Home / Animais / Por Que o Hipopótamo Fica na Lama?

Por Que o Hipopótamo Fica na Lama?

Embora o hipopótamo não seja um animal que estamos acostumados a ver com grande frequência por ser uma espécie tipicamente selvagem, a grande maioria das pessoas certamente já conhece a sua aparência. Ele é um grande animal mamífero, que pertence a família Hippopotamidae e o seu nome que é de origem grega, significa “cavalo do rio”, embora em nada se assemelhe realmente a um cavalo.

Existem diversas espécies de hipopótamos e entre elas há até uma espécie de hipopótamos pigmeus, que embora possuam uma aparência bem semelhante a espécie que estamos habituados a ver, possui proporções corporais bem menores.

Sempre que vemos a imagem desse animal, seja na televisão, internet e até mesmo no zoológico, na grande maioria das vezes ele aparece submerso na água ou então coberto por lama. Há muitas coisas realmente curiosas que provavelmente nós pouco conhecemos acerca dos hábitos e modo de vida deste animal, porém um dos principais questionamentos que podem surgir é justamente do por que o hipopótamo vive na lama. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue acompanhando esse artigo!

A Origem Dos Hipopótamos

A origem desses animais é algo que ainda não foi totalmente desvendado, porém, após algumas pesquisas, estudiosos descobriram que os hipopótamos, embora antes fossem classificados como sendo parentes próximos dos porcos, não só pela sua aparência, mas também pelo perfil de seus dentes, são na verdade mais próximos das baleias.

Diz-se que há mais ou menos 50 milhões de anos atrás, uma ramificação das espécies deu origem a um grupo de animais quadrúpedes com uma aparência semelhante a dos hipopótamos que conhecemos hoje, porém mais magros. Com isso, os anos foram se passando, e o cruzamento, assim como a evolução natural das espécies deu origem ao hipopótamo da forma que estamos acostumados a ver hoje. Porém, é importante salientar que ainda há algumas controvérsias e questões a serem esclarecidas ainda sobre este assunto.

Por Que Os Hipopótamos Vivem Na Lama?

Os hipopótamos são animais tipicamente africanos, que podem viver fora da água, embora passe a maior parte do tempo nela, e que também passam grande parte de suas vidas cobertos por lama. Entretanto, muitas pessoas não sabem exatamente o porque disso. A verdade é que esses animais só saem da lama ou da água a noite para se alimentarem.

Ao contrário do que as vezes possa parecer, a pele do hipopótamos é muito sensível, principalmente aos raios solares. Sendo assim, a sua exposição direta ao sol pode lhe trazer como consequência uma grave queimadura.

Por este motivo, principalmente nos meses mais frios, os hipopótamos sem para tomar o sol, porém de preferência sobre a lama, para que possam descansar sem terem maiores problemas devido a exposição solar. Outro fato interessante, é que após passarem esse tempo na lama, ao voltarem para a água esses animais passam a exibir uma coloração levemente rosada. Isso porque eles produzem uma espécie de suor, de aspecto bem gorduroso, que também serve como um fator de proteção contra as queimaduras.

Quais São as Principais Características Dos Hipopótamos?

Existem algumas subespécies de hipopótamos, e por este motivo podem ser identificadas algumas diferenças quanto a aparências desses animais. Ao todo, podemos citar cinco subespécies diferentes que foram classificadas de acordo com algumas diferenças em sua morfologia que foram sendo observadas. São elas:

  • Hipopótamo. a. amphibius – Também conhecido como hipopótamo do nilo. Eram comuns em algumas regiões do Egito, Moçambique e Tanzania.
  • Hipopótamo. a. kiboko – Esta subespécie costuma apresentar uma narina mais alargada que as demais.
  • Hipopótamo. a. capensis – Esta subespécie de hipopótamos se diferencia por possuir a cabeça mais achatada em relação as outras.
  • Hipopótamo. a. tschadensis – A sua face é mais alargada, seus olhos mais ressaltados e também possui um tamanho menor quando comparado as outras subespécies.
  • Hipopótamo a. constrictus – Possui uma profunda constrição pré-orbital.

Entretanto, embora se diferenciem em algumas coisas, as características principais desse animal são bem clássicas. O hipopótamo é um animal quadrúpede e que possui grandes proporções, tanto que é considerado como um dos animais mais grandes de todo o mundo. O seu tronco possui forma de barril e cor marrom acinzentada e não possui quase nenhum pelo.

A sua boca é gigantesca e ao ser aberta, revela presas caninas igualmente grandes e dentes que nunca param de crescer. Já as suas pernas, embora pequenas, são extremamente fortes e podem ser até ágeis em algumas situações, e em suas extremidades podemos observar as suas patas que são constituídas por quatro dedos.

Como Vivem Os Hipopótamos?

Como já dissemos anteriormente, este é um animal mamífero, que vive na água e após atingirem a vida adulta, passam a se alimentar de plantas, mais especificamente de ervas rasteiras, chegando a consumir cerca de 70 quilos dessas plantas em apenas uma única noite. Embora essa seja a dieta principal dos hipopótamos, sabe-se que eles também podem se alimentar de algumas plantas aquáticas e há registros até mesmo de hipopótamos se alimentando de restos mortais de outros animais e até mesmo de canibalismo, porém são casos extremamente raros e isolados.

Mesmo não sendo animais naturalmente carnívoros, os hipopótamos normalmente se mostram altamente agressivos, tanto na presença de humanos, como também na presença de outros animais considerados extremamente perigosos, como onças e leões.

Entretanto, mesmo com a sua agressividade, o número de hipopótamos no mundo vem sendo reduzido drasticamente. Isto porque devido a caça, infelizmente várias subespécies desses animais já foram extintas ou estão bem perto de desaparecer.

Quanto ao seu habitat, são animais que vivem em ambientes selvagens, ficando sempre bem próximos a rios. Passam praticamente o dia todo submersos, ficando para fora apenas os olhos, as orelhas e as suas narinas. Por algumas vezes podem mergulhar, tendo as suas narinas fechadas neste período por até 6 minutos e subindo logo após para poder respirar. Este processo é tão automático, que os hipopótamos podem fazer isso até mesmo quando estão dormindo.

E você, já sabia que o hipopótamo vive na lama para se proteger do sol? Conta pra gente aqui nos comentários! E para ter acesso a conteúdos tão legais quanto esse continue acessando o site Mundo Ecologia.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *