Home / Animais / História do Cachorro da Raça Chihuahua e Origem do Animal

História do Cachorro da Raça Chihuahua e Origem do Animal

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a raça de cachorro chihuahua. Com certeza muitas pessoas tem dúvida de onde vem essa raça, que inclusive é a menor do mundo. Por isso resolvemos fazer esse texto para contar a história desse animal e descobrirmos a sua origem.

História e Origem da Raça Chihuahua

Saiba que Chihuahua é o maior estado do México, o local faz fronteira com alguns estados americanos como o Arizona e o Texas. A origem real do animal ainda assim a muito tempo tem sido debatida.
No ano de 2012 um instituto de tecnologia resolveu divulgar alguns estudos cerca dos ancestrais de algumas raças.

Dois Chihuahua na Grama

Nesses estudos houveram comparações de DNA de muitos cães europeus e também asiáticos, foram utilizados alguns DNA’s antigos de raças das Américas.
Uma das raças testadas foi o Chihuahua, já que que a sua origem ainda era uma questão.
O resultado do estudo concluiu que o Chihuahua possui o mesmo DNA que os Mexicanos, o que fez com que não restasse dúvida sobre o assunto. Inclusive a raça que o DNA bateu foi com um cão da época maia chama da Techichi.

Cão Techichi Ancestral do Chihuahua

Esse cachorro tão antigo foi retratado de diversas formas como em esculturas de argilas que foram feitas por índios, as datas marcam 500 anos antes de cristo.
De acordo com essas imagens podem perceber como ele era parecido com o nosso Chihuahua. Acredita-se que seus ancestrais eram um pouco maiores.

O povo pré colombiano lá por 1100 depois de Cristo tomou conta e foram os pioneiros a domesticar aqueles animais. Outra raça existente na época era conhecida como Perro Chihuahueno, esse povo provavelmente cruzou esses cães com os Techichi.
O Perro Chihuahueno era um cão com habilidade de encontrar comida, por isso suas características físicas eram bem específicas para isso. O cão possuía as unhas grandes, orelhas atentas, porém curtas.
Quando a população mesoamericana passou a dominar o México, incluíram o cão Techichi na sua cultura. Com o tempo ele passou a ser o seu melhor amigo.

O Primeiro Chihuahua

No ano de 1904 Midget foi o primeiro Chihuahua americano, mais três foram registrados neste mesmo ano. No ano de 1913 mais trinta animais foram registrados no país. No ano de 1972 vinte cinco mil cães foram registrado. Já no ano de 2012, foram contabilizados cerca de quarenta mil animais, e são registrados mais de mil a cada ano, isso sem contar os sem registros.

Quando o Chihuahua Ficou Famoso

Esse cachorro começou a ficar conhecido no ano de 1997, quando o restaurante Taco Bell lançou sua mascote chamada Gidget, que era uma cadela de Chihuahua.
A frase que marcou era dita pela mascote e dublada por um humano, claro : Eu quero Taco Bell.

Chihuahua Famoso em Outros Países

Outro país onde o cão é famoso é o Reino Unido. Foi eleito a terceira raça de pet mais comercializada no país. Inclusive outros países são fãs da raça como Filipinas, Austrália, Europa e Canadá.
Algumas pessoas acreditam que o Chihuahua vem da raça de cachorro Russkiy Toy. Principalmente por conta da aparência da pelagem que é alongada e curta. Pouco se sabe sobre esse outra raça, apenas que foi criado na Rússia.

O Desenvolvimento do Chihuahua

É muito comum que diversas raças passem por mudanças com o passar do anos. Frequentemente diversas novas raças vem aparecendo, na verdade são cães que já existiam, mas que foram sendo melhorados com o tempo.
Com relação ao padrão da raça, altura, coloração, peso e etc não foram completamente descritos ainda. Mas o que se nota é que o cachorro ganhou características próprias.
Com o tempo foi dando para perceber que um padrão já estava acontecendo. Então foi impossível não reconhecer a raça.

Raças Reconhecidas Recentemente

  • Bergamasco

Reconhecida no ano de 2015

  • Berger Picard

Reconhecida no ano de 2015

  • Boerboel

Reconhecida no ano de 2015

  • Cirneco dell’Etna

Reconhecida no ano de 2015

  • Lagotto Romagnolo

Reconhecida no ano de 2015

  • Pastor Americano em Miniatura

Reconhecida no ano de 2015

  • Cão de Água Espanhol

Reconhecida no ano de 2015

  • Sloughi

Reconhecida no ano de 2016

  • American Hairless Terrier

Reconhecida no ano de 2016

Curiosidades Sobre a Raças de Cachorros

A melhor maneira de conseguir um cachorro da raça Chihuahua com os padrões corretos da raça é adquirir um filhote de um criador credenciado. Essas pessoas são sempre verificadas e tem a responsabilidade de manter o padrão da raça sempre dentro do esperado. Essa é a única forma de garantir que esse cão não vai ser modificado ao longo do tempo.
Essa é uma raça que com certeza se manterá por muito tempo. infelizmente com o tempo algumas raças acabam chegando ao fim, como foi o caso do British White Terrier que não é mais visto. Na época ele foi cruzado com a raça Bulldog Inglês, assim nasceram novas raças como o Bull Terrier e o Boston Terrier.

Uma raça que quase foi extinta, foi o Cão de Água Português, que foi salvo por nada menos que o atual presidente dos Estados Unidos da época Obama. O cachorro tomou conta da casa branca e ficou por lá mesmo. No país americano apenas 12 cães da raça existiam. O presidente se encantou com o cão e levou as pessoas a se encantarem também, hoje a raça não corre mais risco de extinção.
Outra raça que foi ameaçada foi o Russkiy Toy, a mesma que historicamente pode ter sido cruzado com o Chihuahua. Quase desapareceu do mapa entre os anos de 1920 a 1990.

Criadores de Chihuahua

Depois de conhecer um pouco sobre as curiosidades sobre as raças de cachorro, entendemos que o mais seguro é acreditar sempre em criadores credenciados que vão garantir a procedência dos animais. E esses criadores vão passando o conhecimento para frente, dessa forma a raça do Chihuahua permanecerá por muito tempo dentro do padrão esperado.

Os Dois Tipos de Chihuahua

Chihuahua Cabeça de Maçã

Leva esse nome pois sua cabeça tem o formato da fruta. Grandes orelhas, bem separadas e sempre atentas. Os olhos bem expressivos saltando para fora, um corpo pequeno e afilado. Possui uma cauda pequena.

Chihuahua Cabeça de Veado

A diferença é que ele é pouca coisa maior. Uma cabeça mais longa que pode parecer um veado pequeno e um pouco mais altos.

Veja também

Asno Catalão: Características, Nome Científico e Fotos

O asno catalão (equus asinus) é considerado o símbolo nacional não oficial da Catalunha, que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *