Home / Animais / Qual a Diferença Entre Bode e Cabrito ?

Qual a Diferença Entre Bode e Cabrito ?

Bodes, cabritos e cabras são termos diferentes, mas com consideráveis pontos de equivalência. Estes três termos são utilizados para fazer alusão aos caprinos, os quais pertencem ao gênero Capra, porém dividem o grupamento com outras espécies de ruminantes conhecidas como ibex.

Os bodes são indivíduos machos e adultos; ao passo que cabritos são indivíduos mais novos (tanto machos quanto fêmeas, uma vez que a diferenciação de nomenclatura entre gêneros só ocorre na fase adulta). E, à propósito, as fêmeas adultas são chamadas de cabras.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre esses mamíferos, dentre as suas características e peculiaridades.

Então, venha conosco e boa leitura.

Gênero Capra

Diferença Entre Bode e Cabrito
Diferença Entre Bode e Cabrito

 

No gênero Capra, estão presentes espécies como a cabra selvagem (nome científico Capra aegagrus); além do markhor (nome científico Capra falconeri), o qual também pode ser chamado pelos nomes de cabra-selvagem-da-índia ou cabra-paquistanesa. O gênero também inclui outras espécies de cabras, assim como várias espécies de um peculiar ruminante chamado íbex .

Cabras e bodes da espécie markhor possuem os chifres curiosamente enroscados que remetem ao formato de um saca-rolhas, todavia, há uma grande diferença de comprimento desses chifres, uma vez que, nos machos, os chifres podem crescer até um comprimento máximo de 160 centímetros, ao passo que, nas fêmeas, este comprimento máximo é de 25 centímetros. Ao nível da cernelha (estrutura que poderia ser equivalente ao ‘ombro’), esta espécie apresenta a maior altura do seu gênero; todavia, em termos de comprimento geral (bem como peso), a maior espécie é ibex-siberiano. O dimorfismo sexual também se faz presente nos pelos mais longos que os machos possuem no queixo, garganta, tórax e canela; bem como, nos pelos ligeiramente mais avermelhados e mais curtos da fêmea.

A principal espécie de íbex é íbex-dos-alpes (nome científico Capra ipex), o qual também conta com subespécies. Ruminantes machos adultos possuem longos chifres recurvados e muito representativos. Os machos também apresentam altura de aproximadamente 1 metro, bem como peso de 100 quilos. No caso das fêmeas, estas apresentam metade do tamanho dos machos.

É comum que sejam estabelecidos comparação entre ovelhas e cabras/bodes, uma vez que estes animais pertencem à mesma subfamília taxonômica, todavia, existem diferenciações que devem ser consideradas. Bodes e cabras podem apresentar chifres, bem como barbichas Estes animais também são mais vívidos e curiosos que as ovelhas, além de serem capazes de locomoverem-se em terrenos íngremes e rebordas de montanhas. São extremamente coordenados e possuem bom senso de equilíbrio, por essa razão, são capazes, até mesmo, de subir em árvores.

Um bode domesticado pode pesar entre 45 a 55 quilos. Alguns machos podem apresentar chifres com até 1,2 metros de comprimento.

Os bodes selvagens são encontrados em montanhas da Ásia, Europa e Norte da África. Grande parte desses indivíduos vive em rebanhos contendo entre 5 a 20 membros. A união entre bodes e cabras ocorre geralmente apenas para o acasalamento.

Cabras e bodes são animais herbívoros. Na dieta, possuem preferência pelo consumo de moitas, ervas daninhas e arbustos. Neste contexto, se as cabras forem criadas em cativeiro, recomenda-se observar se a alimentação oferecida possui alguma porção com mofo (uma vez, que o mesmo pode ser fatal para os caprídeos). Da mesma forma, árvores frutíferas selvagens não são recomendadas.

Domesticação de Crapinos

As cabras e ovelhas são os animais com processo de domesticação mais antigo do mundo. No caso das cabras, sua domesticação iniciou-se a aproximadamente 10.000 anos atrás, em um território que hoje corresponde ao Norte do Irã. Em relação às ovelhas, a domesticação é consideravelmente mais antiga, tendo sido iniciada no ano de 9.000 a.C, em um território que hoje corresponde ao Iraque.

Obviamente, a domesticação de ovelhas está relacionada à extração da lã, para confecção de tecidos. Agora, a domesticação de cabras estaria relacionada à necessidade de consumo de sua carne, leite e couro. Durante a Idade Média, o couro de cabra foi particularmente bastante popular e utilizado para a confecção de bolsas para carregamento de água e vinhos durante as viagens, sendo também utilizados na confecção de objetos de base à escrita. Atualmente, o couro de cabra ainda pode ser utilizado para produção de luvas infantis e outros acessórios de vestuário.

O leite de cabra é riquíssimo em nutrientes, e considerado como um ‘leite universal’, uma vez que pode ser oferecido a todas as espécies de mamíferos. A partir deste leite podem ser produzidos os queijos do tipo Feta e Rocamadour.

Cabras e bodes também podem ser empregadas como animais de estimação, assim como animais de transporte (certificando-se de que conduzam cargas relativamente leves). Curiosamente, em uma cidade do estado americano de Colorado, estes animais já foram empregados (experimentalmente) no combate às ervas-daninhas, no ano de 2005.

Qual a Diferença Entre Bode e Cabrito ?

A idade limite para que um bode ou cabra sejam considerados filhotes, ou seja, cabritos é de 7 meses. Após esse período, eles recebem a denominação equivalente ao seu gênero em fase adulta.

Curiosamente, muitos criadores não esperam que o cabrito alcance a fase adulta para que realizem o abate, uma vez que a carne de cabrito está sendo cada vez mais valorizada comercialmente.

Você Sabia que a Carne de Cabrito é Considerada a Carne Vermelha Mais Saudável do Mundo ?

A Carne Mais Saudável do Mundo
A Carne Mais Saudável do Mundo

Pois bem, a carne de cabrito possui grande concentração de Ferro, proteínas, Cálcio e ômega (3 e 6); além de baixíssimas calorias e colesterol. Dessa forma, este produto pode ser indicado até mesmo à diabéticos e portadores de doenças cardíacas. Também possui ação anti-inflamatória e proporcionar significativa melhora da imunidade.

Diferentemente das demais carnes vermelhas, a carne de cabrito possui alta digestabilidade.

Comparativamente, possui até mesmo menos gordura saturada do que uma porção de frango sem  pele. No caso, 40% a menos.

Esta carne vem ganhando muita popularidade nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Os Estados Unidos são os maiores importadores do produto, e dentro de seu território tal carne é considerada extremamente light e gourmet.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre cabritos, bodes e cabras (bem como informações adicionais), que tal continuar por aqui para visitar também outros artigos do site ?

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Você será sempre bem-vindo por aqui.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Brittanica Escola. Bode e Cabra. Disponível em: < https://escola.britannica.com.br/artigo/bode-e-cabra/481382>;

Revista Attalea Agronegócios. Cabrito, a carne vermelha mais saudável do mundo. Disponível em: < https://revistadeagronegocios.com.br/cabrito-a-carne-vermelha-mais-saudavel-do-mundo/>;

Wikipédia. Capra. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Capra>;

Veja também

Flor de Goiaba

Pode Plantar Goiabeira em Vaso?

Se você se interessa em plantar uma bela goiabeira em sua casa, mas infelizmente não …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.