Home / Animais / O Que Um Filhote De Lagartixa Come? Do Que Se Alimentam?

O Que Um Filhote De Lagartixa Come? Do Que Se Alimentam?

Se você tem medo de Lagartixa é bom que mude os seus conceitos! Este réptil é um dos maiores heróis do reino animal, é por causa dele que bichos perigosos como as aranhas e escorpiões, por exemplo, não chegam até a sua casa!

Você já viu um filhote de Lagartixa? Sabe como é o nascimento deste curioso bichinho? Se quiser descobrir mais sobre esta criaturinha super tranquila basta me seguir, pois hoje o meu objeto de estudo é este incrível réptil. Vamos começar!

A Alimentação da Lagartixa Filhote

Pode olhar para os cantos das paredes da sua casa, eu duvido que pelo menos uma Lagartixa não esteja perambulando por elas! Este bichinho anda para um lado e para outro a procura de insetos para comer, as vezes ele vai até a comida mas de vez em quando fica bem paradinho esperando que o seu alimento passe perto dele para que possa abocanhá-lo.

A Lagartixa é da família dos lagartos, se você tiver um olhar mais crítico verá que realmente ela se parece com eles, é claro que existe outras espécies de Lagartixa que possuem características mais próximas dos lagartos e que podem se parecer mais com eles.

Por mais que você esteja acostumado(a) a ver este réptil perambulando pela sua casa, fique sabendo que ele não é nada brasileiro, pelo contrário, ele pertence as longínquas terras africanas.

Agora o que você sabe sobre os filhotes de Lagartixa? A Lagartixa é uma espécie ovípara, seus filhotes nascem através de ovos!

Lagartixa na Parede
Lagartixa na Parede

Os filhotinhos de Lagartixa quando saem de seus ovos possuem uma cor meio esbranquiçada e um tamanho minúsculo, estes bichos se alimentam de pequenos insetos como a mosca por exemplo.

Uma Lagartixa pode chegar a 17cm, com um tamanho desses dá para imaginar o quão pequeno podem ser os filhotes deste réptil.

Uma lagartixa produz cerca de duas ninhadas por ano sendo que nascem apenas dois ovos, ela não é como os ratos que se reproduzem aos montes. Sabia que os pequenos bichinhos nascem depois de um longo tempo? Cerca de 32 a 48 dias!

Os ovos de Lagartixa são bem parecidos com os da galinha, porém, estes são em tamanhos menores, se você vê-los com certeza vai saber que não se trata de nenhum tipo de ovo de galinha. Cuidado para não come-los os confundindo com ovos de outros animais hein…brincadeirinha!

Filhote de Lagartixa
Filhote de Lagartixa

A Lagartixa enxerga muito bem, os estudiosos afirmam que mesmo no escuro elas conseguem ver perfeitamente. Existe um porém em toda esta perfeição em relação a visão deste réptil, da mesma forma que consegue enxergar bem, ainda sim possui uma sensibilidade muito intensa diante da luz. Os filhotes devem ser ainda mais sensíveis, visto que os seus corpos são mais frágeis.

Este réptil super famoso em nossas casas quando está em seu habitat natural, seja em matas ou áreas rurais, coloca cuidadosamente os seus ovos em cascas de árvores, nelas os seus filhotes ficam bem protegidos. Devo lembrar que pássaros como o Tucano adoram comer ovos de filhotes de aves, mas pode ser que também coma os da Lagartixa se por acaso os confundir com os de outras espécies.

Bom meu(a) amigo(a) leitor(a), agora você já sabe tudo a respeito da curiosa Lagartixa e também de seus pequenos filhotes, gostaria de lhe pedir para continuar um pouco mais comigo, pois agora vou lhe apresentar outras espécies de Lagartixa que com certeza você não conhece!

As Mais Curiosas Espécies de Lagartixa

Não posso começar este tópico sem lhe apresentar a Lagartixa Tokay, alguns dizem que o nome dado a este animal é por causa dos sons que ele emite.

Esta espécie de Lagartixa é extremamente bela, sua pele possui um tom azul mais claro com pintas na cor laranja, mas não se deixe enganar, toda esta beleza esconde uma fúria terrível, pois este belo bichinho é um especialista em morder e quando trava seus dentinhos em algo, dificilmente solta.

A Tokay é uma espécie que vaga pela noite a procura de coisas para comer e gosta bastante de viver a vida fixada nas árvores.

Rchacodactylus, eu duvido que você consiga pronunciar este nome rapidamente sem errar, esta é mais uma espécie de lagartixa super bonita e curiosa. Ela possui uma pele áspera com uma característica bem semelhante à dos lagartos, isso não é novidade visto que estes dois bichos pertencem à mesma família.

O tom de pele da Rchacodactylus é alaranjado e o corpo dela lhe rendeu o apelido de “Lagartixa Cristada”, tudo isso por causa da crista que ela tem que se estende desde os meios dos seus olhos até as suas costas.

Esta Lagartixa não pode ser vista aqui no Brasil, ela pertence as ilhas das Filipinas, um lugar completamente paradisíaco e belo, vale a pena visitar um lugar desses.

Agora se você está querendo ver uma espécie super excêntrica e que até mesmo os estudiosos não possuem muitas informações sobre ela, então conheça agora a Lagartixa Pintada, com sua pele roxa, rosada e cheia de pequenas pintas, ela consegue encantar qualquer um.

Sabe aquelas espécies que possuem um nome tão óbvio que só de lê-lo você já pode ter uma ideia de como o animal é? Então, o que me diz da Lagartixa de Cauda Azul? Por acaso você consegue imaginar o porque deste animal ter um nome assim? É algo tão intuitivo que dá para compreender logo de cara!

Com uma beleza incrível, a Lagartixa de Cauda Azul possui um tom azulado escuro super bonito e cheio de pintas vermelhas, ela tem uma mistura de cores bem legais: suas costas possuem uma cor azul escura, nas laterais o tom predominante é o verde e no seu focinho há um tom roxo claro. Viu que mistura interessante?!

Esta é mais uma daquelas espécies que você olha e fala: nossa que incrível! A Lagartixa Gato ganhou este curioso nome pelo fato de dormir enrolada com a sua cauda assim como os gatos. Como são interessantes estes repteis não é verdade?!

Bom, espero que tenha gostado desta interessante matéria, em breve tem mais!

Até a próxima!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *