Home / Animais / Quais São os Predadores do Castor e Seus Inimigos Naturais?

Quais São os Predadores do Castor e Seus Inimigos Naturais?

A cadeia alimentar tem uma importância muito grande para o funcionamento da fauna de todo o planeta e não apenas da fauna local. Isso porque mesmo que muitas pessoas não saibam, ela é essencial para o controle de espécies e da quantidade de indivíduos que temos no mundo, evitando justamente um excesso de seres vivos.

Dessa forma, os predadores de um animal possuem justamente o papel de controlar a quantidade de animais existentes daquela espécie, assim como seus predadores também os fazem. Porém, o que acontece quando um animal deixa de ter um predador natural?

O castor é um animal que já teve predadores naturais, mas nos dias de hoje não possui e, por esse motivo, podemos dizer que um novo problema está surgindo com relação à população desse animal.

Portanto, neste artigo vamos aprender um pouco mais sobre os predadores naturais do castor, seus inimigos naturais e muito mais! Continue lendo para entender tudo sobre o assunto de uma maneira mais simples.

Antigos predadores

Como já dissemos, a cadeia alimentar possui uma importância extremamente grande quando falamos sobre o funcionamento da natureza e ordenamento dos seres vivos, e é exatamente por isso que muitas pessoas não entendem que todos os seres vivos possuem um ou mais predadores naturais.

No caso do castor, podemos dizer que seus principais predadores sempre foram diversas espécies de urso existentes em seu habitat, já que o urso possui um porte muito maior e segue hábitos alimentares principalmente carnívoros, que acabam fazendo com que ele siga animais como o castor.

Porém, como podemos perceber utilizamos o termo “foram diversas espécies de urso”, e isso é justamente porque nos dias de hoje os ursos não são mais predadores do castor.

Isso pode ser explicado porque os locais onde o castor habita não possuem mais ursos ao redor, principalmente porque eles acabaram entrando em extinção com o passar do tempo por diversos motivos e também por conta de questões relacionadas à evolução.

Dessa forma, é importante ter em mente que o urso realmente era um predador do castor, mas a realidade atual não é essa.

Portanto, vamos ver agora quais são os animais considerados predadores e inimigos naturais do castor nos dias de hoje para que dessa forma você consiga entender a cadeia alimentar de uma maneira mais geral.

Predadores Nos Dias Atuais

A evolução das espécies e muitos outros acontecimentos naturais acabam mudando a configuração da cadeia alimentar com o passar do tempo, e é exatamente por isso que sempre precisamos aprender um pouco mais sobre como está o nosso ecossistema no atual momento.

No caso dos castores, podemos dizer que nos dias atuais eles não possuem predadores. Exatamente! Como dissemos anteriormente, no habitat em que os castores vivem uns dos seus únicos predadores são os ursos, mas muitos deles acabaram instintos com o passar do tempo pelos mais diversos motivos.

Além disso, como também dissemos anteriormente, a cadeia alimentar é essencial para o controle de população, e é exatamente por isso que quando um predador desaparece da natureza a tendência é que a sua presa acabe se desenvolvendo em níveis descontrolados.

Com o passar do tempo, esse animal irá se desenvolver de maneira não natural e isso trará diversos desequilíbrios para todo o ecossistema do qual estamos falando.

Assim, vamos ler um pouco mais sobre a grande proliferação de castores existente nos dias de hoje na natureza, e como o governo de outros países está lidando com essa questão para que os castores não acabem gerando um grande desequilíbrio natural de espécies.

A Grande Proliferação De Castores

Na cadeia alimentar temos sempre a seguinte situação normal: o animal A se alimenta do animal B e é presa do animal C. Nesse caso, temos um controle de população, já que eles existirão de maneira equilibrada, isso porque enquanto um exemplar de presa morre, outro exemplar de predador também morre, já que ele também é presa de algum predador.

Porém, no caso do castor temos que esse animal se alimenta de uma presa mas não possui predador, e nesse caso temos um grande desequilíbrio na cadeia alimentar. Isso porque o castor (por não possuir predador) irá se alimentar em grande quantidade de sua presa, e com isso a tendência é que sua presa desapareça com o passar do tempo e, consequentemente, a presa dessa presa também irá existir em grande quantidade.

Tudo isso pode parecer um pouco confuso, mas quando paramos para analisar a situação conseguimos entender melhor o que acontece de uma maneira geral.

Assim, como o castor atualmente está passando por um processo de grande proliferação principalmente na Argentina, a tendência é que o governo tente criar um controle populacional para que a espécie não acabe se tornando uma praga.

Portanto, o governo quer desempenhar o papel que a própria natureza desempenharia para que o controle populacional do castor se mantenha constante.

Os Castores Argentinos

Castor Argentino
Castor Argentino

Como já dissemos, o problema de proliferação dos castores ocorre principalmente na Argentina, já que o urso praticamente não existe mais no país e, consequentemente, os castores não possuem predadores naturais.

Assim, o governo tomou uma decisão que visa desempenhar o papel que os predadores do castor desempenhariam: matar cerca de 100 mil castores para que eles deixem de existir em uma quantidade maior do que deveria e, consequentemente, também para evitar uma maior proliferação futura.

Tudo isso parece simples, mas a verdade é que há muito para se estudar sobre a espécie e seus hábitos, já que a morte de um número errado de castores pode acabar resultando em uma possível extinção com o passar do tempo, principalmente por conta da perda de exemplares que iriam se reproduzir com o passar do tempo.

Portanto, agora você já sabe exatamente quem eram os predadores naturais do castor e qual é a situação atual desse animal na natureza. Viu como muitas coisas podem acontecer ao nosso redor sem que a gente nem perceba?

Quer aprender mais sobre outras coisas que estão acontecendo em nosso planeta? Confira: Flor Lírio De Dia – Características, Nome Cientifico E Fotos

Veja também

Comportamento do Marisco, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Por definição, mariscos ou frutos do mar seriam algumas espécies de moluscos ou crustáceos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *