Home / Animais / Quais São os Predadores da Joaninha e Seus Inimigos Naturais ?

Quais São os Predadores da Joaninha e Seus Inimigos Naturais ?

As joaninhas são insetos muito bonitos e admirados. Sua coloração chamativa permite que sejam muito representadas em ilustrações e desenhos animados (sobretudo no padrão mais conhecido da carapaça vermelha com pintas negras). Além disso, muitas espécies de joaninhas ajudam a controlar a população de pragas agrícolas, colaborando até mesmo para o equilíbrio geral de um ecossistema.

Em razão do grande papel que estas pequeninas exercem, podem ser associados ao simbolismo de boa sorte (neste caso, mais precisamente na China), equilíbrio, harmonia e felicidade. Há uma superstição na França de que, caso uma joaninha, pouse em alguém, esta pessoa terá transformações e renovações na sua vida. Nos Estados Unidos, muitas joaninhas voando significam colheita abundante.

As joaninhas são mais prevalentes em locais de clima temperado e raras em clima tropical. Curiosamente, hibernam durante o inverno e possuem uma expectativa de vida estimada entre 3 a 9 meses.

Há muito material na literatura a respeito da alimentação destes insetos. Mas, por outro lado, poucos questionam quais são os predadores da joaninha e seus inimigos naturais.

Neste artigo, esse questionamento será respondido.

Então venha conosco e boa leitura.

Características Físicas e Curiosidades das Joaninhas

Características da Joaninha
Características da Joaninha

Existem mais de 5.000 espécies de joaninhas, sendo todas elas pertencentes Coccinelidae. Estas espécies estão distribuídas em cerca de 360 gêneros.

Entre as espécies, há variação em relação à coloração da carapaça, quantidades de pintas e comprimento corporal.

O comprimento pode variar entre menos de 2 milímetros até mais de 1 centímetros.

A joaninha possui a tradicional coloração de carapaça vermelha com pintas negras em espécies como a joaninha de sete pontos (nome científico Coccinela septempunctata) e a joaninha de dois pontos (nome científico Adalia bipunctata).

Outras colorações de carapaça incluem o amarelo, verde, azul, cinza, marrom e até mesmo preto (embora seja mais raro). A joaninha de 22 pontos (nome científico Psyllobora vigintiduopunctata) é um exemplo de espécie com carapaça amarela. No caso da raríssima coloraão negra, esta pode ser encontrada na espécie denominada joaninha negra (nome científico Exochomus quadripustulatus), a qual também possui pontos/pintas irregulares com coloração que varia entre o vermelho, laranja ou amarelo.

Curiosamente, a coloração negra também é o padrão para todas as larvas de todas as espécies de joaninhas. Tais larvas possuem formato do corpo alongado e, portanto, diferente das formas adultas do inseto.

As joaninhas adultas possuem o corpo redondo ou semiesférico, assim como cabeça pequena, 2 olhos, 2 antenas curtas e 6 patas. Mesmo possuindo doi olhos, estes insetos não enxergam muito bem, sendo capazes apenas de diferenciar a luz da escuridão. As antenas desempenham um forte papel na detecção de cheiros e sabores.

A carapaça também pode ser chamada de élitro e trata-se de um par de asas adaptadas e compostas por quitina. O élitro protege as asas destinadas ao voo. Tais asas são finas, porém membranosas e muito eficazes, com capacidade para executar até 85 batidas por segundo. Também podem viajar até 120 Km de distância de uma única vez, em altitudes de até 1.100 metros e a uma velocidade de até 24 Km por hora.

Quando as temperaturas estão muito baixas (no caso, abaixo de 15°C), as joaninhas não voam. Estas também são mais ativas em temperaturas superiores a 16°C.

Quais São os Predadores da Joaninha e Seus Inimigos Naturais ?

Insetos maiores que as joaninhas podem atuar como seus predadores. Além dos insetos, estas podem ser predadas por anfíbios (sapos e rãs), bem como por pássaros.

Como a Joaninha Escapa dos Predadores ?

Joaninha na Natureza
Joaninha na Natureza

A própria coloração chamativa das joaninhas funciona como uma importante estratégia de defesa denominada aposematismo. De acordo com esta estratégia, os predadores intuitivamente associariam o inseto como possuidor de veneno ou sabor ruim.

Caso o aposematismo não funcione, a joaninha utiliza-se de seu grande talento como atriz, uma vez que é capaz de fingir-se de morta muito bem. No ato, ela se joga no chão, permanecendo imóvel e com o ventre para cima; podendo ainda liberar (a partir da articulação de suas pernas) uma substância amarela de odor fétido.

Quais São as Presas da Joaninha ?

Algumas espécies de joaninhas alimentam-se exclusivamente de folhas, mel, pólen (podendo incluir até mesmo fungos na dieta). Todavia, boa parte das espécies é considerada predadora, logo possui hábitos essencialmente carnívoros.

As joaninhas predadoras alimentam-se de insetos considerados pragas agrícolas, tais como os pulgões (também conhecidos como afídios), moscas-da-fruta, ácaros, cochonilhas e outros organismos invertebrados. Este papel predador pode ser um grande aliado na substituição de agrotóxicos nas grandes culturas, principalmente nos dias atuais nos quais a alimentação orgânica vem adquirindo crescente importância.

O maléfico dos pulgões para as culturas agrícolas reside tanto no hábito de sugar a seiva, quanto na possibilidade de serem vetores para alguns vírus. Existem, aproximadamente, 250 espécies de pulgões. Esse quantitativo de espécies é ainda mais expressivo no caso das moscas da fruta (com aproximadamente 5.000 espécies já descritas); cochonilhas (com cerca de 8.000 espécies); e os ácaros (com quantitativo superior a 55 mil espécies). No entanto, nem  todas as espécies de ácaros são pragas agrícolas.

Como é o Ciclo de Vida das Joaninhas ?

Cada fêmea pode colocar, em média, 150 ovos em cada postura. Na escolha do local para postura, é dado preferência aos locais que são colonizados por essas pragas agrícolas descritas no tópico anterior.

Geralmente, as larvas eclodem após 2 a 5 dias do dia de postura e imediatamente saem à procura de alimento.  Em um período médio de 10 dias após a eclosão, as larvas se fixam a uma superfície ou substrato (geralmente uma folha ou tronco de árvore) e transformam-se em pupa. Podem permanecer como pupa pelo período médio de 12 dias, emergindo como forma adulta posteriormente.

Logo após saírem da pupa, as joaninhas possuem um exoesqueleto ainda muito amolecido e, portanto, vulnerável. Desta forma, permanecem imóveis durante alguns minutos até estarem aptas ao voo.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre as joaninhas, sua alimentação e seus predadores; que tal continuar por aqui conosco para visitar também outros artigos do site ?

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BRITES, A. D. Educação Uol. Joaninhas- Inseto é um predador voraz. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/joaninhas-inseto-e-um-predador-voraz.htm>;

Estudio. Algumas curiosidades sobre as joaninhas! Disponível em: <https://estudioweb.com.br/joaninhas/>;

Green Me. JOANINHA- Por que ela é considerada Símbolo da Sorte? Disponível em: <https://www.greenme.com.br/viver/arte-e-cultura/66645-joaninha-por-que-ela-e-considerada-simbolo-da-sorte/>;

LILLMANS, G. Perito Animal. Tipos de joaninhas: características e fotos. Disponível em: <https://www.peritoanimal.com.br/tipos-de-joaninhas-caracteristicas-e-fotos-22988.html>;

Mini Jardim e Cia. 30 curiosidades sobre as joaninhas (Coccinellidae). Disponível em: <https://www.minijardimecia.com/2019/07/30-curiosidades-sobre-as-joaninhas-coccinellidae.html>;

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.