Home / Animais / O Que Atrai as Traças? Como Elas Surgem?

O Que Atrai as Traças? Como Elas Surgem?

Dois tipos de traças são bem conhecidas no Brasil: a traça de livros e a traça de roupas. No artigo de hoje vamos falar sobre esse bicho, que apesar de pequenino, causa muito estrago por onde é encontrado. Confira:

O Que São Traças?

As traças são pequenos insetos que podem ser considerados pragas urbanas e podem ser encontradas com mais frequência em papéis, tapetes, roupas, comidas armazenadas e sofás. Os tipos de traças mais frequentes são as traças de livros, traças de roupas e um terceiro grupo que prefere os alimentos em dispensas.

Apreciam locais com umidade e que possuem acúmulo de diversos tipos de objetos e algum tipo de sujeira e poeira. São pequenos, não medem mais que um centímetro e meio não têm asas. Além disso, independente da sua idade, possuem uma aparência muito peculiar que exibe um corpo longo e chato.

Preferem atacar durante a noite e possuem agilidade de movimento conseguindo se esconder com muita rapidez em buracos, frestas, caixas e móveis. Possuem preferência por locais escuros e úmidos.

Traça de livro
Traça de livro

O Que Costuma Atrair Traças?

Embora não façam mal para a saúde dos seres humanos, as traças causam muitos prejuízos e desconforto por onde passam. O que costuma atraí-las é o acúmulo de revistas, livros e papéis velhos. Em outras palavras, o que mais faz com que as traças apareçam é a falta de limpeza e a presença de poeira acumulada.

Dessa forma, a melhor maneira de evitar as traças é prevenir que os espaços acumulem sujeira ou determinados tipos de materiais, como as caixas de sapatos e eletrodomésticos. Não esqueça de caprichar na limpeza de rodapés, frestas e não esqueça de usar o aspirador de pó para eliminar completamente a poeira que serve de alimento para as traças.

No caso das roupas, é preciso ficar bastante atento para forma que armazenamos nossas vestimentas. Evite colocar suas roupas em locais úmidos ou com algumas partes delas ainda molhadas. Mas caso  já tenha encontrado uma infestação de traça em suas roupas, coloque-as em sacolas plásticas e deixe no freezer. Essa técnica permite que os ovos restantes acabem não se proliferando.

Como Acabar Com as Traças

Um método natural para afastar as traças é colocar folhas de louro em locais fechados como gavetas e depósitos. Outro ingrediente natural que também afasta as traças é cravinho, comumente utilizado em sachês que podem ser colocados nos diversos locais que costumam ser acessados pelos animais.

No caso específico de traças que atacam os livros você pode fazer uma espécie de armadilha natural para surpreendê-las. Separe goma, farinha, açúcar, ácido bórico (pode ser encontrado em pó) e água. Misture tudo até que forme uma cola consistente.

Coloque a cola nos locais em que as traças costumam aparecer. Separe pequenas tampas e preencha com o conteúdo.  Os resultados serão incríveis!

Traça de parece saindo do casulo
Traça de parece saindo do casulo

Outra forma natural de eliminar as traças é a utilização de extrato de neem. Esse composto natural é excelente pois não apresenta malefícios para os seres humanos e para os animais domésticos. É como se fosse uma espécies de “inseticida natural” . Limpe a sua casa com cuidado e em seguida aplique o extrato e certamente irá manter as traças bem afastadas.

O extrato de neem é prejudicial para as abelhas, portanto, se você tem jardim em casa é aconselhável que a aplicação seja feita distante das plantas. Outra alternativa mais natural para o combate das traças é um composto muito encontrado em produtos de limpeza sustentáveis que se chama limoneno.

Encontrados nos óleos de laranja e limão ele traz bons resultados para o combate de traças. Pingue algumas gotinhas do limoneno nas gavetas e armário e garanta que as traças fiquem bem longe desses ambientes. Alguns produtos de limpeza encontrados nos mercados, inclusive, possuem esse componente e também podem ser usados eliminar esse temido bichinho.

Do Que as Traças se Alimentam?

As traças de livros gostam de usar o amido presente nessa substância para a sua alimentação. Portanto, colchas, cortinas, roupas e até mesmo adesivos de parede podem ser alvos das traças. Os livros, claro, também são fontes de alimento para as traças e podem ser completamente destruídos quando o inseto se prolifera em grandes quantidades.

Caso você tenha uma biblioteca é casa é muito importante ficar atento para a limpeza do local. As traças comem as folhas e até mesmo a cola que é utilizada nas publicações. Nem mesmo a tinta escapa do ataca desses bichinhos.

As traças de roupa são atraídas pela queratina. As mariposas formadas (forma adulta das traças) não costumam atacar as roupas, mas são capazes de por ovos que acabam dando origem aos filhotes (traças) que atacam as vestimentas. De forma geral, as roupas sintéticas não são alvo das traças, já que não possuem queratina.

Por fim, deixamos algumas pequenas dicas que poderão ajudar muito no combate das traças.

  • Evite deixar roupas empilhadas. Também evite acomodá-las em locais escuros e que tenham umidade. Vale a pena retirá-las para tomar sol de tempos em tempos.
  • Roupas que não são vestidas com muita frequência devem ser lavadas e passadas com um ferro quente.
  • Roupas com sujeiras podem atrair as traças. Não guarde elas no armário antes de lavá-las, ok?
  • Limpeza e organização são as palavras de ordem no combate às traças.

Ficou alguma dúvida sobre como evitar as traças? Você pode nos deixar um comentário, sugestão logo abaixo. Que tal compartilhar esse artigo com seus amigos e nas redes sociais?

Veja também

Alimentação da Mariposa: O Que Elas Comem?

As mariposas são insetos voadores muito semelhantes às borboletas. Como todos os insetos, o corpo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *