Home / Animais / Por Que As Fezes Do Vombate São Em Forma De Cubos?

Por Que As Fezes Do Vombate São Em Forma De Cubos?

Com tantos animais existentes ao redor do mundo, fica até um pouco difícil conseguir catalogar e estudar todos eles.

No entanto, o mundo cria cada vez mais tecnologias que são mais avançadas e poderosas, e que conseguem estudar diversos animais que antes era impossível.

O estudo dos animais garante que cada um deles possa receber as medidas corretas de conservação e proteção.

E conservar os animais é uma das coisas mais importantes que devemos fazer atualmente, pois são eles garantem o equilíbrio ambiental e na cadeia alimentar.

E há também animais que despertam muita curiosidade, seja por possuir alguma habilidade ou por possuir alguma característica muito exclusiva.

Hoje, por exemplo, iremos falar sobre o Vombate, um animal que é nativo da Austrália e que faz fezes em forma de cubo.

Caso você nunca tenha ouvido falar desse animal ou dessa característica, você está no lugar certo!

Acompanhe essa leitura e entenda quais são as características de um Vombate, o motivo dele fazer fezes em cubo, seu habitat, comportamento, alimentação e muito mais!

Características

O Vombate, ou ainda wombat, é um animal que possui origem na Austrália e é considerado um marsupial.

São animais de pequeno porte, e que medem aproximadamente apenas um metro em seu comprimento.

O Vombate possui um corpo atarracado, com uma cauda que é considerado muito pequena, grossa e curta.

Na Austrália, é possível encontrar um Vombate nas áreas que possuem florestas, ou em locais montanhosos e também nas charnecas que se encontram no sul do país.

A alimentação do Vombate é totalmente herbívora, ou seja, ele se alimenta principalmente de gramíneas, de ervas, raízes, ciperáceas e também de cascas de árvores.

Os dentes do Vombate são incisivos e sua formação lembra muito a dos roedores, como toupeiras, ratos ou camundongos, e eles são adaptados para conseguirem comer vegetação que é mais resistente.

A cor de pele de um Vombate pode variar bastante, mas é comum que eles sejam encontrados nas cores preta, cinza e marrom.

Ainda que exista algumas espécies diferentes de Vombate, todos eles pesam cerca de 20 até no máximo 35 quilos.

Os filhotes da Vombate fêmea nascem na primavera, e o período da gestação varia entre 20 até 21 dias.

O Vombate possui uma bolsa marsupial, e o filhote fica nele até completar cerca de 6 a 7 meses, e após abandonarem eles são desmamados com cerca de 15 meses, e atingem sua maturidade sexual com 18 meses.

Fezes Do Vombate Em Forma De Cubos

O Vombate é considerado o único animal em todo o mundo que possui a característica de fazer fezes em forma de cubos.

Essa característica despertou muito o interesse de pesquisadores e cientistas em todo o mundo, no entanto, o motivo de isso acontecer era um pouco desconhecido até alguns anos atrás.

Finalmente, chegaram em uma conclusão que parece ser a mais adequada, e quem liderou a pesquisa foi a Patrícia Yang, que é uma pesquisadora no Instituto de Tecnologia da Geórgia.

O que ela descobriu foi que quando a comida é ingerida, a mesma começa a se mover pelo intestino e então a pressão intestinal esculpa as fezes nesse formato de cubo.

Fezes Do Vombate
Fezes Do Vombate

Essa descoberta levou a outra, que é a de que o formato do intestino de um animal molda como as fezes são criadas.

Um porco, por exemplo, possui um intestino com formato muito circular, e por isso as fezes são redondas, no caso do Vombate, o intestino é totalmente irregular.

Essa é a explicação mais aceita atualmente, no entanto, estudos e pesquisas continuam sendo feitos, e isso pode mudar a qualquer momento.

Comportamento

O Vombate possui um sistema de metabolismo considerado muito lento, e para digerir sua comida, por exemplo, ele pode levar cerca de 8 até 14 dias.

Porém, essa digestão lenta auxilia no armazenamento de comida, e faz com que o Vombate consiga sobreviver em locais áridos.

No dia a dia o Vombate se movimenta de maneira bem tranquila e lenta, porém se ele encontra um predador, ele pode correr a 40km/h e ficar nessa velocidade por cerca de 90 segundos ou mais.

Seus predadores são o diabo-da-tasmânia e o dingo. Para se defender, o Vombate utiliza a sua traseira que é bastante encouraçada e junto com a sua cauda torna quase que impossível ser pego.

O Vombate vive em tocas, e eles são muito territoriais, e quando há intrusos eles reagem de uma forma muito agressiva.

Quando seres humanos encontram um Vombate, o melhor a ser feito é subir em alguma árvore, e aguardar que o mesmo se acalme.

O Vombate pode perfurar os humanos com suas garras e também pode morder, e isso pode causa sérias complicações.

Por isso, é importante não chamar a atenção de um Vombate caso ele seja avistado, e se afastar o mais rápido possível.

Estado de Conservação

O Vombate corre um sério risco de extinção, e o seu estado de conservação está no nível de ameaçado.

E a causa maior disso é o impacto humano, pois uma doença chamada sarna sarcóptica foi introduzida nas florestas da Austrália através de atividades humanas.

O Vombate sofre muito com essa sarna, pois ferimentos na pele são formados e elas podem se transformar em bicheira.

Vombate no Colo de um Homem
Vombate no Colo de um Homem

Caso as feridas se tornem bicheira, isso faz com que o Vombate tenha uma morte muito dolorida, demorada e alonga o sofrimento.

Nesse sentido, a maior luta dos Vombates atualmente é contra doenças que são causadas por atividades agrícolas.

Até então, os veterinários não sabiam como tratar a saúde desses animais, mas recentemente os veterinários começaram a receber o tratamento adequado.

Outros projetos também visam transportar alguns Vombates para outros locais para serem reintroduzidos nas florestas e formar novamente o número de indivíduos que existia.

Outro fator que tem contribuído para a morte de Vombates é a perda do seu habitat natural para grandes construções, produções agrícolas e casas.

O Vombate é um animal muito estressado e que não gosta de contato com os seres humanos, então quando perdem o habitat, sofrem muito na presença de pessoas.

E então o que você achou do conteúdo? Você sabia o motivo do Vombate ter fezes em formato de cubos? Conte nos comentários qual foi a sua impressão!

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *