Home / Animais / Por que as Baratas Ficam de Barriga para Cima?

Por que as Baratas Ficam de Barriga para Cima?

As baratas são animais que existem há milhões de anos. São inúmeras as espécies desse bicho que é muito temido por muitas pessoas. Sempre associadas a ambientes sujos, as baratas estão presentes em todos os lugares do mundo.

Você já percebeu que esses insetos sempre ficam de barriga para cima quando estão morrendo? Por que será que isso acontece? Se você sempre teve essa curiosidade, o artigo de hoje vai esclarecer um pouco sobre o motivo das baratas ficarem sempre nessa posição. É só continuar acompanhando para descobrir! Vamos lá?

Por que as Baratas Ficam de Barriga para Cima?

Não existem dados precisos para responder à questão acima, mas a hipótese mais aceita é que elas realizam esse movimento para tentar respirar e resistir a morte depois de serem atingidas por algum tipo de veneno. A maior parte dos insetos possuem o sistema de respiração localizado na barriga e essa pode ser uma ação na tentativa da sobrevivência ao serem atingidas por um inseticida.

Entretanto, é óbvio que essa hipótese de explicação para o mistério não vale para as baratas que estão na posição vertical como, por exemplo, quando estão subindo em uma parede.  Já que independente da forma como forem mortas, as baratas sempre cairão de barriga para cima, não é verdade?

Informações Sobre as Baratas

Existem quase 700 espécies de baratas em todo o mundo, mas algumas delas são mais encontradas nas cidades e regiões urbanas. Uma delas é a conhecida como barata de esgoto que adora morar em áreas úmidas, escondidas e quentes. Não é difícil encontrar aquela baratinha nos ralos, buracos na parede e outros locais que possuem frestas.

As baratas sempre são sinônimo de asco e nojo, já que são sempre associadas ao lixo e ambientes sujos. Possuem hábitos noturnos e geralmente procuram alimento durante esse turno. Adoram resto de comida com gordura, açúcar e podem se alimentar de fios elétricos, fezes e até mesmo de tecidos. Por esses motivos são sempre temidas por onde passam.

Características da Barata
Características da Barata

Uma curiosidade bastante interessante sobre as baratas é que elas podem chegar a passar quase quinze dias sem qualquer tipo de alimentação. Surpreendente, não é?

São animais que possuem um corpo ovalado e não medem mais que mais que cinco centímetros. Podem aparecer nas cores marrom, preto ou um pouco mais claras. Seus olhos são grandes e a presença de antenas é uma de suas marcas registradas.

Reprodução das Baratas

São animais que se reproduzem com muita facilidade e podem colocar até quinze ovos de uma vez só. Escolhem locais que tenham uma temperatura alta para depositá-lo até que os filhotes nasçam, o que acontece após um mês de incubação.

As lavas nascem sem asas e demoram até um ano e meio para se tornarem baratas desenvolvidas. Os insetos podem viver por até 3 anos e quando sexualmente maduras podem chegar a gerar mais de oitocentos filhotes durante toda a sua vida. Esses temidos animais são considerados verdadeiras pragas urbanas e podem transmitir inúmeras doenças para os seres humanos como: infecção, vermes, diarreia, problemas gastrointestinais e até mesmo amebíase.

Para evitar a contaminação é preciso eliminar as baratas e a melhor forma de fazer isso é controlando o lixo e tomando as devidas precauções para manter limpos os ambientes, já que os restos de comida e a falta de higiene pode proporcionar a reprodução das baratas.

Outro detalhe importante é tapar buracos e frestas que podem servir de abrigo para o animal. Alguns venenos podem ser úteis no controle das baratas e evitam que elas se proliferem.

Curiosidades Sobre as Baratas

Vamos conhecer algumas curiosidades sobre esse bichinho?

Barata com a Barriga para Cima
Barata com a Barriga para Cima
  • As baratas habitam o nosso planeta há mais de 300 milhões de anos.
  • Elas preferem se esconder em locais úmidos e escuros, portanto, podem ser encontradas tanto em florestas, quanto em ambientes domésticos como casas, aviões, banheiros etc.
  • Quando comparadas com outros insetos, as baratas são consideradas animais grandes.
  • Possuem uma espécie de “casca” que protege todo o seu corpo. Outro detalhe interessante é que são ótimas corredoras e podem se movimentar com muita agilidade. Algumas espécies são dotadas de asas.
  • Os sentidos das baratas são desenvolvidos e as antenas são essenciais no processo de caça da comida. Os cercos (uma espécie de pelos) ajudam da detecção de movimentos auxiliando a barata a identificar possíveis perigos.
  • Elas se alimentam de vegetais e animais. Nos ambientes urbanos podem comer tudo aquilo que encontram disponível, inclusive, lixo e animais em decomposição.
  • As baratas pertencem a classe dos insetos, a ordem dos Blattodea, a família dos Blattidae e ao gênero
  • As baratas podem sobreviver um mês sem a cabeça. Elas também podem passar semanas sem ingerir água e alimentos. Aquela massa esbranquiçada que encontrando quando matamos uma barata é responsável pela proteção dos seus órgãos e possibilita que o animal fique tantos dias sem nenhum alimento. Incrível, não é mesmo?

Nosso artigo acaba aqui. Caso tenha ficado alguma dúvida ou você queira deixar algum comentário é só seguir um pouco mais abaixo e nos deixar uma mensagem. Você imaginava que as baratas costumavam ficar de barriga para cima por conta da respiração?  Se você é daqueles que odeiam esse bichinho e quer mais ele fique longe, que tal compartilhar esse conteúdo com seus amigos e nas suas redes sociais para que eles saibam a forma de manter as baratas afastadas do nosso convívio?

Esperamos encontrar você mais vezes! Seja sempre muito bem-vindo (a) ao Mundo Ecologia. Até mais!

Veja também

Como Cuidar de um Bull Terrier Filhote: Cuidados e Doenças

Os primeiros exemplares do Bull Terrier eram todos brancos e se originaram na Grã-Bretanha por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *