Home / Animais / História do Rato e Origem do Animal

História do Rato e Origem do Animal

Os ratos são animais que existem no mundo há muitos anos. Alguns estudos destacam que eles surgiram ainda na época das cruzadas. Mas foi no século XIV que esse animal ficou mais popular com a proliferação da peste negra, doença que matou milhares de pessoas em todo o continente Europeu. Os ratos são sempre lembrados por sua rapidez e seus rabos que chegam a atingir o mesmo tamanho do seu corpo. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse animalzinho que é temido por muitas pessoas?

Características dos Ratos

São animais que pertencem à família Murida e que apresentam uma cauda grande e fina. O seu focinho é comprido e ele se alimenta tanto de vegetais quanto de alguns tipos de animais, portanto,  sendo classificado como onívoro Os ratos são mamíferos e possuem alguns sentidos bem apurados, como é o caso do olfato.  Uma de suas características marcantes é presença de um bigode longo.

Sua reprodução é muito rápida e os filhotes se tornam independentes poucos meses depois de nascer. Existem mais de 600 espécies de ratos em todo o planeta.

Dentre os principais tipos de rato podemos citar o camundongo, a ratazana e o temido rato-preto muito comum nas áreas urbanas. Aliás, são exatamente nessas áreas que os ratos encontrar o lar perfeito para a sua moradia, já que encontram grande quantidade de comida disponível. Além disso, é muito comum que essa espécie se reproduza de forma rápida já que cada fêmea do rato pode chegar a dar a luz a mais de duzentos ratinhos por ano.

Além de devorarem tudo que aparece pela frente, os ratos também causam muitos prejuízo para lavouras e até mesmo em nossas casas. Eles adoram roer fios de energia, caixas, livros e costumam deixar um rastro de destruição por onde passam.

Transmissores de Doenças

São animais que podem transmitir mais de cinquenta doenças. A mais conhecida delas, a leptospirose, pode ser contraída por meio da urina do animal. O contato geralmente acontece em regiões que sofrem com enchentes e fortes chuvas. No passado, os ratos foram responsáveis pela morte de uma grande parte da população da Europa, devido à transmissão da peste negra.

Os ratos são inteligentes e capturá-los não é das tarefas mais simples. São rápidos ao fugir das armadilhas, além de evitarem alimentos que julgam possuir veneno. Além disso, consegue mudar a sua rota rapidamente e procurar uma nova saída durante uma perseguição.

Por toda essa esperteza, os ratos são usados frequentemente em pesquisas, sendo o camundongo e a ratazana as espécies preferidas para esse tipo de análises nos laboratórios.

Curiosidades Sobre os Ratos

Conheça algumas das mais interessantes curiosidades sobre esse pequeno animal:

  • Você sabia que em caso de ausência de alimentos, os ratos podem se alimentar dos próprios filhotes? Esse comportamento não é lenda e isso pode realmente acontecer! Eles podem viver em telhas, árvores, locais fechados e até mesmo em esgotos. Em resumo, podemos dizer que os ratos podem ser encontrados em todos os lugares.
    Rato Comendo Filhote
    Rato Comendo Filhote
  • Os dentes dos ratos não param de crescer durante toda a sua vida.
  • Existem mais de setecentas espécies de rato na natureza. Estimativas destacam que apenas no Brasil mais de quatro milhões de dólares são perdidos em função da ação dos ratos.
  • Estudos destacam que a relação dos ratos com os seres humanos é mais antiga do que se imaginava. A partir de análise de fósseis foi possível concluir que os animais já habitavam o planeta há 15 mil anos atrás.
  • O tempo de vida de um rato é de no máximo três anos.
  • Alguns lugares do mundo utilizam os ratos como alimentação. Em algumas regiões da Índia é comum que eles sejam utilizados para matar a fome.
    Rato Frito
    Rato Frito
  • São usados como cobaias de teste da indústria farmacêutica e também em laboratórios.
  • Alguns estudiosos destacam que os gatos só passaram a viver em um ambiente doméstico quando foi descoberto a sua habilidade para exterminar os ratos.
  • Sempre que esses animais são retratados em desenhos e filmes eles estão comendo uma fatia de queijo, não é verdade? Pois saiba que este não é o alimento favorito dos ratos. Os pequenos bichos têm preferência por grãos e alimentos compostos de açúcar.

 Espécies de Ratos Mais Conhecidas

Dentre as espécies de ratos mais conhecidas podemos citar:

Ratazana – Possui mais ou menos vinte centímetros e vivem geralmente em esgotos e ambientes sujos como terrenos e quintais abandonados. Movimentam-se com facilidade por túneis criados por eles mesmos e são bastante ágeis na hora das fugas.

Ratazana
Ratazana

Rato preto – São os ratos que mais costumam aparecem nas casas, por esse motivo que são conhecidos como “ratos de telhado”. Também podem se abrigar em árvores e são escaladores muito ágeis.

Rato Preto
Rato Preto

Camundongo – É uma espécie menor, mas que pode fazer grandes estragos nas cidades. Vivem em locais escondidos como atrás de armários, despensas e porões.

Camundongo
Camundongo

Para afastar esse animal da sua casa é necessário manter os cômodos limpos. Essa é uma atitude simples, mas que pode fazer toda a diferença na hora de afastar os ratos do seu lar.

Classificação dos Ratos

Veja as principais informações sobre o rato:

Nome científico: Rattus

Ordem: Rodentia

Classe: Mammalia
Família: Muridae

Tempo de gestação: entre vinte e cinte cinco dias.

Tempo de vida: aproximadamente dois anos de idade.

Nosso artigo encerra por aqui! Continue acompanhando nossos novos conteúdos sobre animais, plantas e natureza. Aproveite e use os comentários para contar o que você mais gostou de saber sobre os ratos. Até a próxima!

Veja também

Alimentação do Pastor-da-Anatólia: O que Eles Comem?

O cão pastor da Anatólia é originado no quadrante menor da Ásia na Turquia. Eles …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *