Home / Animais / Galinha Fayoumi: Características, Ovos, Preço, Como Criar e Fotos

Galinha Fayoumi: Características, Ovos, Preço, Como Criar e Fotos

Nos dias atuais muitas pessoas podem pensar que criar galinhas se tornou uma atividade obsoleta, mas a verdade é que na realidade tudo está exatamente ao contrário disso: atualmente, o número de pessoas criando galinhas é gigante, principalmente em áres mais rurais do nosso país, já que elas são mais afastadas dos centros urbanos.

Por esse motivo, a busca por informações sobre como cuidar de galinhas está cada vez maior, independente da raça que está sendo levada em consideração.

Porém, podemos dizer que a  galinha fayoumi é uma das raças que está ganhando maior visibilidade no mundo dos criadores, principalmente por se tratar de uma ave ornamental que possui características muito interessantes.

Com isso, continue lendo o artigo para se atualizar e entender um pouco mais quais são as características físicas dessa galinha, como você pode criá-la, como são os ovos dessa galinha e qual o preço que deverá pagar para ter uma!

Características da Galinha Fayoumi

Já podemos citar primeiramente que essa galinha é também conhecida como galinha egípcia, isso porque ela já era domesticada pelos egípcios há mais de 3000 anos, sendo considerada a raça mais antiga de galinha em todo o planeta; quem diria, não é mesmo?

A verdade é que a galinha fayoumi era apenas uma lenda em outros países do mundo até o ano de 1940. Isso porque sua exportação era proibida até esse ano, já que era considerada exclusiva do Egito. Logo, foram necessários séculos para que a galinha conseguisse alcançar outros lugares do mundo, mesmo que atualmente existam mais híbridos dela do que exemplares originais.

  • Características físicas

É interessante notar que essa raça se destaca por conta de suas pernas e seu modo de andar: suas pernas são alongadas, sua cauda fica mais “empinada” do que a de outras galinhas e ela corre de maneira acelerada, dando pequenos impulsos pelo andar.

Características da Galinha Fayoumi

Outra coisa interessante que podemos notar é que essa espécie realmente não apresenta dimorfismo sexual. Isso porque é praticamente impossível definir se um exemplar é macho ou fêmea até a época de postura, já que eles são visualmente idênticos.

  • Temperamento

As galinhas já são conhecidas popularmente como animais escandalosos e chamativos, e nesse caso isso pode até ser considerado verdade. Isso porque a galinha fayoumi é muito temperamental e é extremamente ativa, desenvolvendo diversas atividades e tendo muita mobilidade ao longo de todo o dia.

Além disso, podemos dizer que essa raça também gosta muito de ficar isolada, o que provavelmente é uma característica herdada dos tempos de vida egípcia.

Como Criar a Galinha Fayoumi

Criar uma galinha é uma tarefa fácil apenas se você tem as informações necessárias para que todo o processo corra bem e você esteja preparado para todos os imprevistos possíveis.

Por esse motivo, antes de comprar uma galinha de qualquer raça com certeza vale a pena aprender um pouco mais sobre as necessidades que o animal irá possuir sob os seus cuidados.

Dessa forma, você terá menos problema para cuidar dela e ela também não sofrerá ao longo de sua vida, muito pelo contrário, viverá feliz e cada vez mais saudável.

  • Espaço

O espaço é um dos componentes que merecem mais destaque quando o assunto é criação de galinhas; isso porque ele irá determinar quantas galinhas você poderá ter no espaço que tem disponível em seu terreno.

Uma grande desvantagem dessa raça de galinha é a necessidade por muito espaço livre. Como já dissemos, ela tem a tendência a querer se isolar, e por isso colocar todas as galinhas amontoadas com certeza é a melhor ideia para que elas briguem muito entre si.

Por isso, se você está pensando em criar essa espécie de galinha vale a pena lembrar que você precisará de muito espaço disponível e é melhor não neglienciar isso para que ela cresça saudável.

  • Saudável

Apesar da necessidade excessiva de espaço ser um problema, podemos dizer que a galinha fayoumi apresenta uma grande vantagem: imunidade alta.

Essa galinha não costuma ficar doente muitas vezes ao longo da vida, e com certeza isso é um ponto extremamente positivo, já que você quase não precisará se preocupar com veterinário e ela também será mais ativa e feliz.

  • Clima

Por fim, podemos citar que essa raça está acostumada a climas quentes, e por isso é muito importante ter um espaço aquecido e aconchegante para ela. Porém, tome cuidado para não deixar o espaço quente de forma que ela nem aguente, pois assim com certeza não dará certo.

Ovos da Galinha Fayoumi

A questão do ovo é considerada uma desvantagem quando o assunto é a galinha fayoumi; isso porque ela não bota tantos ovos quanto o esperado ao ano, já que a sua postura está abaixo da média do resto das galinhas.

Para sermos mais específicos, podemos dizer que essa raça bota 2 ovos a cada semana, o que dá cerca de 100 ovos por ano. Também é importante dizermos que eles possuem tamanho pequeno e coloração rosa, o que é um destaque mas ao mesmo tempo uma desvantagem, por conta do tamanho.

Geralmente, essa galinha começa a botar ovos aos 4 meses de idade. Podemos ver, porém que botar ovos não é o foco dessa raça, e é por isso que na maioria das vezes ela é criada apenas como ave ornamental.

Preço da Galinha Fayoumi

Como já dissemos, a galinha fayoumi está presente no Brasil através de híbridos que acabaram sendo criados com o tempo, e é por isso que a busca poderá ser um pouco mais complicada em território nacional.

Porém, também podemos dizer que a venda de ovos galados acontece bastante no país, e geralmente eles custam cerca de 80 reais em sites da internet. Caso você queira a galinha original provavelmente precisará ir até a Rússia, local onde ela ainda é muito vendida, além de não ser híbrida.

Quer saber um pouco mais de informações interessantes sobre outras espécies de galinha que você ainda não conhece? Sem problemas, pois sempre temos um texto para você! Leia também em nosso site: Galinha Pescoço Pelado – Características, Ovos, Como Criar e Fotos

Veja também

Cisne: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Subfamília e Gênero

Cygnus é o gênero taxonômico com o qual as maiores aves aquáticas da família anatidae …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *