Home / Animais / Características Do Morcego: Nome Científico E Fotos

Características Do Morcego: Nome Científico E Fotos

Os morcegos são animais totalmente incríveis que existem na natureza. Podem existir em várias cores, tamanhos, pesos. Podem comer insetos, frutas ou sangue. Podem voar e nadar. Eles são incríveis.

Ainda são úteis para o nosso ecossistema, estabelecendo um equilíbrio nas cadeias alimentares, além de serem usados também em pesquisas científicas.

Mas os morcegos também podem estar no imaginário das pessoas como sendo os vampiros que sugam e bebem sangue dos humanos, os atacam e os comem vivos.

Para acabar com todos esses mitos, boatos e mistérios sobre os morcegos, hoje iremos aprender tudo que há para saber sobre eles.

Características

A característica principal que difere os morcegos de outros mamíferos são suas asas, que se formam a partir de uma fina membrana que irá percorrer desde entre os dedos até as patas e que se conectam com a lateral do corpo, formando, assim, as asas.

Para se diferenciar das aves, os morcegos não possuem suas asas suportadas e compostas por ossos. No entanto, o morcego é o único mamífero que realmente consegue voar, exatamente igual os pássaros.

Os polegares dos morcegos possuem algumas garras, e também possuem cinco dedos, igual nós humanos, e isso permite que eles consigam carregar seus alimentos, ou se segurarem nos galhos das árvores.

Com um hábito noturno predominante entre as espécies, foi espalhado um boato de que os morcegos teriam uma visão muito ruim. Na verdade, eles conseguem enxergar em preto e branco, e fora isso, possuem uma audição e olfato muito bem desenvolvidos, o que os auxilia na movimentação.

Os dentes dos morcegos costumam variar bastante de espécie para espécie. Isto, porque, como alguns comem frutas, alguns comem sementes e outros insetos, a evolução da arcada dentária foi diferente para cada um.

Então os morcegos podem ter muitos ou pouco dentes, molar mais ou menos forte, mais ou menos afiados e pontudos, tudo vai depender do que o morcego se alimenta.

Além dos cinco sentidos conhecidos e usados pelos humanos, os morcegos possuem um sexto chamado de eco localização. Como funciona? Explicando de uma forma simples, basicamente, os morcegos conseguem emitir uma frequência, que os humanos não conseguem ouvir, e essa frequência bate nos objetos ou obstáculos e voltam para os morcegos. Desta forma, eles conseguem saber o que há na frente, e aos lados, podendo se desviar com maior facilidade.

Nome Científico E Fotos

Os morcegos são os mamíferos que estão em segundo lugar na maior variedade de espécies. Inclusive, entre os mamíferos que são conhecidos, cerca de 25% são morcegos. É um número impressionante.

Com mais de mil espécies, é muito difícil um consenso para o nome científico geral dos morcegos. No entanto, é possível dizer que ele pertence a ordem Chiroptera, e a mesma classe dos mamíferos.

Existem duas subordens muito famosas, são elas: Megachiroptera e Microchiropeta. A diferença entre as duas reside no fato de que a primeira são os morcegos conhecidos como raposa-voadoras, e o segundo são os morcegos menores.

As espécies consideradas raposa-voadoras são morcegos maiores, que se alimentam de frutas, e possuem um rosto muito peludo, grande e castanho claro, o que pode ser confundido com raposas, daí o seu nome.

Os outros morcegos, da segunda subordem, são os morcegos menores, que se alimentam de frutas, sementes, e três espécies específicas, as hematófagas, se alimentam de sangue animal.

A classificação do morcego, então, antes das famílias e espécies, pode ser descrita como:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Infraclasse: Placentalia
  • Ordem: Chiroptera

Entre as famílias, são conhecidas cerca de 17, os gêneros conhecidos são cerca de 177 e 1116 espécies.

Alimentação

Morcego se Alimentando
Morcego se Alimentando

Como foi citado no início, os morcegos possuem uma alimentação muito variada. E isso é ótimo, pois permite que eles sempre consigam estar bem alimentados e saudáveis.

Os alimentos que os morcegos comem variam desde sementes, insetos, frutas, folha, néctar, sangue, folhas, entre outros. No entanto, 70% de todos os morcegos preferem comer insetos. No território brasileiro, 50% dos morcegos preferem plantas.

Por ser bem variado o tipo de alimentação dos morcegos, alguns podem comer mais do que um alimento, enquanto alguns poucos, irão comer apenas um tipo de alimento, como é o caso dos morcegos-vampiros, que se alimentam de sangue.

Para resumir de uma forma geral, os morcegos podem ser divididos em três grupos de hábitos alimentares: fitófagos, onívoros e animalívoros.

O primeiro grupo, os animalívoros, se encontra os morcegos que irão comer insetos, aves, peixes, rã ou sapos. Existe os famosos e temidos morcegos-vampiros. Esses últimos se alimentam de sangue, mas calma, no mundo inteiro há apenas 3 espécies.

O segundo grupo, dos fitófagos, irão comer partes das plantas, como frutas, néctar ou o pólen, as folhas e as sementes. Esse é o tipo de alimentação mais comum dentre os morcegos.

O terceiro grupo, dos onívoros, são os morcegos que não possuem grande preferência por um alimento ou outro. Podem comer as plantas as frutas, o sangue ou as folhas em quantidades similares ou variadas. A principal espécie, como exemplo, deste tipo, é a Phyllostomus hastatus.

Habitat

Os morcegos são um dos animais mais bem adaptados do mundo. Por terem uma alimentação bem variada, conseguem morar e se abrigar em qualquer parte do mundo, já que em cada cantinho, existe pelo menos alguma coisa que o morcego irá comer.

No entanto, eles preferem locais com climas tropicais, ou seja, muito mais fácil encontrar eles nas partes tropicais do globo. Nas regiões mais frias, como o polo, o morcego não irá conseguir viver, sendo uma das únicas exceções.

Os morcegos podem viver em florestas, encontrando abrigos em cavernas, galhos de árvores ou buracos. Alguns morcegos podem viver também nos grandes centros urbanos, encontrando abrigos em prédios, buracos nos concretos, construções ou locais abandonados, assim como nos sótãos de casas.

Morcego Voando
Morcego Voando

Os morcegos possuem hábitos noturnos, por isso, irão preferir também locais escuros e úmidos para hibernarem ou descansarem durante o dia.

Em resumo, qualquer local que você for, poderá encontrar um morcego de uma espécie e com hábitos diferentes.

E aí, gostou? Agora você já sabe tudo o que há para saber sobre os morcegos.

Veja também

História do Guepardo e Origem do Animal

Um dos felinos mais conhecidos do mundo, conhecido especialmente por sua velocidade, é o guepardo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *