Home / Animais / Mordida de Jararacuçu

Mordida de Jararacuçu

Não é incomum encontrar pessoas que já se depararam com alguma serpente em sua vida. Algumas delas até mesmo já foram picadas! Também, só no país, existem cerca de 390 espécies catalogadas. Você já foi picado? O que você fez quando isso aconteceu? Se nunca foi, saiba como pode se prevenir para que isso nunca aconteça!

Infelizmente, esse tipo de acidente aqui no Brasil é muito comum. Turistas andando nas matas sem o devido conhecimento e, principalmente, trabalhadores rurais que não estão com o devido equipamento, são os mais feridos por esse tipo de animal.

É bom ter conhecimento sobre esse tipo de picada, nunca sabemos quando iremos precisar, não é mesmo? Porém, é importante frisar que fazer um diagnóstico por conta própria pode ser perigoso! Se for picado, corra o mais rápido possível para um pronto-socorro!

O que fazer quando se é mordido por uma serpente? Quais os devidos cuidados que você deve ter para não ocorrer esse acidente? O que mais eu devo saber sobre esse assunto? Confira aqui neste artigo todas as informações necessárias!

Informações Sobre a Jararacuçu

O mais importante que você deve saber é: Quando avistar uma, fuja! Não tente matar, ou, se possível, ligue para a polícia ambiental de sua cidade. Eles estão preparados para lidar com esse tipo de situação e, com toda certeza, saberão tomar a medida mais viável para a ocorrência.

As características dessa cobra são bem peculiares. Sua coloração varia entre a cinza, rosa, amarelo, marrom e preto. O que pode ser mais fácil de ajudá-lo a identificar uma são suas manchas triangulares marrom-escuras.

É encontrada em poucas partes do Brasil, somente em Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso. Porém, já houve algumas ocorrências de ataques dessa espécie no Rio Grande do Sul e em Roraima. Na América do Sul, ela ainda é encontrada na Argentina, na Bolívia e no Paraguai.

Seu bote pode alcançar o tamanho da serpente. Por exemplo, se ela mede 2 metros, o seu ataque também pode chegar até este comprimento! Aliás, essa medida é o tamanho máximo que ela pode medir.

O Bote da Jararacuçu
O Bote da Jararacuçu

Ela é uma das cobras que mais mordem no Brasil. A ocorrência de acidentes com ela está entre as três maiores. Só perde para os ataques da cascavel e da surucucu.

Seus ataques são frequentes, pois, por causa de sua coloração, elas ficam quase impossíveis de serem detectadas. Mesmo para quem está treinado, é bem difícil localizá-la em seu habitat natural.

Sua caça é realizada no período da noite, já que no dia, elas preferem ficar expostas ao sol para se aquecer.

Um dos motivos por ela ser temida é a quantidade de veneno que possui. Dentre as espécies brasileiras, ela é uma das que mais consegue reter toxinas e lançá-las de uma vez só na sua presa.

O que Deve ser Feito Quando Você for Mordido Por uma Cobra?

A maioria delas não possui perigo aos seres humanos, pois, preferem se esconder ao máximo e só dão o bote quando estão com um sentimento de ameaça. Por isso é importante falar que não deve fazer nada contra uma serpente!

Picada de Cobra na Perna
Picada de Cobra na Perna

Porém, caso você tenha se acidentado com uma delas, siga esses passos:

  • Lave a ferida com sabão e água ou soro fisiológico. Não passe nenhum medicamento em cima da ferida!
    Lavar a Ferida da Picada
    Lavar a Ferida da Picada
  • Por mais que o susto e o medo estejam à tona, é importante que o paciente fique deitado e sem agitação nenhuma. Assim, o sangue não se espalha com tanta facilidade e, consequentemente, o veneno também não.
  • A água é essencial nesse caso. Dê a pessoa que foi picada pequenos goles em intervalos curtos, para que ela fique sempre hidratada;
    Homem Dando Água à Vítima de Picada de Cobra
    Homem Dando Água à Vítima de Picada de Cobra
  • Por mais que você identifique a cobra que te picou, é importante que você não tente se salvar sozinho. Vá até um hospital que está por perto e deixe que os especialistas cuidem do seu ferimento da maneira mais apropriada;
    Após Picado Vá Direto ao Hospital Para Que Profissionais Possam Tratar a Picada
    Após Picado Vá Direto ao Hospital Para Que Profissionais Possam Tratar a Picada
  • Se possível, leve o animal junto para o hospital. Isso pode ser perigoso, pois, em algumas vezes, ele pode estar vivo. Mas, há algum meio de capturá-lo, faça isso. Quando o animal é identificado, o soro utilizado é mais apropriado, fazendo com que o tratamento do paciente seja mais efetivo. Caso não consiga pegá-lo, uma foto ou filmagem é o suficiente.
    Se Possível, Leve o Animal Junto Para o Hospital, Para Um Melhor Atendimento
    Se Possível, Leve o Animal Junto Para o Hospital, Para Um Melhor Atendimento

O que Não Deve ser Feito!

Quando uma jararacuçu te morder, você não deve fazer, em hipótese nenhuma, o que será listado:

  • Tentar retirar o veneno com o método da sucção. Isso é um mito, infelizmente, muito propagado;
  • Não faça torniquetes para tentar fazer o veneno “parar” no local;
    Não faça Torniquetes Para Tentar Fazer o Veneno “Parar” no Local
    Não faça Torniquetes Para Tentar Fazer o Veneno “Parar” no Local
  • Não faça nenhum corte;
  • Não use nenhum outro produto além de água, sabão ou soro fisiológico. Utilizar qualquer outro produto além desses pode comprometer a cura da ferida;
  • Não dê nenhum medicamento ou bebida alcóolica.

Use Todas Essas Informações Para se Prevenir de um Ataque!

Pode ser apavorante ter que lidar com a mordida de uma jararacuçu. Entretanto, você não pode ficar amedrontado. Isso pode comprometer a sua vida! Elas são perigosas. Você, com toda certeza, deve evitar os locais em que você sabe que esta espécie se encontra.

Se, mesmo assim, você tiver que adentrar em um lugar que ela vive, tome os devidos cuidados. E, caso venha acontecer um acidente com essa serpente, pelo menos, todas as medidas que você pode tomar foram informadas.

Tudo o que foi dito aqui serve tanto para se prevenir quanto para objeto de estudo! As serpentes são animais fascinantes, mas, nem todas elas podem ter contato direto com o ser humano sem a devida proteção!

Veja também

Top 5 Canis de Bullmastiff no Brasil Para Comprar Com Segurança

Ao desejar adquirir um cão de raça pura, desde  labradores aos caçadores de trufas Lagotto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *