Home / Animais / Quais os Sinais de Que a Cadela Cruzou? Como Saber?

Quais os Sinais de Que a Cadela Cruzou? Como Saber?

Se você está naquela situação normal de, apesar de ter sido cuidadoso, ter pego a sua cadelinha com um macho “de papo” com ela, certamente terá imediatamente em mente a dúvida de se houve a cruza. Veja então como você pode descobrir isso:

Como Saber Se a Cadela Cruzou?

Naturalmente, não há sinais evidentes determinando se houve ou não a cruza, o acasalamento. Poderíamos citar aqui odores diferenciados atrás da cadela, ou poderíamos mencionar lambidas no pêlo dela (sinalizando que um macho conseguiu cortejá-la), mas tudo isso é apenas subjetivo. Invariavelmente não ocorre pois depende da personalidade dos cães envolvidos no processo e também de quanto tempo eles ficaram juntos no mesmo ambiente.

Tempo juntos é, na verdade, um fator determinante aqui pois quem tem cadela sabe que o que mais preocupa não é o cruzamento em si, mas a possibilidade da fêmea emprenhar. Cães que cruzaram casualmente uma única vez não oferecem esse risco, mas um casal que permaneceu juntos por muito tempo durante o período de cio da cadela certamente podem levar a gravidez da fêmea.

Como Saber Se a Cadela Está Prenha?

Ao suspeitar que sua cachorra está penha, certifique-se de levá-la ao veterinário, mas se, entretanto, quiser saber como entender se a cachorra está prenha e quais são os sintomas da gravidez sozinho, aqui está algumas sintomas e comportamentos que ajudam a descobrir:

Seios inchados: É normal que os seios da cadela estejam inchados desde as primeiras semanas, mesmo que seja um ligeiro inchaço, pelo que terá de os observar atentamente. Além disso, é um sintoma que nem sempre está presente imediatamente.

Mamilos rosados: É um dos sinais mais fáceis de reconhecer e acompanhar os seios inchados. Se você perceber que a cadela tem mais úberas rosas do que o normal, é possível que ela esteja prenha.

Corrimento vaginal: Nas primeiras semanas de gestação, o cadela pode ter secreção vaginal, um fluxo transparente ou rosa claro. Este líquido tem a função de proteger os filhotes durante a gravidez. Também é normal que o a criatura de quatro patas precise urinar mais do que o normal, porque a bexiga tem menos espaço para armazenar a urina quando a cachorrinha está grávida.

Cachorra Prenha
Cachorra Prenha

Mudanças na alimentação: No início da gravidez é possível que o a cachorra coma menos que o habitual, mas à medida que a gravidez continua, ela começa a ficar com mais fome, porque os filhotes crescem e consomem mais energia e nutrientes.

Mudanças no relacionamento com o dono: Muitas cadelas pequenas tendem a procurar mais por seu dono quando estão prenhas. Elas gostam de receber mais mimos ou, em geral, sentir proteção e conforto. Se sua cadela na verdade é de natureza tímida, esse aspecto provavelmente será acentuado durante a gravidez, para que seja tocada, especialmente na região abdominal.

Falta de atividades: Talvez a cadela brinque menos que o normal, não fique muito ativa e não pareçar correr ou se exercitar. Normalmente ela passará mais tempo dormindo e descansando.

Se afastar de outros animais: É comum que uma cachorra prenha se afaste de outros cães. Uma maneira de saber se uma cadela está grávida é ver quanto tempo leva perto de seus companheiros se tiver mais de um animal de estimação em casa.

Como Saber Se a Cadela Está No Cio?

Para fazer isso, você precisará determinar exatamente o momento ideal do ciclo estral de sua cadela. Você pode fazer isso verificando os sinais comportamentais do calor, realizando testes e monitorando seu ciclo estral. Como fazer isso: Vamos listar as dicas agora:

Examine a área genital da cadela: Quando sua cadela está no cio, sua vulva incha. Você notará que esta área será ampliada e esticada para fora. A ponta da vulva deve mover-se para cima para permitir que o cão macho penetre mais facilmente. Estes é o principal sinal comportamental de calor. Você pode colocar seu cadela de bruços para examinar melhor a área genital. Mas é provável que seja capaz de ver a vulva inchada mesmo por trás.

Verifique se há sangue ou drenos: Você deve perceber que sua cadela está deixando manchas ao redor da casa, por exemplo, em móveis, na casinha dela ou pelos tapetes. Essas manchas podem ser vermelho escuro, rosa claro ou esbranquiçadas. Será fértil cerca de 12 dias depois de começar a sangrar, quando o dreno se tornar mais leve e menos abundante. Perceba que o sangue ou o dreno tem um cheiro particular, isso serve para atrair a atenção dos machos. Algumas cadelas podem sangrar muito pouco durante o calor, outras podem até não sangrarem.

Cadela no Cio
Cadela no Cio

Verifique se o cadela urina com mais frequência: Preste atenção a esse detalhe e observe seu comportamento. Se sua cadela urinar, mas com mais frequência, provavelmente está no cio. Sua urina contém feromônios e hormônios, que fazem o macho entender que ela está no cio e pode acasalar. Você pode notar que ele quer sair mais vezes do que o habitual para urinar. Pode ser um sinal de que está no período mais fértil de calor.

Acompanhe O Seu Ciclo Estral

As cadelas entram no cio cerca de duas vezes por ano, então siga seu ciclo para determinar quando ela está ovulando (o que significa que ela é fértil). O ciclo de cadelas possui quatro estágios: o anestro, proestro, estro e diestro. Pode ser necessário monitorar vários ciclos estrais para ter certeza de cada fase.

O estágio proestro começa quando a vulva da cadela começa a inchar e as perdas de sangue começam. Dura cerca de nove dias, mas também pode durar de quatro a 20. Durante esse tempo, a cachorra pode atrair machos, mas não vai querer acasalar.

O estágio do estro começa imediatamente após e é o período em que a fêmea pode acasalar. Dura cerca de nove dias e os cinco primeiros são o período mais fértil. Ela se tornará mais sociável com os machos e desejará se acasalar. Uma vez terminado o estágio fértil, sua vagina retornará ao tamanho normal e não aceitará mais o macho.

O estágio metaestro dura cerca de 50 dias, mas pode atingir até 80-90; o estágio final, chamado anestro, pode durar de dois a três meses. Durante esses períodos, a fêmea está no final do ciclo estral e não aceita o acoplamento. Após verificar tudo isso, é possível deixar que sua cadela acasale, pois então tirará a conclusão que está pronta. Todavia, é sempre bom pedir a opinião de um veterinário.

Veja também

Tartaruga De Aquário

Tartaruga De Aquário: Como Cuidar, O Que Dar Para Comer E Fotos

A gama de animais de estimação é muito grande pra escolher, e entre alguns dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *