Home / Animais / Qual é a Menor e a Maior Formiga do Mundo? E a Mais Perigosa?

Qual é a Menor e a Maior Formiga do Mundo? E a Mais Perigosa?

As formigas na terra são os insetos mais numerosos. Eles ocupam 20% a 30% das criaturas vivas na terra. Existem muitas espécies delas, estima-se cerca de 12.000. Entre esses números existem indivíduos que alcançam dimensões consideráveis. Uma pessoa que não pensa sobre isso nem adivinha como elas são enormes para um inseto de sua espécie. Existem várias espécies desses insetos, mas qual delas é a maior formiga do mundo, a menor e a mais perigosa?

Qual a Maior E a Menor Formiga Do Mundo?

A comunidade desses representantes da vida selvagem é altamente organizada. A família inclui a colônia, que por sua vez é constituída por ovos, larvas, pupas e indivíduos adultos (machos e fêmeas). Entre eles estão indivíduos que são chamados trabalhadores. Estes incluem fêmeas estéreis, soldados e outros grupos de formigas.

O tamanho da família inclui dezenas de indivíduos para a colônia. Praticamente em cada um deles há machos e várias fêmeas (reis ou rainhas), capazes de se reproduzir. Todos os membros de uma família numerosa são trabalhadores e a vida das formigas parece até estar sujeita às estritas leis da comunidade.

Dependendo da espécie, as formigas medem de 2 mm a 3 cm. Mas em cada espécie há grupos de formigas de tamanhos diferentes. A menor formiga do mundo é do gênero carebara, e é tão pequenina que fica difícil vermos a olho nu. Ela mede 1 mm. Entre os maiores, está o dinoponera gigantea, a formiga gigante do Brasil. As rainhas atingem 31 mm, um trabalhador maior que 28 mm, trabalhador menor 21 mm e macho 18 mm.

Outra formiga considerada uma das maiores do mundo é a sul-americana paraponera clavata, conhecida  por alguns como formiga-bala porque sua picada é muito dolorosa. Seus trabalhadores medem 18 a 25 mm. Há também formigas gigantes no sudeste da Ásia, como camponotus gigas. Suas rainhas atingem 31 mm. Trabalhadores com cabeça grande têm até 28 mm de comprimento.

Tipos De Formigas Grandes

Espécie de Formiga Grande
Espécie de Formiga Grande

Algumas das maiores formigas vivem na África. Eles se referem ao gênero formicidae, subfamília dinoponera. Eles foram descobertos pela primeira vez na década de 1930. O comprimento dessa espécie de formiga é de 30 mm. Sua colônia se estende por vários quilômetros e tem milhões de insetos. Eles também pertencem às formigas mais perigosas do mundo. Mais tarde, outras grandes formigas, espécies do gênero camponotus, foram encontradas.

Formigas gigas: o comprimento do corpo da fêmea é de cerca de 31 mm, para os soldados é de 28 mm, 22 mm para indivíduos trabalhadores. Sua cor é preta, os pés são pintados em tons de amarelo, os tons de marrom e vermelho são característicos para as costas. Seu local de residência é a Ásia.

Formigas vago: uma espécie menor. O comprimento do corpo atinge 12 mm, na fêmea é cerca de 16 mm. São formigas nativas dos Urais na Rússia. Existe apenas uma rainha na família. Assim que a prole aparece, ela organiza o ninho de forma independente.

Formigas herculeanus: outra espécie de parentes formigas. Na rainha e soldados, o comprimento chega a 20 mm, a amostra de trabalhadores é de 15 mm e apenas 11 mm no sexo masculino. Elas escolhem seus habitats florestais localizados no norte da Ásia e na América, Europa e Sibéria.

As formigas buldogues: São formigas que vivem na Austrália. Os moradores locais deram a eles o nome buldogues. O comprimento de dua rainha é 4,5 cm, nos soldados atinge 4 cm, a sua forma é semelhante ao de um álamo. Esta formiga gigante tem mandíbulas muito grandes, quase meio centímetro à frente. Os braços da formiga são serrilhados, localizados na mandíbula.

Outra característica impressionante dessas formigas australianas é a força. São capazes de arrastar uma carga 50 vezes mais pesadas que elas. Elas superam obstáculos aquáticos e produzem ruídos altos, algo muito incomum entre formigas.

As Formigas Mais Perigosas Do Mundo

A paraponera: cuja dor durante uma picada é comparável àquela causada por um tiro, esse inseto minúsculo é capaz de deixar alguém imobilizado por quase vinte e quatro horas. O veneno disseminado no sangue também ataca o sistema nervoso e pode causar espasmos musculares.

Paraponera
Paraponera

O iridomyrmex: que comem animais tanto mortos quanto vivos, um verdadeiro terror. É melhor não tropeçar em seu ninho, esta formiga é muito territorial e ela não hesitará em atacar. Ao contrário de algumas espécies, não pica, mas pode apertar a carne com as mandíbulas para verificar se a presa está viva ou morta, uma sensação nada agradável multiplicada por milhares sobre você.

Iridomyrmex
Iridomyrmex

A formiga argentina: esta não tem escrúpulos. Se a linepithema humile estiver com fome, ela não hesitará em atacar os ninhos de outras espécies por comida e água. A formiga argentina chega a ser prejudicial ao ecossistema que invade, uma vez que come e destrói tudo.

Formiga siafu: imagine milhões de formigas destruindo tudo em seu caminho. As formigas africanas do gênero dorylus se movem em colônia e atacam tudo o que encontram. Sua única pausa é no momento da postura, onde, por alguns dias, as larvas podem crescer até que tenham tamanho suficiente para seguir o resto do grupo. Por outro lado, são carnívoros e atacam presas muito maiores do que eles, ratos e lagartos inclusive.

A formiga de fogo: quando alguém caminha em seu ninho, uma da espécie solenopsis invicta libera feromônios para indicar aos outros o perigo potencial e todos vão atrás do pobrezinho que teve a infelicidade de tropeçar em sua casa. Ao morder, a dor é semelhante à de uma queimadura de fósforo no dedo. A picada então dá lugar a uma pústula branca nojenta.

Formiga De Fogo
Formiga De Fogo

A formiga vermelha: Formiga cuja picada realmente rasga sua alma. Segundo um entomologista americano, na escala de Schmidt variando de 1 a 4, a picada da solenopsis saevissima corresponde a 3 em 4. Imediatamente, vermelhidão aparece na pele e uma secreção aquosa e pegajosa escapa da mordida.

A formiga buldogue: cuja visão superior permite que ele siga sua presa, com seus grandes olhos e suas longas mandíbulas, pyriformis myrmecia é particularmente bem equipada para atacá-lo em caso de intrusão em seu local de residência. Uma única mordida deles e você arrisca a morte (se você é alérgico a ela e ninguém intervém, no entanto).

Formigas pseudomyrmex: dizem que essas formigas atacam sistematicamente qualquer espécie estrangeira que venha a pousar nas arvores que colonizam. Então, elas não vão hesitar em picar você.

Formigas Pseudomyrmex
Formigas Pseudomyrmex

Formiga myrmecia pilosula: É uma dos mais perigosas formigas para os seres humanos, uma vez que é muitas vezes alérgica. O veneno desta formiga é particularmente propício para causar alergias em humanos. Na Austrália, esta espécie provoca 90% de reações alérgicas às formigas, sendo estas últimas particularmente violentas.

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *