Home / Animais / Urso-Negro: Características, Peso, Tamanho, Habitat e Fotos

Urso-Negro: Características, Peso, Tamanho, Habitat e Fotos

Os ursos são, em grande parte, de ordem carnívora e existe no mundo uma infinidade de espécies que vão desde o urso pardo até o grande urso polar. Dentre tantas espécies algumas são mais conhecidas, como é o caso do urso-negro. Este animal pode ser encontrado em países como o México, Estados Unidos e o Canadá, mas o fato de ser uma espécie bem conhecida se dá por sua presença, bem frequente, nos parques dos Estados Unidos.

Urso-Negro: Características

Urso-negro, também chamado de baribal, é um animal norte americano que pode ser encontrado no Alasca e também ao Norte do México. Geralmente esta espécie vive por 15 anos mas há casos em que este animal chegou aos 40 anos de idade. Apesar de ter o nome de urso-negro, ele pode ter a pelagem nas cores marrom, bege e até branca. Estas variações de coloração da pelagem são consideradas como subespécies.

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Carnívora
  • Família: Ursidae
  • Gênero: Ursus
  • Espécie: Ursus Americanus

Quando falamos de peso, o urso-negro é uma espécie bem considerável podendo chegar à casa dos 360 Kg. A altura deste animal passa de um metro, até a cernelha(região proeminente nos grandes quadrúpedes onde se unem as espáduas em forma de cruz) e atinge a marca de 2,20 m de comprimento.

Urso-Negro: Dieta

Assim como todo os ursos, o baribal é um animal que tem uma aparência bem robusta e grandiosa, aparentando ser muito feroz. O que impressiona é que grande parte de sua dieta é baseada em material vegetal (gramíneas, nozes, raízes e frutos), o complemento de sua alimentação é formada de carne, onde ele se alimenta de peixes e de mamíferos pequenos, além disso o urso-negro é um grande fã do mel e também adora, em estações mais quentes, caçar o salmão que costuma saltar dos rios. Algo curioso é que este animal é um “ladrão ambulante”, há muitos casos de que o urso negro vasculhou depósitos onde os homens guardam resíduos.

Urso Negro se Alimentando

Como sabemos, os ursos são animais que passam algum tempo hibernando e para que eles possam ter este período, eles costumam se alimentar de frutos silvestres para acumular gordura. Um urso de tamanho médio pode passar um tempo de até 12 horas por dia se alimentando.

Urso-Negro: Habilidades

O baribal, apesar de pesado, pode alcançar a velocidade de 50 Km/h. Desde pequeno este animal tem a capacidade de subir em árvores e montanhas. Seus olhos são bem pequenos, com isso sua visão não é das melhores, em contrapartida, a audição e o olfato são sentidos bem aguçados. Outro fator interessante é que ele possui o focinho bem comprido, essa característica permite que ele consiga captar alimento entre as árvores e folhas.

Urso-Negro: Habitat

O urso-negro pode variar muito o local onde fica devido às mudanças de estação, normalmente é encontrado em florestas de regiões subárticas que são próximas a nascentes de rios. Quando o verão chega, o urso-negro dá a preferência por áreas florestais, já durante a primavera ele tende a ficar mais próximo dos rios para se alimentar dos peixes.

Algo interessante é que as regiões onde o urso-negro é geralmente encontrado são áreas onde o urso castanho(predador ocasional) também vive, isso tende a gerar alguns problemas de identificação pois, como dito anteriormente, o urso-negro também pode ter a coloração marrom.

Urso-Negro: Reprodução

Existem dois fatores bem importantes que estão diretamente relacionados com o índice de reprodução do urso negro, são estes: a localização geográfica e a disponibilidade de alimento. Segundo pesquisadores, o tamanho das ninhadas e a maturidade sexual varia bastante das regiões norte para sul e oeste para a leste.

A fêmeas de maior tamanho podem criar até 6 filhotes, mas o mais comum é que elas tenham no máximo 3. A primeira ninhada é criada por um tempo estimado de 5 anos, as outras crias passam um período menor. O intervalo entre cada cria é de aproximadamente 2 anos, mas se os filhotes morrerem antes da época reprodutiva este período pode ser menor.

Um hábito bem comum deste animal é, no caso da apenas um filhote, abandonar a cria pois passar 2 anos cuidando de apenas um descendente não é algo vantajoso.

Urso-Negro: Hibernação

Se entende por hibernação, o estado em que o organismo de alguns animais passa durante uma estação fria, mais precisamente o inverno. Quando falamos no urso-negro, o processo de hibernar culmina na redução de seu metabolismo. Ele procura por ambientes como tocas abandonadas, troncos que estejam ocos e até árvores caídas.

Durante este processo, há no organismo do animal uma redução da taxa respiratória, batimentos cardíacos e também da temperatura corporal, fazendo com que ele entre em um estado de sonolência e de total inatividade, poupando assim mais energia. Estudos feitos na Universidade do Alasca afirmam que o número de batimentos cardíacos cai de para 9 por minuto, já a média de queda da temperatura corporal pode chegar aos 6 graus.

Urso-Negro: Caçada e o Estado de Conservação

Como nos Estados Unidos a prática da caçada é permitida, o urso-negro torna-se um dos alvos mais comuns dos caçadores. Mesmo com uma imensa quantidade de animais, chegando à marca de 800.000, e ocupando a posição de menos preocupante na escala de conservação que é monitorada pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), acredita-se que este animal pode se extinguir em alguns anos.

O Urso-negro: Cinema e Curiosidade

Os Estados Unidos é um pais muito conhecido por suas animações, com o urso-negro não é diferente. O filme “Os Sem Floresta” é um grande sucesso e tem como principal personagem um urso-negro(Vincent).

Além disso, o baribal já deu as caras em um estabelecimento, no ano de 2013 um empresário teve uma surpresa um tanto desagradável em sua loja de chocolates em Estes Park, no Colorado. Durante a noite um filhote de urso-negro invadiu a loja, conforme imagens das câmeras o animal quebrou a tranca e entrou no ambiente onde se deleitou em 40 Kg de chocolate.

O mais engraçado é que todo o restante da loja permaneceu intacta, o animal se movimentou entre as prateleiras sem causar nenhum grande dano. O fato engraçado rendeu ao proprietário um aumento significativo de vendas após o ocorrido. Segundo ele, as pessoas chegavam à loja pedindo o chocolate que o tal urso havia escolhido.

Veja também

Terrário para Jibóia Onde Encontrar? Qual o Tamanho Ideal?

A jibóia (nome científico Boa constritor) está entre os reptéis de estimação mais queridos. Mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *