão durante o sono REM, que é o ciclo do sono em que ocorre a maioria dos sonhos, pode resultar em sérias conseqüências.

Se você já acordou no meio de um pesadelo, sabe que pode levar alguns segundos para o seu cérebro perceber que está acordado e que o monstro não está respirando no seu pescoço. Como nós, os cães também tomam um momento para se ajustar, mas, ao contrário de nós, quando um cão é despertado no meio de um pesadelo, pode levar a uma mordida não intencional. Isso é perigoso para todos os membros da sua família, portanto, explique a todas as crianças ou convidados que acordar um cachorro sonhador não é seguro.

Se nada mais, interromper o sono do seu cão pode deixá-lo sonolento, o que pode ser um problema para os cães que trabalham ou para os que estão envolvidos em exibições e esportes.

A melhor coisa que você pode fazer por um cão que está passando por um pesadelo é estar lá para confortá-lo quando ele acordar.

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *