Home / Animais / Quantos Filhotes Nascem de Uma Iguana?

Quantos Filhotes Nascem de Uma Iguana?

Iguanas são lagartos herbívoros da família dos répteis, encontradas de forma abundante nas densas florestas da América do Sul, principalmente no Brasil.

A iguana é um animal diurno que pode medir até 1 metro e 80 centímetros na fase adulta (a iguana-verde, o exemplar mais comum existente).

Os locais mais fáceis de se encontrar as iguanas são áreas próximas a lagos ou regiões alagadas, onde há presença de muitos vegetais, pois as mesmas sempre estabelecem territórios próximos aos locais com fartura de comida com fácil acesso.

O fato delas preferirem locais onde haja bastante água se dá por serem exímias nadadoras, porém, as espécies de iguanas mais comuns, na verdade, passam muito mais tempo em cima de árvores e raramente ficam no solo.

As iguanas passam mais tempo no solo somente na época de acasalamento, voltando a viver em cima de árvores após a cópula.

A iguana passa muito mais tempo descansando e dormindo do que forrageando ou procurando por comida, mas isso não significa que sejam animais lentos, pois na verdade as iguanas são animais extremamente ágeis, principalmente para proteger seu território, assim como na hora da evasão na presença de predadores.

Reprodução da Iguana

Reprodução da Iguana
Reprodução da Iguana

Assim que uma iguana atinge a maturidade sexual, elas irão se reproduzir anualmente até o fim da vida. Essa maturidade é atingida, geralmente, quando a iguana faz 3 ou 4 anos de idade.

As iguanas possuem uma expectativa de vida variável dependendo da espécie, onde a estimativa fica entre 10 e 40 anos.

As iguanas machos estabelecem um território de reprodução, onde os mesmos o defendem da presença de qualquer outro macho.

A reprodução acontecerá a partir da escolha da fêmea, pois ela irá selecionar a iguana macho mais apta, geralmente baseando-se no tamanho da mesma, onde os maiores são sempre escolhidos, mas nem sempre é assim que acontece.

É observável que a iguana fêmea usa vários critérios para selecionar o parceiro ideal, onde, às vezes, até a temperatura corporal do macho é fator determinante.

Outra característica interessante sobre a reprodução da iguana, é o fato de que, apesar de serem escolhidos pelas fêmeas, um único macho pode ser o reprodutor de várias fêmeas conquistadas, onde elas ficarão sob o território sendo protegidas pelo macho.

Após o ato sexual, a fêmea irá procurar o local ideal para pôr seus ovos, cavando um buraco no chão, onde a mesma, cuidadosamente, cria uma bolsa de ar para manter os ovos em um ambiente bem condicionado e seguro.

Quantos Filhotes Nascem de Uma Iguana?

Geralmente uma iguana irá botar seus ovos após 12 semanas, e as mesmas irão colocar cerca de 20 a 30 ovos, como no caso da iguana-verde, porém, iguanas como a iguana-de-Fiji, por exemplo, colocam apenas de 3 a 6 ovos dentro de mais ou menos 6 semanas.

Após deixar os ovos em uma cavidade no solo, a iguana volta à vida normal, e os filhotes irão começar a quebrar os ovos após cerca de 4 a 6 meses incubados, geralmente, induzidos por épocas de chuvas, onde os alimentos se tornam mais abundantes.

Após saírem dos ovos, a iguana filhote cava o solo até a superfície, onde começará a buscar por alimentos. Assim como várias outras espécies, apenas uma pequena porcentagem dos filhotes irá sobreviver.

A iguana filhote irá se alimentar de flores, frutas e caules maleáveis das plantas onde seus ninhos foram criados, por isso a mãe sempre irá selecionar o local ideal onde haverá abundância de comida para garantir a existência de seus filhos e, consequentemente, da espécie.

No entanto, apesar da iguana ser considerado um animal herbívoro, é possível que mediante a escassez e necessidade, as iguanas se deleitem comendo insetos e pequenos roedores.

A maior dificuldade das iguanas sobreviverem se dá através dos predadores, que é composto por inúmeros animais, principalmente aves como gaviões, urubus, águias e corujas. Os animais terrestres que mais comem os ovos e filhotes da iguana são raposas e cobras de todas as espécies.

Ciclo de Vida da Iguana

O ovo é depositado em um buraco no chão, mas a fêmea cuidadosamente cria uma bolsa de ar para proteger os ovos e garantir que assim que eles quebrarem, o filhote tenha espaço para se locomover e cavar a terra até a superfície.

Assim que a iguana chega à superfície, a meta principal é procurar por alimentos para garantir sua sobrevivência, no entanto, a espécie quando nasce, continua com sua vesícula vitelina que o alimentava durante a incubação. Esse saco de nutrientes irá permanecer com o filhote por cerca de 3 a 4 dias, garantindo que o mesmo tenha alimento o suficiente para poder se virar por conta própria.

Ciclo de Vida da Iguana
Ciclo de Vida da Iguana

A iguana atinge a sua fase adulta com cerca de 3 anos de idade para os machos e 4 anos para a fêmea, época essa em que começam a se reproduzir.

Como Cuidar do Filhote de Iguana Dentro de Casa

Muitas pessoas tratam as iguanas como pets, costume esse mais comum na América do Norte do que na América do Sul.

O fato da iguana ser criado como pet resulta em um cuidado especial com as fêmeas que podem vir a botar ovos, e já que a mesma não terá um local para cavar e deixar seus ovos, a pessoa responsável pelo animal será obrigado a tomar as medidas corretas para que esses ovos sobrevivam, se a intenção for ter mais iguanas.

Se a ideia for incubar os ovos da iguana, será necessário achar um recipiente que irá deixar os ovos submersos, porém, protegidos, assim como haverá a necessidade de que haja espaço para a circulação de oxigênio para desenvolver os ovos.

Filhote de Iguana Azul no Braço de um Homem
Filhote de Iguana Azul no Braço de um Homem

A temperatura ideal para que os ovos se desenvolvam deve variar entre 20 e 25 graus Celsius, onde a ventilação não pode fazer com que o local fique frio, pois mediante um ambiente impróprio para o desenvolvimento do animal dentro do ovo, o mesmo pode vir a consumir completamente a vesícula vitelina, fazendo com que ela não exista após saírem dos ovos, o que é uma garantia de que o animal irá morrer por inanição nos primeiros dias de vida.

Conheça mais sobre as iguanas em nosso site Mundo Ecologia:

Veja também

Cachorro Passando a Pata no Rosto e no Focinho: o Que Fazer?

Você é capaz de analisar como seu cachorro está se comportando? Algumas condutas podem indicar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *