Home / Animais / Mini Ofiúro Existe? Qual o seu Tamanho? Como Comprar?

Mini Ofiúro Existe? Qual o seu Tamanho? Como Comprar?

Os Ofiúros estão presentes em grande parte dos aquários domésticos. São animais que não demandam muitos cuidados, não disputam espaço com os peixes e ainda compõem a “equipe de limpeza” do aquário. 

Existem mais de 1.200 espécies de Ofiúros descritas, cada qual com sua característica e peculiaridade. São diferentes tamanhos, colorações, braços, que distinguem uma da outra. 

Sendo assim, será que existe um mini ofiúro? Qual o seu tamanho? Continue acompanhando para saber a resposta para essas e outras questões!

Mini Ofiúros: Eles Existem?

Eles estão espalhados por praticamente toda faixa do Equador até os polos, habitam também as águas rasas, porém, grande parte das espécies vivem em profundidade de 500 metros. Preferem águas mais quentes às mais frias.Se alimentam com muita facilidade emmeio aos corais e vegetação marítimas. 

Algumas espécies de ofiúros pode chegar aos 60 centímetros, se contar com a espessura dos seus braços, mas em contrapartida, algumas podem nem alcançar os 10 centímetros. E se analisarmos desse ponto, a resposta é: Sim, os mini ofiúros existem! 

As espécies de ofiúros são muitas, são descritas mais de 1.200. Eles estão presentes na mesma família da estrela do mar. 

Conhecida como ofiuroides, essa é uma classe de equinodermos, elas são dispostas de 5 braços, junto a um disco central. São ágeis, fazem movimentos rápidos e muitas vezes passam despercebidas em diferentes lugares. 

Ainda mais por uma característica de sobrevivência e da própria alimentação, os ofiúros tendem a ficar “escondidos” em meio a limbo, por sobre as rochas, embaixo delas também. Isso se deve principalmente a sua alimentação, já que se alimentam de crustáceos e pequenos organismos que vivem por ali. 

Por isso ter um ofiúro em seu aquário é uma excelente alternativa para manter a limpeza e evitar que a sujeira modifique o ambiente dos seus peixes. Um ofiúro não demanda tanta atenção como alguns peixes, eles ficam em algum canto e não atrapalham, nem perturbam outros peixes que ali habitam. 

Seus braços são muito flexíveis e se arrastam por onde passam. São animais considerados como carnívoros, já que se alimentam tanto de zooplânctons, como também de caracóis, vermes, crustáceos e outros pequenos invertebrados. 

As espécies de ofiúros são muitas e elas estão espalhadas por todo o oceano. Dos polos, a linha do Equador. São mais de 1.200, conheça a seguir algumas delas! 

Espécies de Ofiúro

Ofiúro nas Mãos de um Homem
Ofiúro nas Mãos de um Homem

São muitas as espécies de ofiúros! Todas elas estão presentes na classe Ophiuroidea e são divididas em 3 ordens principais, sendo elas: 

Oegophiurida:

Esses são animais que se destacam pela ausência de bursas. No entanto, é descrita uma única espécie com características assim. Ela não possui escudos ventrais nos braços. Suas glândulas digestivas são dispostas perto dos braços. 

Phiurida: Essas são praticamente o oposto da descrita acima, estão em maior quantidade no oceano. Elas possuem bursas, além de escudos nos braços e por todo o corpo, e também o seu sistema digestiva concentra-se na região central do seu corpo. 

Phrynupiurida: As espécies presentes nesta classe também possuem bursas. Possuem escudos ventrais nos braços e no dorso apresenta ausência. São desta classe os ofiúros mais antigos, os primitivos. Por isso seus escudos são tão primitivos e rudimentares. 

Os ofiúros também são conhecidos como serpentes do mar, devidos aos seus braços que assemelham-se a pequenas serpente finas. São diversas as espécies, com diferentes tamanhos e características.  Conheça abaixo as espécies. 

Ofiúro Marrom

como o próprio nome já diz, essa espécie possui o corpo e os braços de coloração marrom. Ele possui um disco central, onde estão conectados 5 longos braços extremamente flexíveis. 

Sua distribuição ocorre principalmente nas águas do Mediterrâneo e também no Oceano Atlântico. Estão tanto em águas rasas, como também em águas profundas, porém não mais que 100 metros. Escondem-se em meio às algas e vegetação marítimas, onde a temperatura varia entre 20°C e 24°C. 

Eles se alimentam sobretudo de crustáceos, vermes e pequenos invertebrados, vale constar que também consomem animais em decomposição, tornando-se então um ser necrófago. 

Ofiúro Comum

Esse como o próprio nome já diz estão em maioria espalhados pelo Oceano. São muito semelhantes as estrela do mar, porém, com braços mais finos e alongados. Eles possuem coloração preta ou marrom claro.

Seus braços normalmente alcançam 10 centímetros, e seu disco central varia entre 2 e 4 centímetros. 

Eles costumam viver nas profundezas e podem habitar profundidades superiores aos 500m , são muitos e estão espalhados desde os polos até o atlântico. Eles possuem uma função específica no ambiente onde vivem. São seres detritívoros, que comem restos de comida e também animais que já faleceram. 

Mini Ofiúro No Aquário

Mini Ofiúro no Aquário
Mini Ofiúro no Aquário

O mini ofiúro é comum em diversos aquários. Muitas vezes, quando criadores compram algas, mudas de corais, é normal pequenos seres virem juntos com elas.

Pois eles vivem ali, e fazem parte do ciclo natural da planta. Sendo assim, são muito importantes para a limpeza e higienização do aquário. 

Eles são semelhantes aos ofiúros normais, porém com um tamanho bem diminuto, seus braços não ultrapassam os 3 centímetros. 

Cada espécie se adaptou e conseguiu sobreviver em determinado ambiente devido as suas principais características e poder de adaptação. Os diferentes tamanhos de ofiúros ocorrem não só com essa classe, mas com todas as outras de seres vivos. 

É comum os ofiúros estarem presentes nos aquários domésticos, são animais que não perturbam os outros peixes, não ocupa muito espaço e ainda contribui para a limpeza do local. Além disso, é um animal de bonita aparência e chama atenção de qualquer um que o veja. 

Onde Comprar Mini Ofiúro?

Para ter um mini ofiúro no seu aquário você precisa buscar em lojas, tanto físicas quanto on lines. Mas lembre-se, é sempre preciso que elas sejam certificadas pelo IBAMA, para ser viável a comercialização do ser vivo, além disso, é importante saber se a loja possui um CNPJ, como confiança e sinal de serviço de qualidade. 

Procure um ofiúro em uma loja de confiança e coloque-o no seu aquário. É um animal bonito, simples e de fácil convivência com os demais seres que habitam no aquário. 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e continue acompanhando nossas postagens! 

Veja também

Habitat do Pato: Onde Eles Vivem?

O pato é um animal curioso e cheio de particularidades. Ele está presente na família …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *