Home / Animais / História do Whippet, Personalidade e Origem da Raça

História do Whippet, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o Whippet, mas nosso foco agora é sobre a história dele. Vamos entender um pouco mais sobre sua origem e sua personalidade. Você não pode perder nenhuma informação.

Essa raça tão encantadora deixa qualquer pessoa derretida, não é verdade? Com seu ar elegante e gracioso não tem como não querer levar para casa. Ele é um excelente cão de companhia e é muito fácil de manter, ele se adapta com facilidade a diferentes ambientes.

Por se tratar de uma raça caçadora ele é extremamente veloz, por isso é praticamente um atleta canino, por isso é tão importante levar ele para passear todos os dias e disponibilizar um espaço seguro para que ele possa realizar algumas atividades, participe de brincadeira com ele, vocês vão se divertir muito juntos.

História e Origem do Whippet

Essa raça é originária do Reino Unido

Segundo a história, o que sabemos é que ele foi desenvolvido através da cruza de algum cão terrier com o galgo inglês por trabalhadores rurais no século XVIII na Inglaterra, eles desenvolveram essa raça por conta da necessidades de caçar coelhos e também quando perceberam a agilidade do animal aproveitaram para investir em corridas como divertimento. Com essa história o cão acabou sendo chamado de “cavalo de corrida de pobre”, isso porque os trabalhadores do campo eram muito pobres.

Whippet
Whippet

Foi somente depois de 1840 que a raça realmente se popularizou na Inglaterra. Isso ocorreu porque nesse período os trabalhadores que moravam ainda no campo acabaram indo para os grandes centros, com eles levaram o Whippet para continuar o que fazia no campo, e na cidade as corridas também viraram diversão.

Até hoje a raça desse cachorro participa de corridas, mas não tem a mesma força que tinha naquela época, e eles não conseguiram o mesmo sucesso que o Galgo Inglês.

Ele só foi reconhecido e registrado no KC no ano de 1988, depois disso as pessoas começaram a dar mais popularidade para raça, perceberam a sua aparência diferenciada. Com isso resolveram fazer algumas melhorias na raça, cruzando o Whippet com o Galguinho Italiano, o que deixou o cão ainda mais bonito.

Trabalhadores de minério da Inglaterra levaram consigo essa raça para os EUA, eles passaram a morar em Massachusetts, com isso a região ficou super famosa pelas corridas de Whippet. 

Curiosidades da Raça Whippet

  • Existe uma lista onde cada raça de cão está em uma colocação de inteligência, ela foi feita por um doutor em psicologia e neuropsicólogo, nossa estrela de hoje está no pódio 51,
  • Agilidade e velocidade com certeza é sua habilidade mais brilhante, ele é mais veloz que um veado, que um canguru e também pode facilmente ultrapassar um urso alcançando 65 Km/hora,
  • Um cão cheiroso, por conta da pelagem bem baixa ele acaba não tendo aquele cheiro característico de cachorro,
  • A palavra Whip quer dizer chicote em português, e o cão rápido como um chicote foi chamado de Whippet,
  • A menção mais antiga a essa raça data o ano de 1610,
  • Modelo de quadro, um famoso pintor francês escolheu o cão dessa raça para retratar em seu quadro Misse and Turlu”, galgos de Luís XV. ( Essa informação nunca foi confirmada),
  • Hoje o cão se tornou o galgo mais popular do planeta,
  • A visão dessa raça é outra característica invejável, eles são capazes de enxergar no escuro com grande facilidade. Além disso são privilegiados com um visão de 250º, enquanto o homem possui apenas 180º de visão. Essa habilidade se dá por conta da posição dos seus olhos na face.
  • A primeira vez que essa raça foi reconhecida pelo KCI foi no ano de 1888,
  • A raça foi premiada duas vezes na maior exposição de cães do planeta, a primeira vez no ano de 1992 e a segunda vitória aconteceu no ano de 2004.

Como Cuidar da Raça Whippet

Por se tratar de uma raça muito ativa e que precisa de bastante atividade, é preciso sair com eles diariamente, com passeios de pelo menos 30 minutos. Escolha um local espaçoso e seguro para que ele possa correr e brincar até gastar bastante energia. Nunca saia sem coleira, por se tratar de uma raça de cão de caça, em algum momento o seu instinto vai falar mais algo e vai querer perseguir um gato por exemplo. E pode acreditar, você nunca vai conseguir alcançá-lo. 

Essa raça gosta de dias ensolarados, esses dias bem bonitos são os preferidos dele para passar. Eles odeiam dias cinzas, sair na chuva então nem pensar, por isso é preciso realizar atividades dentro de casa mesmo.

Se você não ajudá-lo a gastar toda a sua energia todos os dias, isso vai se acumular e gerar muita tensão e estresse no cãozinho. Ele pode acabar descontando esse tédio destruindo seus móveis, sapatos e o que tiver pela frente.

Eles têm uma manutenção muito fácil, por conta dos pelos bem curtinhos nem precisam de banhos toda semana, 1 vez por mês vai ser o suficiente. Cuide com as unhas, procure um profissional para aparar sempre que necessário. As orelhas devem ficar sempre secas e limpas para evitar problemas de saúde.

Essa raça fica mais confortável dentro de casa, por isso não deve ser mantido no quintal. Ele gosta de conforto e de estar perto das pessoas que ama.

Eles adoram dias quentes e ensolarados, não toleram bem dias frios. Por isso, quando esfria eles precisam estar em um lugar quentinho e bem agasalhados.

Muito cuidado com as brincadeiras, eles tem os membros frágeis e podem se machucar com facilidade.

Personalidade do Whippet

Essa é uma raça amigável, muito dócil e fácil de lidar. Eles são bem apegados ao seu dono, por isso gostam de fazer companhia.

Dentre as espécies de galgo, o Whippet é o mais inteligente, por isso treinar e adestrar essa raça é uma tarefa bem fácil.

Veja também

Planta em Casa

Porque é Importante ter Plantas em Casa?

Para quem gosta de ter um ambiente aconchegante em casa, principalmente para quem trabalha em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.