Home / Animais / Mandril: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Mandril: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Os mandris (nome científico Mandrillus sphinx) são macacos taxonomicamente muito próximos aos babuínos, que possuem pelagem corporal predominantemente verde-oliva; no entanto, apresentam ausência de pelos, bem como coloração muito colorida na face e nádegas (mais precisamente no caso dos machos).

Como integrantes da família taxonômica Cercopithecidae, estes mamíferos são denominados macacos do velho mundo.

O mandril é encontrado em florestas tropicais de algumas localidades específicas do continente africano. A espécie é classificada como vulnerável ou em risco de extinção.

Neste artigo, você conhecerá outras curiosidades, informações e fatos interessantes sobre o animal.

Então venha conosco e boa leitura.

Mandril: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal- Ordem dos Primatas

Curiosidades Sobre o Mandril
Curiosidades Sobre o Mandril

No grupamento dos primatas, estão presentes os seres humanos, macacos, sírios e lêmures. Em muitas literaturas, admite-se a subclassificação em símios e prossímios. Acredita-se que os ancestrais mais antigos dos primatas tenham vivido a aproximadamente 65 milhões de anos atrás.

Em comparação com os demais mamíferos, os primatas possuem um grande cérebro, assim como possuem uma visão mais acurada (em detrimento do olfato).

A ordem dos primatas possui 16 famílias, dentre as quais a família Cercopithecidae,  na qual seus integrantes são chamados de macacos do Velho Mundo. De modo geral, tais espécies são nativas da África e Ásia e podem ser encontrados em uma grande diversidade de hábitats, os quais incluem desde florestas tropicais, savanas, terrenos montanhosos e áreas semi-áridas. No caso do mandril, este é encontrado exclusivamente em florestas tropicais. Por sua vez, esta família possui 2 subfamílias e 22 gêneros- dentre os quais o gênero Mandrillus (o qual abriga as espécies dril e mandril)

Mandril: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal- Babuíno x Mandril

Anteriormente, tanto o dril quanto o mandril eram classificados como babuínos pertencentes ao gênero Papio. Contudo, pesquisas recentes e mais minuciosas possibilitaram mudanças nesta classificação.

Todos os babuínos pertencem ao gênero Papio e, apresar de muitas semelhanças anatômicas e estruturais com o mandril, estes não apresentam os padrões multicoloridos na face nádegas. Todavia, também podem apresentar diferenças entre uma espécie e outra- no caso, machos da espécie de babuíno hamadrias (nome científico Papio hamadryas) possuem uma crista branca de pelos ao lado da face.

Mandril: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal- Distribuição Geográfica

Fatos Interessantes Sobre o Mandril
Fatos Interessantes Sobre o Mandril

O mandril possui como hábitat as florestas tropicais. Sua distribuição abrange o Sul de Camarões, o Congo, Guiné Equatorial e o Gabão. Alguns rios locais, em particular, delimitam as áreas desses países nas quais os mandris estão presentes. Ainda não há subespécies de mandril, todavia, observações vêm demonstrando grande diferença entre as populações de mandril dos extremos de alguns desses rios. Esta diferenciação permite que, no futuro, sejam admitidas subespécies.

Algumas informações adicionais sobre os países desta distribuição é que Camarões é um país da porção ocidental da Ásia Central, entre os seus países fronteiriços estão a Nigéria. Curiosamente, Camarões também faz fronteira com a República do Congo- um dos países nos quais o mandril está presente.

A título de curiosidade, o Gabão ou República Gabonesa é um país que conquistou a sua independência em relação à França a pouquíssimo tempo atrás (mais precisamente no dia 17 de Agosto de 1960). E o mais curioso é que, desde essa data, tal país foi governado apenas por 3 presidentes. O país conta com quase 40 grupos étnicos, os quais apresentam línguas e culturas separadas. No entanto, a língua francesa é a língua oficial, e muitos franceses ainda habitam neste país.

Voltando ao mandril, mesmo estando preferencialmente em hábitats de florestas, estes macacos também podem ser encontrados em terrenos rochosos, bem como ‘visitar’ plantações.

Mandril: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal- Organização Social

Mandris vivem em bandos. Cada grupamento apresenta necessariamente um macho dominante, alguns indivíduos jovens e um valor estimado de 10 fêmeas. Todavia, com exceção do macho, a quantidade dos demais indivíduos pode ser incrivelmente superior. Há casos, nos quais a quantidade de membros de um grupo pode aproximar-se de 800. Mas, acredite se quiser, apesar deste número já ser naturalmente exorbitante, cientistas já encontraram grupamentos bem superiores, com mais de 1.300 indivíduos (este feito ocorreu no Gabão no Parque Internacional de Lopé).

Estima-se que o numero de machos represente menos de 10% da população adulta, uma vez que a luta entre os machos é bastante comum, principalmente motivada pela disputa por domínio e prioridade de procriação dentro do grupo.

Apesar da maioria dos indivíduos serem gregários, muitos machos adultos podem ser solitários.

Mandril: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal- Dimorfismo Sexual

O Corpo do Mandril
O Corpo do Mandril

A face e as nádegas multicoloridas dos machos ficam ainda mais chamativas com a proximidade do período sexual, assim como durante os períodos de excitação. Esta coloração chamativa auxilia no deslocamento em grupo, assim como facilita a visibilidade entre os membros da espécie.

Fêmeas possuem coloração mais neutra e menos destacada. Também são menores e menos pesadas que os machos.

Mandril: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal- Alimentação

Os mandris são animais onívoros, desta forma, na sua dieta estão inclusos desde elementos vegetais até ovos, artrópodes e até mesmo animais vertebrados. Entre os elementos vegetais estão as folhas, fibras, frutas, cascas e caules. Alguns dos animais vertebrados presentes neste contexto são as tartarugas, sapos, porco-espinhos, aves, ratos e musaranhos.

Por também consumirem elementos vegetais, os mandris frequentemente invadem plantações, causando grandes danos agrícolas.

Voltando ao consumo de vertebrados, mesmo que os mandris, habitualmente, não alimentem-se de grandes presas, estes já foram observados caçando certas espécies de antílopes. Fator que desperta grande curiosidade dentro da comunidade científica.

Mandril: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal- ‘Defesa’ Diante de Ameaças

A Defesa do Mandril
A Defesa do Mandril

O mandril possui o leopardo como principal predador. Ao se sentir ameaçado (seja por um predador, ou por machos adultos rivais), os mandris tendem a exibir os seus pronunciados dentes caninos (os quais possuem aproximadamente 6 centímetros de comprimento).

*

Gostou do texto ?

Esse tema foi útil para você ?

Sinta-se à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo, assim como deixar sugestões de temas que também deseja ver por aqui.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Bio Curiosidades. Mandril. Disponível em: < https://www.ninha.bio.br/biologia/mandril.html>;

Meus Animais. Mandril: saiba mais sobre suas características e hábitat. Disponível em: < https://meusanimais.com.br/o-mandril-caracteristicas-habitat/>;

Wikipédia. Mandril. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Mandril>;

Veja também

Características do Jerboa

Jerboa-de-Orelha-Longa: Características e Curiosidades

Roedores com padrão de postura peculiares, os jerboas podem ser encontrados em desertos da África …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *