Home / Animais / Qual O Nome Da Raça Do Cachorro Da Neve?

Qual O Nome Da Raça Do Cachorro Da Neve?

É muito provável que você já tenha visto em filmes ou até em desenhos animados aqueles cachorros de pelagem branca puxando trenós, ou simplesmente vivendo em meio à neve, não é mesmo? Mas, você sabia que não existe não a penas uma, mas várias raças de cachorros que vivem nesses lugares de clima extremamente frios? Pois é. Vamos conhecer, então, as diferentes raças desses animais que vivem exclusivamente na neve?

A seguir, vamos falar de cada uma das principais raças de cachorro que podem ser encontradas em ambientes onde se tenha neve.

Husky Siberiano

Esta raça aqui teve origem a cerca de 2 mil anos atrás, e sua função na antiga Sibéria (local de onde surgiu) era o de puxar trenós, um meio de transporte bastante usado pelos esquimós da região. Certamente, esse tipo de atividade possibilitou duas coisas ao husky: uma grande resistência ao frio, além de uma baita força física.

A fama possibilitou que fossem levados ao Alasca no início do século XX, de onde foram levados para outros países, e se popularizaram definitivamente. Dentre as suas grandes habilidades, está o fato de serem ótimo em situações de regaste na neve, especialmente após nevascas e tempestades bem fortes.

Essa raça também se tornou muito comum nos garimpos de ouro e em competições, onde o destaque eram a sua força e destreza. Fisicamente, parece-se bastante com os lobos, outro tipo de animal perfeitamente adaptado a viver em ambientes extremos de grande frio, com neve e tudo.

https://www.youtube.com/watch?v=fKlrW93x3Fo

Malamute

Outra raça extremamente adaptada ao ambiente de neve, o malamute pode ser considerado um “parente próximo” do husky, e o mais certo é que sua origem tenha sido na região do Ártico. E, assim como o husky, ele foi treinado durante muito tempo para servir de cão de resgate, além de ser bastante útil também na tração de trenós.

Sua pelagem, mesmo não sendo muito longa, é densa e rústica, possuindo, inclusive, uma segunda camada de pelo, que é oleosa, e que o ajuda ainda mais a se manter firme e forte diante de um frio extremo. Contudo, mesmo sendo tão resistente, o malamute não é ideal para viagens muito longas, pois acabam sendo bem lentos.

Malamute
Malamute

Trata-se de uma raça dócil e bastante inteligente, mas que pode ficar agressivo na presença de animais que sejam estranhos. Não se sabe exatamente qual a sua origem, porém, sabe-se que essa raça evoluiu na regiões do Ártico, e que foi descoberta vivendo entre os nativos inuit, habitantes da costa noroeste do Alasca.

Elkhound Norueguês

De origem norueguesa, como o próprio nome sugere, essa raça de cachorro é bastante usada em atividades de caça. Além disso,  também foi criado como cão pastor em algumas regiões da Noruega, e que por isso possui instintos bem fortes e aguçados.

Inclusive, o próprio nome dele vem de sua habilidade para a caça (“elk hound”, ou simplesmente “cão de cervo”, visto que ele era treinado justamente para caçar cervos nas regiões mais frias e remotas do seu país de origem).

Elkhound Norueguês
Elkhound Norueguês

Samoieda

Também chamado de “cão sorridente”, essa raça de cachorro das neves possui uma espessa pelagem branca. É tão espessa que, inclusive, o animal se parece com um bicho de pelúcia, e, por conta de sua beleza e resistência a temperaturas extremas, é um dos mais conhecidos e caros cães da neve do mundo.

E não é à toa que essa raça tenha tanta resistência ao frio, pois ela é originária da Sibéria, no extremo norte da Rússia, onde as temperaturas são as mais baixas possíveis. A resistência física também é excelente, pois, assim como os demais citados neste texto, o samoieda também era usado na condução de trenós.

Samoieda
Samoieda

São, em geral, animais difíceis de serem treinados devido ao seu temperamento, porém, relaciona-se bem com crianças e adultos, além de cães e animais do outras raças e espécies.

Terra-Nova

O terra-nova é uma raça proveniente do Canadá, mais precisamente da ilha de Newfoundland. Acredita-se que os seus antepassados eram os cães indígenas e os grandes cães ursos pretos,m que teriam cruzado com outras raças vindas da Europa, dando origem ao terra-nova.

Na Europa, inclusive, essa raça ganhou tanta popularidade que trabalhadores da ilha de Newfoundlan foram proibidos de usarem esse animal para trabalhos forçados. Com o passar do tempo o terra-nova foi reconhecido pelo American Kennel Club em 1886, e o United Kennel Club fez o seu registro em 1912.

Terra-Nova
Terra-Nova

Raça de grande porte, o terra-nova pode chegar a mais de 70 cm de altura, e a pesar quase 70 kg. Inclusive, devido ao fato do seu pelo ser bem comprido, ele se dá bem em frios extremos, podendo até mesmo entrar em uma água gela de um rio se for preciso.

Cão da Groenlândia

Cão da Groenlândia
Cão da Groenlândia

Como o próprio nome já indica, essa raça é originária da Groenlândia, sendo frequentemente usados para puxar trenós e para ser usado em expedições. Atualmente, há mais de 30 mil espécimes desse cão ao longo dessa região. Inclusive, durante o inverno, ele é o principal meio de transporte no lugar.

Por sinal, boa parte dos caçadores dessa região preferem trenós puxados por essa raça de cachorro, pois são mais confiáveis e resistentes do que muitos outros que vivem por lá. Destaque-se também que esse cão reage bem a altas temperaturas.

Possui um olfato bastante apurado, além de ser bem fiel às funções que lhe são dadas, precisando, no entanto, de um bom treinamento para ser usado em qualquer tipo de trabalho.

Chow-Chow

Chow-Chow
Chow-Chow

Originário da China, este cachorro também pode ser considerado um exímio cão das neves, já que ele é oriundo das partes mais geladas desse país. Trata-se de uma das raças de cães mais antigas do mundo. e em termos de comportamento, ele tem um temperamento bem forte e obstinado.

De corpo musculoso e compacto, o chow-chow era usado para guardar templos sagrados na China, também servindo aos seus tutores para atividades de caça. Aqui no ocidente, essa raça só veio a ganhar popularidade no século XX, e a partir da década de 60 passou a ser tratado como cão de companhia aqui no continente americano.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *