Home / Animais / Minha Iguana não Cresce: O que Fazer? Qual o Problema?

Minha Iguana não Cresce: O que Fazer? Qual o Problema?

Muitos proprietários de iguanas querem que suas iguanas cresçam saudáveis ​​e … grandes. As iguanas têm uma taxa de crescimento diferente.  Existem muitos fatores que afetam a taxa de crescimento de sua iguana.

Taxa de Crescimento Normal das Iguanas

As iguanas podem levar de 4 a 7 anos para crescer em tamanho real. Isso vai depender de muitas coisas, como genética, ambiente em que a iguana viveu e comida que estava comendo. As iguanas crescerão muito rapidamente durante os primeiros 3-5 anos, e depois disso – o crescimento diminui bastante.

Durante os primeiros 3 meses, sua iguana pode crescer 0,09 a 0,2 cm por dia. Isso pode ser igual a cerca de 2,5 a 7 cm./mes. Isso garante que sua iguana viva em boas condições e coma alimentos básicos de alta qualidade.  Uma iguana de 1 ano de idade já pode atingir mais de meio metro de comprimento total e pesar de 500 a 600 gramas.

Você pode ver faixas muito grandes para tamanhos de iguana. Uma iguana macho adulta será muito maior que uma fêmea. Um macho iguana adulto pode atingir 152 a 213 cm. No entanto, as fêmeas geralmente não ultrapassam 137 cm. Mas a maioria das iguanas machos em cativeiro nunca alcança além de dois metros de comprimento. Esses tamanhos são corpo + comprimento da cauda.

Por que Iguanas Param de Crescer

De um modo geral, se você mantiver sua iguana em muito boas condições, ela não crescerá mais do que deveria (genética). Mas se você o mantiver em más condições, ele não atingirá seu tamanho máximo. Alguns tipos de iguanas aumentam devido à sua genética (especialmente as iguanas da América do Sul).

Além disso, algumas iguanas podem parar de crescer por alguns meses de cada vez. Isso é normal, mas também pode ser causado devido a diferentes razões. Após esse período, sua iguana começará a crescer novamente a uma taxa mais rápida.

O Tamanho da Iguana
O Tamanho da Iguana

Más condições, má alimentação e outros fatores podem ter um efeito ao longo da vida no tamanho da iguana. Existem muitos fatores que determinarão o tamanho e a velocidade de crescimento da sua iguana. É por isso que as iguanas precisam ser cuidadas especialmente durante os primeiros 3 a 5 anos, se você quiser que ela cresça.

O Tamanho da Gaiola

Embora o tamanho da gaiola não afete diretamente o tamanho da iguana, é provável que sua iguana não fique grande se você a mantiver em uma gaiola pequena. A gaiola da iguana deve ser muito maior que a própria iguana para permitir que ela se mova. A gaiola para uma iguana também deve ter uma forma vertical, porque as iguanas passam a maior parte do tempo se aquecendo nos galhos. Acima do ponto dos galhos, você deve configurar as luzes UVB e de aquecimento para sua iguana.

Iguana na Gaiola
Iguana na Gaiola

Embora você não deva manter sua iguana pequena em uma gaiola grande, não há limite no tamanho da gaiola para uma iguana adulta. Além disso, mantenha todas as iguanas separadamente (a partir dos 6 meses).  A melhor coisa a fazer é ter uma gaiola menor para sua iguana viver por cerca de 2 anos e depois mudar para uma gaiola permanente em que sua iguana viverá pelo resto da vida.

Dessa forma, sua iguana não ficará sobrecarregada em uma gaiola grande quando bebê, e uma transição suave para uma gaiola grande promoverá interesse e crescimento. Muitos proprietários declararam o aumento no crescimento da iguana depois de mudar para uma gaiola maior.

Luminosidade e Nutrição Adequadas

Sem a iluminação UVB adequada, sua iguana desenvolverá deficiência de vitamina D3. A vitamina D3 também é essencial para o metabolismo do cálcio. Sem cálcio e vitamina D3, a iguana pode desenvolver deficiência e doença óssea metabólica. As iguanas se aquecem muito na natureza, e você deve configurar a iluminação UVB na gaiola da iguana.

A deficiência de cálcio não só prejudica o crescimento da iguana, mas também torna os ossos macios e frágeis. Os efeitos ou MBD geralmente são difíceis de reverter e melhorar. Também levará tempo para tratar, desperdiçando o tempo em que sua iguana poderia estar crescendo.

Iguana Comendo
Iguana Comendo

Juntamente com as lâmpadas UVB, sua iguana precisa de uma grande variedade de outras vitaminas e minerais para prosperar e crescer. O cálcio e a vitamina D3 não são os únicos minerais e vitaminas que sua iguana precisa.

Polvilhe os alimentos da iguana com suplementos de acordo. Mas também tome cuidado para não usar demais – a toxicidade das vitaminas também tem consequências muito negativas.

Não alimente demais a iguana (10% da dieta), alimentos ricos em ácido oxálico ou alimentos goitrogênicos. Esses tipos de alimentos interferem na absorção de vitaminas e minerais. Em vez disso, alimente alimentos básicos, ricos em nutrientes e com uma boa proporção de cálcio: fósforo. Certifique-se de oferecer pelo menos três alimentos básicos à sua iguana todos os dias (por exemplo, nabo, couve e mostarda, dente de leão).

Alimentação e  Atividades Físicas

Iguanas não são os lagartos mais ativos. As iguanas tendem a ficar cada vez menos ativas com a idade. Mas enquanto sua iguana está crescendo, você precisa promover a atividade, deixando-a vagar pela sala ou andando no jardim.  Coloque uma trela na sua iguana se houver uma chance de escapar. Crie pontos de escalada, rampas e assim por diante para a sua iguana se movimentar.

Quanto mais sua iguana se mover, mais faminto será. Mover-se irá construir um corpo mais forte e comer mais comida ajudará o corpo a crescer. Alimente sua iguana 2-3 vezes ao dia enquanto jovem. As iguanas podem comer o quanto quiserem – é improvável que ganhem peso e engordem. Mas nunca force a alimentação – isso deixará sua iguana doente.

Muitos vendedores e criadores desonestos costumavam alimentar iguana com muitos alimentos ricos em proteínas durante os primeiros 6 a 12 meses de sua vida, para fazê-lo crescer mais rápido e maior.  Embora essa técnica funcione, e as iguanas alimentadas com alimentos ricos em proteínas ficam grandes, elas não têm vida longa. A maioria dessas iguanas morre de complicações apenas alguns anos depois.

Nunca alimente sua iguana com insetos, como grilos, comida de cachorro ou gato, carne, peixe ou ovos para aumentar sua iguana. Sua iguana é estritamente vegetariana. É melhor crescer mais devagar, mas viver uma vida mais longa.  Alimentar a sua iguana com carnes e outros alimentos ricos em proteínas prejudicará os rins, que acabarão por falhar muito mais cedo do que o esperado (após 5 a 6 anos). A falha renal causará uma morte dolorosa à sua iguana.

Veja também

História da Harpia e Origem do Animal

Você já ouviu falar da harpia ? Pois bem, essa ave é o mesmo conhecido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *