Home / Animais / Lobo Vermelho e Lobo do Ártico

Lobo Vermelho e Lobo do Ártico

Lobos são animais considerados magníficos para a maioria das pessoas. Eles nos recordam muito os cães, que temos o costume de domesticar aqui no Ocidente. Esse fato faz com que a gente tenha um apreço ainda maior com os lobos.

Existem diversas espécies de lobos ao redor do mundo, mais especificamente no hemisfério Norte, onde encontramos uma zona climática mais fria, lugar ideal para lobos viverem. Cada espécie tem características parecidas e compartilhadas de seus ancestrais, porém elas também possuem suas próprias características que os fazem únicos.

Duas espécies de lobos que são bem diferentes, mas ao mesmo tempo possuem muitas semelhanças, é o lobo ártico e o lobo vermelho. Suas aparências são a maior prova de suas diferenças, mas isso vai bem mais fundo, incluindo mudanças bruscas de comportamento e habitat. Vamos falar nesse post um pouco mais sobre essas duas espécies de lobos e suas principais diferenças.

Características Gerais do Lobo Vermelho

O lobo vermelho é um lobo que está em perigo sério de extinção. De acordo com a IUCN, só existem 250 exemplares desse lobo sobrando, no qual 200 são mantidos em cativeiros para uma tentativa de manter a espécie. Por muito tempo era comum encontrar esses lobos mortos na beira da estrada, mostrando o quão em risco eles estavam e estão agora.

A aparência do lobo vermelho se assemelha tanto com a do lobo cinzento quanto ao coiote, que é uma teoria de que ele é uma mistura de ambas essas espécies. Seu tamanho raramente passa de 1,60 metros de altura, incluindo a cauda. O peso fica em torno de mais ou menos 30 quilogramas, mostrando então ser uma das espécies menores de todos os lobos.

O seu pelo é o que deu origem ao seu nome. Possui uma pelagem avermelhada, que pode puxar mais pro vermelho ou mais para um ruivo. Algumas pessoas costumam até confundi-los com o lobo guará, que é encontrado aqui no Brasil, devido a aparência ser levemente igual quanto aos pelos e tamanho.

Nicho Ecológico e Habitat do Lobo Vermelho

O nicho ecológico de um animal é sua “profissão”, seus hábitos, seus hobbies, tudo que envolve seu dia a dia. Enquanto que o habitat, como o próprio nome já dá para entender, é onde aquele animal ou planta moram, seu endereço.

Os lobos vermelhos são encontrados na América do Norte, mais especificamente nos Estados Unidos. E apesar da maioria dos lobos gostarem de climas mais frios, esse lobo só fica na parte sul do país, onde o clima costuma ser bem quente. Como já dissemos, eles estão em risco sério de extinção.

Lobo Vermelho em Seu Habitat
Lobo Vermelho em Seu Habitat

Existem vários motivos para isso estar acontecendo, mas os principais são a caça e a destruição de seu habitat natural. Algumas organizações ambientais já estão com planos em prática para fazer com que essa espécie mantenha-se viva por muito mais tempo, mesmo com todos os contratempos. Junto também com medidas governamentais para evitar a caça.

Por não terem um tamanho muito grande, eles acabam se alimentando de animais de pequeno porte, como coelhos, aves, guaxinins e alguns outros. Eles são animais monogâmicos, e ficam com seu parceiro até a morte. Ao terem filhotes, começam a montar seu próprio bando que é formado por familiares e são bem sociais.

Entre janeiro e abril começa o período reprodutivo. Eles já alcançam sua maturidade sexual aos 2 anos, podendo ser até menos que isso.

Características Gerais do Lobo do Ártico

Assim como o lobo vermelho, o do ártico também é uma subespécie do lobo cinzento. Esse animal também é chamado de lobo branco ou lobo polar, devido tanto a suas características físicas, quanto a seu habitat.

Seu tamanho não costuma passar de 1,50 metros de comprimento e o peso fica em torno de 45 a 50 quilogramas, sendo os machos sempre um pouco maiores que as fêmeas. O que chama muito a atenção para esse animal é sua pelagem, que é bem branquinha e consegue fazer com que ele se camufle na neve.

Uma mudança significativa ao longo do tempo foi em relação ao tamanho de seu crânio, que diminuiu drasticamente devido ao cruzamento do lobo ártico com cães domesticados. Suas patas são bem longas, o que ajuda a caminhar com mais agilidade, mesmo em camadas espessas de neve.

Quando precisam se locomover em busca de alimento, o fazem, sem qualquer problema devido a sua capacidade única de resistência. Sua velocidade média é de 10 km/h, mas quando estão caçando pode chegar em até 65 km/h!

Nicho Ecológico e Habitat do Lobo do Ártico

Como o próprio nome já diz, o lobo do ártico é encontrado na região do Ártico no Canadá. Lá, é um lugar ideal para viver, e por não haver muitos humanos, a caça é bem menor, mantendo então um equilíbrio na quantidade de lobos. O motivo de estar tendo uma certa instabilidade nos números desses animais é sua competição intraespecífica. Ou seja, quando lobos da mesma espécie lutam entre si. O motivo mais comum é por serem animais extremamente territoriais.

Existem pesquisas que apontam que há mais ou menos 2 milhões de anos esses lobos também viveram na América do Norte, entretanto, não perdurou por muito tempo. Apesar de terem sofrido um pouco, não apresentam nenhuma ameaça quanto a sua extinção.

Eles se alimentam de animais de pequeno porte como aves e alguns mamíferos pequenos. Isso é por causa de não ser um animal muito grande. Um fato interessante é que eles conseguem ficar até 4 dias sem comer, mas quando comem, não desperdiçam nada, se alimentando até dos ossos dos animais. Quando estão em um bom número, partem para caças maiores como veados.

 
Esperamos que tenham gostado do nosso post. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou ou alguma dúvida que você ainda tenha. Leia também nossos outros posts desse maravilhoso mundo da biologia.

Veja também

Pomada Antibiótica Para Picada de Carrapato. Qual a Melhor?

Mordida de carrapato? Se um dia acontecer, não adianta correr imediatamente para a sala de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *