Home / Animais / Lista de Animais que Vivem 24 Horas ou Menos

Lista de Animais que Vivem 24 Horas ou Menos

A esperança de vida é definida como toda a vida que um animal teve. Isso é contado desde o seu nascimento até a sua morte. Nós, seres humanos, possuímos uma expectativa de vida de 80 anos. Alguns vivem mais, outros menos, mas esta é a mais aproximação que temos no mundo.

Já no mundo animal é um pouco diferente: Encontramos animais que vivem por 100, até 150 anos de maneira muito boa. Este é o caso de algumas espécies de baleias, que podem chegar a mais de um século de vida com uma saúde excelente.

Já, ao contrário desses grandiosos animais, temos outros que mal conseguem viver 24 horas completas. Outros não passam de um mês ou tem poucos meses de vida.

Aqui nesta lista você irá ver os animais que possuem as menores expectativas de vida dentro da fauna. Está curioso? Então prossiga com a leitura deste artigo!

Efemerópteros

Efemerópteros
Efemerópteros

Também conhecidos como efémeras, os efemerópteros são insetos aquáticos pertencentes ao grupo pterygota. No reino animal, ele é o que possui o menor tempo de vida.

Um fato muito curioso a respeito deles é que o seu tempo no casulo pode chegar até um ano! Mas, o seu tempo de vida na terra não dura nem um dia completo. Alguns já foram flagrados vivos apenas por 30 minutos!

Existem mais de 3000 espécies, distribuídas em aproximadamente 375 gêneros e 37 famílias. Este inseto é muito parecido com a libélula, sendo que ambos pertencem ao mesmo gênero.

Assim que saem do casulo, eles voam, se reproduzem e, pouco tempo depois falecem.

Filo Gastrotricha

Filo Gastrotricha
Filo Gastrotricha

Estes vermes são um dos que possuem as menores esperanças de vida dentro de toda a fauna. São animais microscópicos chamados filo gastrotricha. O ciclo de vida destes microrganismos — também aquáticos — duram entre 3 e 4 dias.

Eles passam a sua pequena vida comendo, flutuando e se reproduzindo. Na reprodução, pode ser que eles troquem de gene com outro indivíduo.

Entretanto, acontece que muitas espécies fazem a sua reprodução por partenogénese (isto é, a fêmea reproduz sem a necessidade de fecundação de um macho). Assim, a descendência desses animais costuma ser a cópia genética do adulto. Simplificando: Quando um morre, é como se o filho fosse um clone exatamente igual.

Moscas

Moscas
Moscas

Dependendo do local onde as moscas estão, a expectativa de vida delas mudam. Se estiverem em um ambiente familiar, urbano, onde podem encontrar comida, muito provavelmente elas conseguem sobreviver durante alguns meses.

Já as moscas que estão vivendo na natureza não possuem tanta sorte. O ciclo de vida é bem menor. Em geral, elas vivem entre 15 e 30 dias. A mosca é a espécie mais popular do planeta terra, tanto que estão presente em todas as partes do mundo — exceto na Antártida. Também são uma das que menos vivem.

Abelhas Operárias

As abelhas operárias, aquelas que trabalham dentro da colmeia, possuem uma vida bem mais curta se comparada às outras classes de abelhas. Porém, a vida delas é bem mais intensa. Essa intensidade faz com que elas vivam por aproximadamente 30 dias.

Elas cumprem a missão que lhes foram propostas e vão embora. Um fato interessante é que todas elas são fêmeas! A abelha rainha — que se dedica a colocar ovos e manter a ordem dentro da colmeia — pode viver até 4 anos.

A vida delas pode ser mais rápida ainda, caso elas usem seu ferrão caso se sintam ameaçadas. No caso delas, o seu ferrão é a parte final de seu abdômen. Então, quando usam sua ferroada, estão suicidando.

Borboletas Monarcas

Borboletas Monarcas
Borboletas Monarcas

Com toda certeza, elas fazem parte da lista dos animais mais belos que existem! Afinal de contas, quem nunca se encantou com uma dessas voando perto das flores?

Mas, saiba que a beleza delas não fica visível por muito tempo. Dependendo do clima, alimentação, tamanho e condições do ambiente onde está inserida, elas podem nos acompanhar entre 1 e 6 semanas.

Mesmo que tenham uma vida tão curta, são animais imprescindíveis para a natureza: Elas são alimento para diversas espécies, além de serem agentes polinizadores.

Gambás

Gambás
Gambás

Este é o único animal mamífero que integra a lista. E, apesar de ter alguns insetos e microrganismos que vivem menos do que ela, é importante a sua colocação na lista. Pois, quem imaginaria que um mamífero estaria aqui?

Os gambás possuem a expectativa de vida de aproximadamente um ano e meio. Isso acontece porque no meio natural eles não estão protegidos dos perigos — como a mudança radical do clima, do qual são sensíveis, e pela presença de predadores. Além disso, a perda do habitat é outro fato que faz com que os gambás não tenham uma vida tão longa.

Eles são muito inteligentes no que se referem à sua sobrevivência: Quando estão sendo caçados, conseguem se fingir de mortos. Porém, nem sempre dá certo e é por isso que ele está sendo listado como um dos animais com menor tempo de vida na fauna.

Camaleão de Labord

Camaleão de Labord
Camaleão de Labord

Este réptil bastante curioso pode ser encontrado na ilha de Madagascar. Seu tempo de vida é de apenas 1 ano. E, para piorar, seu ciclo de vida é bastante complicado. Geralmente, nascem em novembro e, dois meses depois, os jovens já estão amadurecidos sexualmente. Assim, começa uma nova fase de acasalamento. Antes mesmo do nascimento de seus filhotes, a geração adulta já está morta.

Formigas

Formigas
Formigas

Coincidentemente — ou não — são os insetos que possuem as menores taxas de vida no reino animal. E, o último da lista, não poderia ser outra espécie. As formigas também o=possuem um ciclo de vivência muito baixo: Aproximadamente 30 dias.

Assim como as abelhas, as classes operárias dão a sua vida para que os formigueiros fiquem sãos e salvos, além de prover todo o alimento. Por terem uma vida mais intensa, são as que primeiro morrem.

O mais interessante é que uma formiga rainha pode viver por até 30 anos.

As formigas são animais muito fortes, sociáveis e cooperadores. Elas conseguem levantar até 50 vezes o seu próprio peso.

O que achou da lista dos animais com menores expectativas de vida na terra? Já sabia sobre algum? Surpreendeu-se com algum da lista? Conte a sua experiência para nós logo abaixo, nos comentários!

Veja também

Saiba Tudo Sobre Cabrito

Tudo Sobre o Cabrito: Características, Nome Científico e Fotos

Cabras, bodes e cabritos são os correspondentes macho, fêmea e filhote do mesmo mamífero ruminante. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *