Home / Animais / Porco Caruncho: Características, Mini, Nome Científico e Fotos

Porco Caruncho: Características, Mini, Nome Científico e Fotos

Os porcos são bastante conhecidos no mundo inteiro. Principalmente pelo fato de eles fazerem parte da alimentação de muitas pessoas. O que muitas pessoas não sabem, é que existe uma enorme quantidade de porcos diferentes, e no Brasil, nós fomos capazes de desenvolver e criar várias. Uma dessas espécies desenvolvidas é a do porco caruncho.

E é sobre ele que iremos falar no post de hoje. Contaremos um pouco mais sobre seu nome científico, características e muito mais. Tudo isso com fotos! Então continue lendo para aprender um pouco mais sobre essa espécie de porco nacional.

Nome Científico do Porco Caruncho

O nome científico é utilizado pelos cientistas para categorizar determinados animais e plantas. São várias as classificações até chegarmos no nome científico, que corresponde ao gênero + espécie do animal. No caso do porco carunho, não é possível encontrar qualquer informação que mostre qual é verdadeiramente seu nome científico. Principalmente por ser uma espécie nativa brasileira que está entrando em extinção lentamente.

Características do Porco Caruncho

O porco caruncho, também chamado de carunchinho, canastrinho, porco tatu e até porco perna curta, é um suíno completamente brasileiro. Esses nomes são uma grande dúvida, pois não há consenso nenhum em relação a qual deles realmente é desse tipo, e quais são diferentes. No momento ele se encontra em risco de extinção, e é raramente encontrado em qualquer lugar do país. Os poucos existentes, estão em sítios e fazendas pequenas de subsistência.

A sua existência é antiga. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles trouxeram diversas espécies e elas foram deixar em diferentes regiões do nosso país. Sendo assim, foram se desenvolvendo e reproduzindo até chegar nos animais que encontramos atualmente. O caruncho não foi diferente, apesar de não ser considerado exatamente uma raça.

Isso porque não possui um padrão definido. Sendo assim, é um tipo de porco que tem alguma variação fenotípica, mesmo tendo algumas características físicas em comum com raças orientais. Em relação ao seu tamanho, é um porco de porte pequeno, com orelhas pequenas e é considerado o menor porco do Brasil. Antigamente, era possível encontra-los facilmente no interior, em diversos sítios e fazendas. Porém, não é mais o caso. Estão em risco de extinção com o seu desaparecimento gradual. Quando encontrados, normalmente são para criação por passatempo.

Porco Caruncho
Porco Caruncho

O principal motivo para isso acontecer, se deu ao desinteresse na sua criação para levar ao mercado. Em 1970, houve a integração da indústria agropecuária, e a partir disso nossos produtores preferiram melhorar a suinocultura brasileira. Dessa forma, começou a importação dos porcos do exterior, que eram maiores, mais produtivos e prolíferos.

Outra grande mudança foi em relação aos tipos de carnes de porco. Eles foram divididos em três: carne, misto e banha. Antigamente, o mais comum eram os porcos de banha, pois representavam riqueza e ostentação, especialmente em famílias ricas e até mesmo reis e imperadores. Entretanto, com a valorização de uma alimentação mais saudável, o tipo carne foi se tornando mais popular e escolhido. Os outros foram perdendo espaço. No caso caruncho, a situação só piorou devido ao seu tamanho, que só fez com que abatedouros perdessem interesse.

Sendo um animal de aptidão de banha, com peso que varia entre 60 e 100 quilos, e ponto de abate tendo um tempo maior que o de outras espécies, a raça foi sendo esquecida. Logo, passaram se tornando somente comuns em fazendas de subsistência, especialmente por Minas Gerais e Goiás. Mas também não durou muito.

Os que restaram, parecem possuir problemas congênitos, devido a mestiçagem, que era necessário para o resgate deste animal. A pelagem do carucho é de fundo branco cremoso ou cor de areia, mas cheio de manchas pretas. Um dos grandes benefícios para quem quer ter de estimação, é que não exigentes em questão de comida e moradia. Também possuem um temperamento mais tranquilo.

Devemos entender, que desde que decidimos nos tornar mais saudáveis, diminuindo e até eliminado a gordura animal, muitos animais foram se tornando extintos. Entretanto, estudos indicando que a banha de porco não é prejudicial como se supunha antigamente, o mercado de banha de porco vem crescendo novamente aos poucos e raças produtoras de banha podem voltar a ser economicamente viáveis e importantes.

No caso do porco caruncho, já existem diversos trabalhos e estudos para fazer com que a nossa raça nacional volte a ter seu papel econômico. A raça, neste momento, necessita passar inicialmente por um processo de recuperação, estudo das características raciais e, em seguida, a definição de um padrão, potencial econômico e uso de animais para melhoramento. Isso tudo pode demorar anos, especialmente se eles realmente forem voltar ao mercado.

Este tipo de animal tipo banho, com carne de alto teor de colesterol, deixou de ser criado economicamente a mais de 25 anos e não são mais aceitos nos frigoríficos do Brasil. Se você criar estes animais deverão ser para o abate e também consumo dentro da sua propriedade.

Fotos do Porco Caruncho

Veja a seguir algumas fotos do porco caruncho, para que você possa saber reconhece-lo. Algumas fotos também dele em seu habitat natural e em vários momentos de sua vida.

Esperamos que o post tenha te ensinado e mostrado um pouco mais sobre o porco caruncho, suas características, nome científico e muito mais. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre porcos e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

É Verdade que a Mosca Vive 24 Horas? Quanto Tempo Vive?

24 horas! Será que esse é o tempo de vida das moscas? Se você já …

2 comentários

  1. jose cordeiro de lacerda

    Essa ração aqui no Mato Grosso esta de expandindo nas pequenas propriedades pouco gasto e bom de banha. obrigado por terem tocado neste assunto. Vamos intensificar nossos conhecimentos neste assunto de porco caruncho.

  2. Adenilson Ferreira dos Santos

    Gostaria de saber onde encontro um cadal dessa raça de porco caruncho para comprar. Quero investir na raça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *