Home / Animais / Qual o Valor de Uma Jiboia? Preço e Como Ter Uma Em Casa

Qual o Valor de Uma Jiboia? Preço e Como Ter Uma Em Casa

Uma jiboia pode ser um animal de estimação incrível para qualquer entusiasta de répteis ou cobras, mas ela exige cuidados adequados para viver uma vida saudável ​​e segura. Se você está considerando ter um animal desses, deve querer saber qual o valor de uma jiboia e como ter uma em casa.

Neste artigo você aprenderá como se certificar de atender às necessidades do animal antes de adotar seu novo membro da família. Confira!

Um Pouco Sobre a Jiboia

Essas cobras pesadas e grandes são nativas da América do Sul e partes do Caribe. Elas são encontradas em vários habitats, desde densas florestas tropicais até condições semiáridas e desérticas. A maioria das jiboias é mais feliz em condições tropicais com umidade adequada, e os criadores precisam estar preparados para fornecer esse tipo de ambiente.

Essa espécie de animal é capaz de escalar, especialmente quando jovem. Mas a cobra madura é mais terrestre e não precisa de opções de escalada extensas. Os exemplares são cobras noturnas, sendo mais ativas à noite, descansando e se aquecendo durante o dia.

As jiboias variam em tamanho, mas podem ter de 1,5 até 3 metros de comprimento quando maduras, o que requer um alojamento maior. Elas podem viver de 25 a 30 anos, e os donos de animais precisam estar preparados para esse compromisso vitalício. Com cuidados de qualidade e excelentes condições de vida, alguns animais vivem há 40 anos ou mais.

A maioria disponível no comércio de animais é criada em cativeiro. Independente de qual o valor de uma jiboia é preciso saber que ela geralmente tem um temperamento mais dócil do que as cobras capturadas na natureza.

As cobras criadas em cativeiro são preferidas, não apenas porque estão mais acostumadas a cercos e contato humano, mas também porque sua hist

Atendendo às Necessidades da Sua Jiboia

Um bom cuidado é essencial para manter uma jiboia saudável e contente. Isso maximiza o potencial de crescimento e proporciona uma vida útil longa. Ao planejar ter esse pet exótico, considere:

Tamanho Do Local

Jovens e pequenas jiboias podem ser felizes em uma grande instalação de aquário. Entretanto, à medida que as cobras crescem, elas precisam de locais maiores com pelo menos 3 m² de espaço. Depois de saber qual o valor de uma jiboia, saiba que um bom alojamento para ele deve ser grande;

Segurança do Alojamento

Essas cobras poderosas podem ser incríveis artistas de fuga. Arrume um jeito de deixar tudo em segurança e de forma adequada para impedir que os pets saiam. Grades com travas são altamente recomendadas, principalmente para cobras maiores e mais velhas. Ganchos simples podem facilmente manter a segurança de filhotes;

Privacidade

Como todos os animais de estimação, as jiboias precisam de um local privado para se retirar quando se sentirem estressadas ou assustadas. Os locais podem ser caixas simples com um orifício de entrada na lateral, túneis mais elaborados ou toras ocas.

Jiboia de Estimação
Jiboia de Estimação

O tamanho deve ser um pouco maior que a cobra, para que ela possa se enrolar em segurança. Cada gabinete deve ter 2 ou 3  lugares assim, incluindo um no lado mais quente da gaiola e outro no lado mais frio;

Temperatura

Essas cobras preferem habitats que variam de 28 a 34º C durante o dia, caindo apenas para 25 a 29º C à noite. Também é necessária uma área de aquecimento mais quente que varia de 32 a 38º C para ajudar esses répteis a regular a temperatura do corpo.

Mas tome cuidado para que nenhum elemento de aquecimento seja exposto, pois esses pets podem ser facilmente suscetíveis a queimaduras. Depois de verificar qual o valor de uma jiboia, verifique se terá condições de manter todos os cuidados.

Use um termômetro para monitorar a temperatura do cativeiro e verifique se um lado está quente e outro frio. Assim, a cobra poderá se mover até a temperatura que preferir.

Umidade

Os habitats tropicais onde as jiboias são nativas geralmente são muito úmidos, devendo ter entre 60 e 70% de umidade. Use um monitor de umidade para acompanhar a umidade do ar. Uma tigela larga e rasa de água no tanque pode ajudar a fornecer o que é preciso.

Piso

O substrato do compartimento deve ser confortável para a cobra e fácil de limpar. O papel e as toalhas são adequados para as cobras jovens, enquanto o carpete interno/externo é uma ótima opção para um local maior e um animal mais velho.

Lascas de madeira podem ser usadas, mas devem ser monitoradas com cuidado para que não contaminem os alimentos. Isso poderia causar ferimentos internos à medida que a cobra digere suas refeições.

Poleiros

Você já descobriu qual o valor de uma jiboia, então fique esperto com os detalhes. Embora as maduras não sejam escaladoras frequentes, elas apreciarão um grande pedaço de madeira flutuante ou um galho robusto para obter algum enriquecimento.

Jiboia Com o Dono
Jiboia Com o Dono

Algumas rochas também podem ser colocadas em camadas para criar um espaço de escalada para o pet desfrutar. Certifique-se de que todas as estruturas estejam limpas e fortes o suficiente para suportar o peso da cobra sem colapsar e feri-la potencialmente.

Dieta

Estas são cobras carnívoras e comem suas presas inteiras. As cobras menores comem ratos, enquanto as maiores comem ratos, coelhos ou até porcos. A presa não deve ser maior que a circunferência do animal no ponto médio do corpo para evitar asfixia ou outros problemas digestivos.

Presas pré-mortas são as melhores, pois as vivas podem morder ou arranhar o pet, causando infecções de pele ou outras lesões.

Horário de Alimentação

Nos criadouros e lojas você descobrirá qual o valor de uma jiboia, mas pode pedir informações detalhadas sobre a alimentação também. As jiboias não precisam comer diariamente.

Um animal jovem precisa de uma refeição a cada 5 a 7 dias, enquanto o mais velho que come presas maiores só pode se alimentar uma vez a cada 3 a 4 semanas.

Quando uma nova cobra é trazida para casa, ela não deve ser alimentada por pelo menos 4 a 5 dias para se adaptar ao seu novo habitat. Caso contrário, ela não pode se alimentar com sucesso ou pode regurgitar sua refeição. Da mesma forma, não deve ser manuseada por um dia ou dois após ser alimentada para que possa digerir completamente sua presa.

Jiboia Comendo um Lagarto
Jiboia Comendo um Lagarto

Água

Embora essas cobras não bebam muito – elas obtêm a umidade de que precisam do sangue de suas presas. Elas necessitam de um prato de água para um banho ocasional para facilitar a vivência.

A água deve ser mantida limpa e fresca. O prato deve ser lavado regularmente para evitar o acúmulo de fezes ou outros detritos.

Manuseio

Embora as jiboias não sejam animais de estimação fortemente táteis, elas podem se acostumar a manuseios ocasionais e gostam de compartilhar o calor do seu corpo.

O manuseio suave regular também pode tornar sua cobra mais acostumada aos seres humanos. Isso a tornará mais sociável quando precisar ser movida ou examinada.

Cuidados Veterinários

Verifique se você tem acesso a um veterinário com ampla experiência em répteis e cobras. Além de saber qual o valor de uma jiboia, discuta as necessidades dela com um especialista e fique atento a quaisquer mudanças de;

  • Comportamento;
  • Alterações nas condições corporais;
  • Outros problemas que possam surgir.

Qual o Valor de Uma Jiboia

Para ter uma jiboia, é preciso documentação. O animal virá com um microchip, bem como nota fiscal. A legislação brasileira permitirá que somente duas espécies sejam comercializadas: a jiboia comum e a arco-íris. Então, qual o valor de uma jiboia? Seu preço pode ser de R$ 2.000,00 até R$ 5.000,00. Entretanto, é garantido que este valor compense em termos de amor pelo animal.

Veja também

Video de Marmota Gritando e Por Que Elas Gritam?

As marmotas são seres fantásticos e chamam atenção devidos aos longos e contínuos gritos que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *