Home / Animais / Mariposa: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

Mariposa: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

Mariposas: O Que São

As mariposas são insetos do tipo lepidópteros, assim como as suas primas próximas, as borboletas. Se diferenciam pelo voo noturno e as antenas que as borboletas possuem diferenciação de acordo com as espécies, no caso das mariposas elas possuem pelagem pela superfície e são abertas. Seu mecanismo é mais rústico e antigo por se tratar de inseto que viveu junto aos dinossauros e as borboletas foram uma evolução dela para polinização durante o dia mais precisamente.

No caso, também existem espécies que voam durante o dia, com as mais diversas cores como amarelo, azul e desenhos peculiares que lembram galhos, troncos, entre outros elementos da natureza. Possuem uma enorme quantidade, cerca de três vezes mais que as quantidades de borboletas, já que sua captura é mais difícil, no caso de suas parentes próximas conseguem ser alcançadas por pássaros e repteis mais facilmente.

O principal predador das mariposas são os morcegos que além de não sofrem influência em seu organismo com o veneno delas, também consegue localiza-las pelos sons que elas emitem enquanto voam para chamar atenção de outros animais, machos para fêmeas e fêmeas para machos.

Gostam muito da luz, e são guiadas pela luz do luar. Por conta disso são frequentemente vistas em residências ao redor de lâmpadas, já que não sabem diferenciar a luz eletrônica da luz natural. Embora possa sujar paredes, e em algumas pessoas dar algumas alergias, geralmente elas não fazem mal para espécie humana.

Para saber mais sobre mariposas e todas suas curiosidades continue sendo o artigo do Mundo Ecologia!

Mariposa: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero

Veja abaixo as especificações científicas das mariposas, como encontrar outros insetos semelhantes da mesma ordem como as borboletas.

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Ordem: Lepidoptera

Subordem: Heterocera

Assim como as abelhas são as principais responsáveis pela polinização de flores e plantas. Esse processo ocorre da mesma maneira das borboletas, o pólen fica grudado em suas patinhas e é transportado para outra.

Como não vemos muito as mariposas fazendo seu árduo trabalho na natureza pois estão atuando a noite, achamos que são pragas ou insetos indesejados e não damos o devido valor a sua responsabilidade em seu habitat natural, que é tão valioso como a presença das borboletas que indica manutenção do ecossistemas e ambientes mais saudáveis.

Outra diferença em relação as borboletas é que conseguem resistir melhor a queda e aumento de temperaturas, ao contrário das outras que precisam de temperaturas quentes pois dependem da energia eólica do Sol para voarem.

Mariposa e o Misticismo

A fama das mariposas se deve principalmente graças ao período da Idade Média em que eram ligadas a má sorte, presságios e presença de bruxas em locais amaldiçoados.

Sua relação com as bruxas pode ser vista até os dias de hoje, pois seus voos acontecem após o pôr-do-sol e apenas por isso eram ligadas ao período da noite como maneira dessas mulheres fugirem de um destino cruel de fogueira na época do cristianismo.

Mariposa e o Misticismo
Mariposa e o Misticismo

O inseto em si é reconhecido como presságio de morte de um ente querido ou algum tipo de perda. Embora seja comum a entrada dela dentro dos lares a noite principalmente se as luzes estiverem acesas, mesmo assim suas ligações com as notícias ruins são imediatamente relacionadas e preocupa os moradores desnecessariamente

Para aqueles mais otimistas e que gostam de ver a natureza sempre pelo lado bom, veem o inseto relacionado a transformação, renovação, morte de um período difícil, enfim, o ressurgimento e ressureição assim como as águias.

Independente do seu ponto de vista, as histórias relacionadas as mariposas podem ser encontradas facilmente em livros antigos e valem a pesquisa e a curiosidade, já que as lendas são meios de imortalizar nossos antepassados e as ideias daquele período.

Espécies Interessantes de Mariposas

Caso você seja daqueles que só encontrou mariposas marrons ou pretas dentro de casa ou na natureza, saiba que existem os mais diversos tipos, algumas até mesmo em países vizinhos como Venezuela.

É o caso da

  1. Mariposa tigre: possui tons azulados e brancos e são encontradas no México e nos Estados Unidos e chamam atenção por onde passa.
    Mariposa Tigre
    Mariposa Tigre
  2. Mariposa Cecrópia: uma das maiores quando pensamos e lavamos de tamanho, podendo chegar até 30 centímetros de envergadura. Seu tom avermelhado com muitos pelos pode lembrar até mesmo uma aranha com asas.
    Mariposa Cecrópia
    Mariposa Cecrópia
  3. Mariposa atlas: também de tamanho maior, possui muito simbolismo e beleza na China, já que suas asas parecem realmente um mapa com várias estruturas, podendo ser considerada erroneamente pelos mais leigos como uma borboleta, pois é muito bonita.
    Mariposa Atlas
    Mariposa Atlas

Além dessas existem algumas outras mais sumidas e menos vistas como a elefante, que possui uma espécie de desenho de tromba, uma de cauda comprida e cor verde que pode facilmente confundida com um grilo, as falcões que possuem coloração quase neon e são vistas mais facilmente durante o dia, até das que conseguem disfarçar bem entre o meio ambiente entre galhos e folhas.

Diferenças Entre as Mariposas e Borboletas

Caso esteja viajando e se deparou com uma dessas espécies e não sabe qual se trata, te daremos algumas dicas de estudos para registros e não passar vergonha nem na internet e nem ficar confuso durante o seu passeio.

  • As borboletas param com as asas em vertical, ou seja, se vista de frente fica quase imperceptível. As mariposas param com as asas abertas e são bem vistas em galhos e troncos de árvores.
  • Caso consiga se aproximar, repare nas antenas, se elas são mais finas ou grossas, possuem pelos em sua extensão entre outros detalhes que mudam de um tipo para o outro.
  • O horário, embora existem borboletas a noite e mariposas de dia, a maioria segue a regra de borboletas durante a luz do sol e mariposas guiadas pela lua.
  • As larvas de borboletas são inofensivas, já as de mariposas queimam como meio de não ser comida pelos seus predadores.
  • Cores também são algo que chamam atenção das borboletas, já que suas escamas por dependerem do Sol são mais brilhosas e iluminadas e as asas das mariposas acabam sendo mais opacas.

Para saber mais sobre os mais diversos insetos, continue no Mundo Ecologia! Não esqueça de deixar seu comentário sobre a curiosidade que mais gostou.

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *