Home / Animais / Porque os Golfinhos Precisam Subir à Superfície para Respirar?

Porque os Golfinhos Precisam Subir à Superfície para Respirar?

Animais marinhos conhecidos, dóceis, animados, divertidos, brincalhões e sociáveis, essas são as principais características dadas pelos humanos que os golfinhos carregam. Muitos humanos são totalmente apaixonados pelos golfinhos, simplesmente pelo fato deles serem encantadores, além de brincarem com os humanos sempre que os encontra e se comunicarem também. Já houve vários casos onde os golfinhos que viviam em seu hábitat natural salvaram humanos que estavam mergulhando e que acabou se deparando com algum outro animal marinho que poderia devorar esse humano.

Então além de encantadores e comunicativos, eles são também salvadores. Mesmo que esse animal seja conhecido no mundo todo e que grande parte das pessoas gostem deles, há algumas coisas em relação a esse querido animal marinho que nem todo mundo sabe e que quem sabe um pouco ainda possui algumas dúvidas, uma dessas coisas é o fato do golfinho precisar subir até a superfície da água para conseguir respirar mesmo que ele seja um animal marinho.

Nesse texto nós vamos falar sobre as características físicas dos golfinhos, quais são os seus hábitos alimentares, como é o estilo de vida do animal, explicaremos o fato dele ter que subir até a superfície e por fim falaremos um pouco sobre a reprodução que ocorre embaixo da água e que também desperta muita dúvida e curiosidade nas pessoas.

Características Gerais dos Golfinhos

Por mais que muitas pessoas acreditem que os golfinhos são peixes, eles não são, ao invés de serem peixes eles são mamíferos. O que mais classifica eles como mamíferos é o fato deles possuírem glândulas mamárias (glândula que produz leite quando o filhote nasce) e o fato dele respirar por meio de seus pulmões, o que faz com que ele respire o oxigênio presente no ar. São animais que conseguem se adaptar a águas diferentes e que podem ser encontrados em qualquer oceano e até mesmo em algumas águas de rios.

Eles vivem geralmente mais próximos da superfície e os mergulhos profundos não são muito comuns para eles. São animais considerados acrobatas, pois conseguem nadar até uma velocidade de 40 quilômetros por hora e são capazes de dar saltos de 5 metros para fora da água.

Golfinho na Superficie do Mar
Golfinho na Superficie do Mar

O tamanho dos golfinhos varia bastante de acordo com a espécie há espécie que medem 1,5 metros enquanto há outras que medem 10 metros de comprimento, o peso também depende muito da espécie, mas ele pode variar de 50 quilos até 7000 quilos. A estimativa de vida deles é de 25 a 30 anos de vida. E um fato que todos já sabem, mas vale ressaltar aqui é que o golfinho possui uma inteligência muito incrível, eles são capazes de aprender comandos de maneira muito fácil.

Alimentação e Estilo de Vida dos Golfinhos

Algumas espécies de golfinhos possuem em suas bocas uma espécie de dente, esse tipo de dente vai servir para drenar a água que vem junto com o alimento. Eles não são animais que mastigam as presas, eles as engolem de maneira direta e vai ser apenas no estômago que vai ocorrer todo o processo digestório. A dieta alimentar dos golfinhos se consiste mais em lulas e em peixes.

Para que eles consigam achar suas presas com mais facilidade usam o sistema de eco localização, esse sistema é basicamente um sistema que faz com que eles se tornem capazes de detectar objetos e obstáculos que estão próximos, esses objetos são detectados por meio das ondas ultrassônicas. Para eles saberem a distância em que a presa está eles produzem sons e analisam quanto tempo demora para que o som chegue em sua presa e seja refletido em forma de eco. Realmente esse sistema é muito incrível e inovador.

Por serem animais muito sociáveis e que interagem bastante entre eles e com outros animais, eles possuem o hábito de caçarem e viver em grupos, normalmente eles são acompanhados por cardumes, as espécies de peixes que fazem parte desses cardumes vai depender muito da época do ano.

Por que os Golfinhos Sobem até a Superfície para Respirar?

Agora a dúvida que não quer calar é essa: por que os golfinhos precisam subir até a superfície da água para respirar já que eles são animais marinhos¿ Caso você não tenha percebido, a resposta para essa pergunta já foi dada logo no começo do texto, mas relaxa que não tem problema caso você não tenha se atendado a isso. Os golfinhos são animais mamíferos e que respiram por meio de seus pulmões, o que faz com que eles respirem o oxigênio que se encontra no ar, por conta disso ele precisa ir até a superfície todo vez que sentirem necessidade de respirar, pois eles respiram o oxigênio presente fora do mar e não o que está presente dentro.

Golfinhos Respirando no Alto do Mar
Golfinhos Respirando no Alto do Mar

Eles são animais que não possuem nariz e sim um orifício que está localizado em cima de sua cabeça, esse orifício se chama respiradouro (nome que faz total sentido se levarmos em conta que ele só serve para que o golfinho consiga respirar). A respiração dos golfinhos funciona da seguinte maneira: eles sobem até a superfície e lá o respiradouro é aberto para que o ar armazenado saia e o novo entre, quando o ar é liberado ele sai com muita pressão, essa pressão faz com que até a água da superfície seja espirrada.

Depois que isso ocorrer o respiradouro se fecha e o golfinho volta a nadar tranquilamente. Um fato interessante que envolve a respiração dos golfinhos é o fato deles dormirem apenas com um lado do hemisfério cerebral, ou seja, enquanto um lado dorme o outro está acordado. Isso ocorre para que não ocorra do golfinho acabar morrendo afogado, pois até quando ele está dormindo ele precisa ficar muito atendo a sua respiração.

Reprodução dos Golfinhos

Outra dúvida que muitas pessoas possuem em relação aos golfinhos e seu modo de vida é: como que ocorre a reprodução embaixo da água e de quanto em quanto tempo ela ocorre. Caso você seja uma dessas pessoas que possuem essas dúvidas também, aqui vai à explicação para isso tudo. Os golfinhos atingem a maturidade sexual quando chegam a medir cerca de 1,6 metros de comprimento.

A gestação dura uma média de 10 até 11 meses, pelo fato do tempo da gestação ser longa, igual a dos humanos, os golfinhos só conseguem se reproduzir uma vez por ano. Os filhotes geralmente nascem com 0,8 a 0,9 metros e eles serão amamentados até seus 15 meses de vida. Depois de uma gestação existe um intervalo de dois a três anos na época reprodutiva da fêmea, ou seja, ela vai ficar este período sem se reproduzir. Um fato curioso sobre os golfinhos e sua vida sexual, é que assim como os humanos eles não fazem sexo apenas para se reproduzirem e sim para possuírem prazer também.

Gostou de saber mais sobre os golfinhos e agora ficou com vontade de nadar e passar um tempo com eles? Então acesse esse link e leia um de nossos textos que fala sobre como nadar com golfinhos quando você estiver fazendo uma viajem na Disney, confira: Onde Nadar com os Golfinhos na Disney?

Veja também

Quanto Tempo Após o Nascimento Pode Dar Banho no Cachorro?

Ter um filhote canino em casa é sinal de bagunça, brincadeira e correria. Por conta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *