Home / Animais / Crustáceos do Manguezal: Espécies e Fotos

Crustáceos do Manguezal: Espécies e Fotos

Manguezais são ecossistemas riquíssimos e com uma imensa variedade de vida animal e vegetal. São lugares próximos à praia, onde a água doce mescla com a água salgada, resultando em um solo muito rico, que facilita a proliferação de diferentes espécies. Os principais tipos de mangue são: mangue vermelho, mangue branco e mangue preto.

O Brasil é o país onde os manguezais estão mais presentes, abrangem praticamente todo o litoral do país, do Amapá até Santa Catarina. Mas também podem ser encontrados na África, Ásia e Oceania.

Diferentes espécies de seres vivos habitam os manguezais, desde minúsculos moluscos, como também mamíferos, répteis, peixes e crustáceos.

Neste artigo vamos falar especialmente dos crustáceos que habitam este determinado ecossistema, mas falaremos também algumas características, peculiaridades e curiosidades dos incríveis animais que vivem em meio aos manguezais.

O Mangue e o Manguezal

Devemos nos atentar, pois mangue não é a mesma coisa que manguezal. Mangue são as vegetações, uma espécie arbórea que se prolifera nas alagações, característica específica do ambiente ao qual ela constrói, denominada manguezal.

Existem três principais tipos de mangue. O mangue vermelho, mangue branco e o mangue preto. Cada um possui suas características e especificidades; porém, o mangue branco é mais semelhante ao preto do que ao vermelho.

Manguezal
Manguezal

Eles estão presentes em uma vasta área do nosso país, praticamente em todo o litoral.

Com a movimentação das marés e com a grande quantidade de nutrientes no solo, o manguezal atrai diversos animais de diferentes espécies. Vamos conhecer a seguir alguns deles.

Seres Vivos do Manguezal

Muitas espécies utilizam o manguezal apenas para procriarem e desenvolverem seus filhotes, depois retornam ao mar.

Desta maneira, muitos caranguejos, camarões buscam as águas do manguezal para colocar seus ovos, pois as águas do mangue possuem um grau de salinidade maior que as outras, fato que beneficia e facilita, além é claro, dos inúmeros nutrientes que estão presentes nesta água.

Existem também os animais que apenas passam pelo mangue, para caçar e capturar suas presas, como é o caso de diversas aves; que alimentam-se de peixes e pequenos moluscos, mas que não são habitantes fixos do manguezal.

Existem os habitantes fixos também, que por sinal são os mais presentes, que são os peixes, crustáceos e os moluscos.

Conheça agora os animais que estão presentes em abundância nos manguezais do mundo inteiro.

Peixes

Os peixes são os animais em maior quantidade nos manguezais. Eles podem ser encontrados com facilidade neste ecossistema.

Eles frequentam o mangue principalmente para a reprodução e também para alimentação, já que é um ambiente rico em nutrientes e possui pequenos seres microscópios. São exemplos de peixes que habitam os mangues: Tainhas, Sardinhas, Garoupas, entre muitos outros.

Eles podem tanto passar a vida toda no mangue, como também apenas esperar a reprodução e voltar ao mar. Muitos peixes, principalmente os que são voltados para a reprodução comercial dependem do mangue para sobreviver e para a proliferação da espécie.

Moluscos

Moluscos também habitam os mangues, assim como os peixes, eles estão grande quantidade. Há uma espécie de ostra-do-mangue que vive em meio às raízes do mangue vermelho; elas fixam-se nas raízes do mangue e se acomodam por lá. Uma série de moluscos vivem nas águas do manguezal.

Mamíferos

Quando nos referimos aos mamíferos, podemos citar a lontra, o guaxinim, entre outros que vão ao mangue apenas para caçar e se reproduzir, como muitos outros animais; mas especialmente estes que realizam ações de caça dentro de um manguezal.

Aves

As aves, assim como os mamíferos, frequentam o manguezal principalmente para a caça e para capturar pequenos moluscos, peixes, entre outros seres vivos que vivem nesses habitats. Além dos moluscos, eles são capazes de capturar os ovos de muitas espécies que os posicionam próximos a superfície. E desta maneira, obtém uma fácil alimentação.

Algumas aves que habitam os manguezais são: o Figuinha-do-Mangue, Saracura-do-Mangue, o Papa-Lagarta-do-Mangue, Garças, entre muitos outros.

A seguir vamos falar dos Crustáceos, os habitantes mais famosos do manguezal. Eles são habitantes fixos e estão em grande quantidade neste habitat.

Crustáceos do Manguezal: Espécies e Fotos

Os crustáceos habitam locais onde possam ter contato com a água como também com o meio terrestre. Eles podem viver tanto em água doce, como salgada.

Eles são da família Crustacea, que fazem parte os camarões, as lagostas, tatuís, percebes, os siris, os caranguejos, entre muitos outros, estima-se que existam mais de 60.000 espécies nesta família; que estão na água doce, na salgada e alguns até no meio terrestre.

Mas quando falamos do manguezal, dos seres que habitam este ecossistema, os que mais se destacam são os caranguejos. Algumas espécies nascem, crescem e morrem no ambiente, que é totalmente propício para o desenvolvimento deles. Eles ficam escondidos embaixo da lama, em galerias que eles mesmo cavam, mas também são vistos com facilidade subindo em troncos ou mesmo nas raízes de árvores

Vamos conhecer algumas espécies de caranguejos que habitam os manguezais.

Uçá (Ucides Cordatus)

O caranguejo Uçá habita o manguezal e alimenta-se sobretudo das sementes e do fruto do mangue preto, mas é claro, também consome moluscos e mexilhões.

Os caranguejos Uçás são muito procurados para a culinária, sendo assim de extrema importância econômica para a região onde habita.

No Pará e no Maranhão eles foram muito capturados, sobretudo nos anos 90, obrigando o ICMBIO interferir e colocar a regra de que era necessário os animais terem no mínimo 60 milímetros para serem capturado.

Aratu (Goniopsis Cruentata)

O Aratu possui um corpo mais achatado e é maior que o Uçá. Sua carapaça é de coloração escura e suas patas são avermelhadas.

Eles alimentam-se principalmente de sementes e frutos oriundos do próprio manguezal, como também de animais em decomposição, moluscos e mexilhões. Eles também são conhecidos como Aratu-Vermelho e Aratu-do-Mangue.

Guaiamum (Cardisoma Guanhumi)

O Guaiamum é um caranguejo considerado de grande porte. Possui a coloração corporal azul, azul clara, podendo alcançar até 10 centímetros de comprimento e pesar por volta de 500 gramas.

Os machos da espécie possuem pinças desiguais (uma maior que a outra) e as fêmeas possuem as duas igual.

É uma espécie muito utilizada na culinária de alguns estados brasileiros. Mas que com o passar dos anos vêm sofrendo muito com a extinção.

 

Veja também

Qual o Maior Urso que já Existiu?

Animais fascinantes, os ursos já povoam a Terra a milhões e milhões de anos. Pra …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *