Home / Animais / Jacaré: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Jacaré: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Descritos como “fósseis vivos”, os jacarés estão aqui desde a época em que os dinossauros foram extintos. Eles podem ter uma reputação de serem durões, mas os jacarés estão entre os pais mais atentos no mundo dos répteis, permanecendo com seus filhotes por até três anos. Eles também são altamente inteligentes e são conhecidos por usar ferramentas. Vamos conhecer algumas curiosidades e fatos interessantes sobre o jacaré:

Os Dentes do Jacaré

Jacarés são cheios de dentes. Eles têm entre 74 e 80 dentes em suas mandíbulas a qualquer momento, e como os dentes se desgastam ou caem, eles são substituídos.  Ao longo de suas longas vidas, um jacaré pode regenerar algo da ordem de mais de 2.000 dentes.

Pesquisadores realizaram um estudo detalhado dos dentes de jacaré para descobrir seu segredo.  Compreender como os jacarés regeneram os dentes também pode ajudar os cientistas a entender melhor as doenças genéticas raras em que as pessoas desenvolvem dentes extras ou tumores no leito dentário.

Para realizar o estudo, os pesquisadores tiraram fotos de dentes de jacarés enquanto os dentes passavam por fases de crescimento. Eles injetaram em  jacarés juvenis vivos uma substância química que os ajudou a visualizar as células nos tecidos dos jacarés que estavam crescendo e se multiplicando.

Eles já sabiam que os jacarés têm pequenos dentes substitutos esperando debaixo de seus dentes maduros, mas esses novos experimentos permitiram aos pesquisadores observar exatamente o que acontece com o dente maduro, o dente de substituição e o leito do dente substituto, chamado de lâmina dental , em diferentes etapas.

Os pesquisadores até arrancaram os dentes dos jacarés mais cedo, para ver como o dente de substituição e a lâmina dental reagiam, pesquisadores concluíram que a lâmina dental provavelmente tem células-tronco que ajudam a regenerar os dentes. Eles também realizaram experimentos para descobrir quais genes provavelmente governam o crescimento dos dentes do jacaré.

Crescimento Contínuo

Os jacarés continuam a crescer ao longo de suas vidas. Os jacarés americanos machos medem quase 3 mts. de comprimento, enquanto as fêmeas tendem a ser ligeiramente menores. Os machos muito velhos podem ficar muito grandes, com quase 5 mts. de comprimento e pesando mais de 500 kg.

Uso de Ferramentas

Eles podem usar ferramentas. Os jacarés americanos foram observados usando iscas para caçar pássaros. Eles balançam varas e galhos em suas cabeças, atraindo pássaros à procura de material de nidificação.

Tipos de Caminhada

Os jacarés têm dois tipos de passeios. Além de nadar, os jacarés andam, correm e rastejam em terra. Eles têm uma “caminhada alta” e uma “caminhada baixa”. A caminhada baixa é rastejante, enquanto na caminhada alta o jacaré levanta sua barriga do chão.

Jacarés Filhotes

Engenheiros

Os jacarés são engenheiros do ecossistema. Os jacarés desempenham um papel importante em seus ecossistemas de zonas úmidas, criando pequenas lagoas. Os buracos de jacaré retêm a água durante a estação seca e fornecem habitats para outros animais.

Comedor de Fruta

Jacarés são predadores que também comem frutas. Os jacarés são oportunistas carnívoros, comendo peixes, anfíbios, répteis, pássaros e mamíferos. O que comem é largamente determinado pelo seu tamanho. No entanto, eles foram recentemente relatados para também comer frutas, como uvas silvestres, sabugueiro e frutas cítricas diretamente das árvores. Os jacarés podem ajudar a espalhar as sementes dessas frutas por todos os seus habitats.

Mães Dedicadas

Os jacarés fêmeas são mães dedicadas. Os jacarés fêmeas constroem ninhos feitos de vegetação, varas, folhas e lama perto de um corpo de água. Conforme a vegetação decai, ela aquece e mantém os ovos aquecidos. Ela fica perto do ninho durante o período de incubação de 65 dias, protegendo-o contra intrusos. Quando os ovos estão prontos para eclodir, os jovens jacarés emitem um som estridente de dentro dos ovos. Isso faz com que a mãe comece a tirá-los do ninho e levar seus filhotes até a água em suas mandíbulas. Ela pode proteger seus filhotes por até um ano.

Temperatura Determina Sexo

Seu sexo é determinado pela temperatura. A temperatura na qual os ovos se desenvolvem determina seu sexo. Ovos expostos a temperaturas acima de 34 graus,  tornam-se machos, enquanto aqueles em torno dos 30 graus tornam-se fêmeas. Temperaturas intermediárias produzem ambos os sexos.

Comunicação Complexa

Os jacarés são alguns dos répteis mais vocais. Os jacarés têm várias chamadas diferentes para declarar território, sinalizar angústia, ameaçar competidores e encontrar parceiros. Apesar de não possuírem cordas vocais, os jacarés gritam alto ao sugar ar para os pulmões e explodir em rugidos intermitentes. Além de berrar, os jacarés podem rosnar, assobiar e fazer um som parecido com uma tosse.

Namoro Sofisticado

O namoro de jacaré é sofisticado. No início da estação de reprodução da primavera, os machos  atraem as fêmeas. O fole tem um componente infra-sônico que pode fazer a superfície da água ao redor do macho ondular e dançar. Outros rituais de namoro incluem golpear a cabeça na superfície da água, esfregar o focinho e as costas e soprar bolhas.

Fóssil Vivo

O jacaré é frequentemente descrito como “um fóssil vivo”, uma vez que evoluiu pouco nos últimos 65 milhões de anos. Isso significa que os jacarés estavam se aquecendo nos rios na época em que os dinossauros foram extintos.

Símbolo de Proteção

Os jacarés também aparecem como símbolos e no folclore das culturas em todo o mundo. No xamanismo norte-americano, os jacarés são símbolos de status, adaptabilidade e sobrevivência. Nas ilhas do Pacífico, dentes de jacaré eram usados ​​como colares para proteger o usuário de doenças. No folclore chinês, o jacaré era visto como uma divindade da água relacionada aos dragões.

Interação com Humanos

Os ataques de jacaré são raros e os fatais são improváveis, com apenas 6% dos ataques de jacaré americano levando à morte humana. Os jacarés geralmente visam itens de presas menores que os humanos, como pássaros, pequenos mamíferos e outros répteis. No entanto, o aumento da invasão humana no habitat dos jacarés aumentou o risco de conflito. No entanto, ataques de jacaré podem ser facilmente evitados. Medidas preventivas incluem observar os jacarés à distância, evitando alimentá-los e não nadar à noite ou em águas que possam ser habitadas por grandes jacarés.

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.