Home / Animais / Habitat do Rinoceronte: Onde Eles Vivem?

Habitat do Rinoceronte: Onde Eles Vivem?

O rinoceronte é um animal extremamente conhecido em todo o mundo, e isso se dá principalmente por conta do seu tamanho chamativo e também porque ele é muito mencionado, sendo um grande destaque da fauna de algunas países.

Porém, muitas pessoas não sabem muito bem onde os rinocerontes vivem ou até mesmo se eles ainda existem nos dias atuais; o que é causado principalmente por conta do desaparecimento de diversas espécies desse animal nos últimos anos, causado pela extinção.

Por isso, neste artigo falaremos especificamente sobre o habitat do rinoceronte. Continue lendo para saber exatamente em quais lugares do mundo esse animal pode ser encontrado e quais espécies especificamente ainda existem na natureza!

Distribuição Geográfica do Rinoceronte

O rinoceronte é um animal que atualmente não está presente em muitos países do planeta. A constante extinção de grande parte das espécies desse animal fez com que a quantidade de exemplares do mamífero diminuíssem consideravelmente ao longo dos anos.

Por esse motivo, atualmente podemos encontrar rinocerontes em apenas dois continentes do mundo: a Ásia, onde existem três espécies (rinoceronte de java, rinoceronte de sumatra e rinoceronte indiano); e a África, onde existem duas espécies (rinoceronte negro e rinoceronte branco).

Com isso, podemos perceber que o rinoceronte não está tão distribuído pelo planeta, mas mesmo assim (ou talvez por isso mesmo) vale a pena aprender um pouco mais sobre cada espécie existente e o habitat em que elas estão.

Rinoceronte Branco (África)

O rinoceronte branco é conhecido cientificamente como Ceratotherium simumx e encontra-se classificado na categoria NT (quase ameaçado) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Essa espécie pode ser encontrada no continente africano, mais especificamente em países como a Angola, Zâmbia, Namíbia, África do Sul e Zimbábue.

Esse é um animal que gosta de áreas descampadas e com relevo plano, o que combina muito com a geografia da Ásia. Porém, é importante ressaltarmos que o habitat dessa espécie vem sendo ameaçado por conta da grande exploração de minérios que está ganhando cada vez mais espaço no continente.

Rinoceronte Negro (África)

Esse rinoceronte é conhecido cientificamente como Diceros bicornis e ele está atualmente classificado como CR (em perigo crítico) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Essa espécie pode ser encontrada na África, mais especificamente em países como Quênia, Tanzânia, Zimbábue, África do Sul e Angola, o que significa que muitas vezes ele pode ser encontrado nos mesmos locais onde o rinoceronte branco está.

Uma característica interessante sobre esse animal é que, apesar de seu nome, ele na verdade costuma possuir a pele cinza, o que faz com que ele se pareça com todos os outros rinocerontes com relação à aparência.

Portanto, podemos lembrar também que muito provavelmente essa será uma espécie extinta da natureza nos próximos anos, logo ela não viverá de maneira natural e poderá ser encontrada apenas criada em cativeiro por cientistas.

Rinoceronte de Sumatra (Ásia)

O rinoceronte de sumatra é conhecido cientificamente como Dicerorhinus sumatrensis, e atualmente ele se encontra classificado como CR (em perigo crítico) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Ele é a menor espécie de rinoceronte que ainda existe e por isso existe em menor quantidade na natureza, se tornando mais frágil e vulnerável a uma extinção, mesmo estando classificado no mesmo nível do rinoceronte negro.

Essa espécie pode ser encontrada na Ásia, mais especificamente no sudeste asiático em países como a Indonésia e a Malásia, únicos locais onde a população desse animal não foi dizimada pela ganância dos seres humanos, que acabou levando boa parte dos exemplares à morte.

Portanto, essa espécie se encontra muito ameaçada atualmente, e assim como o rinoceronte negro muito provavelmente não será mais encontrada na natureza em um futuro muito próximo.

Rinoceronte de Java (Ásia)

O rinoceronte de java é conhecido cientificamente como Rhinoceros sondaicus e atualmente se encontra classificado como CR (em perigo crítico) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

O seu nome é originado justamente de um dos locais onde ele costumava habitar: as ilhas conhecidas como Sumatra e Java; além disso, a espécie também poderia ser encontrada em países do sudeste asiático. Porém, atualmente ele ainda pode ser encontrado apenas no Parque Nacional de Ujung Kulon, localizado na ilha de Java (Indonésia).

Rinoceronte de Java

Portanto, podemos destacar que esse rinoceronte também está perdendo grande parte de sua população e tem uma tendência extremamente grande a sumir em pouco tempo do seu cativeiro, já que ele nem mesmo está mais presente na natureza, logo, estando mais ameaçado do que os outros.

Rinoceronte Indiano (Ásia)

O rinoceronte indiano é conhecido cientificamente como Rhinoceros unicornis, e atualmente ele se encontra classificado como VU (vulnerável) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Nos dias atuais ele pode ser encontrado em apenas dois países da Ásia: o Nepal e a Índia, principalmente em pradarias de grande altitude e florestas. Esse animal está entre as outras espécies quando o assunto é perigo de extinção. Isso porque ele está menos ameaçado do que os que estão classificados em CR, mas mais ameaçado do que o rinoceronte branco, que está classificado como NT.

Portanto, podemos dizer que esse rinoceronte se encontra em uma situação preocupante com relação ao habitat, mas essa situação ainda é melhor do que a de outras espécies. E é sempre bom lembrar que tudo isso é causado pela ação humana, o que apenas mostra como devemos prestar mais atenção à natureza ao nosso redor e menos atenção aos ganhos financeiros tão almejados pelas pessoas.

Quer saber ainda mais informações sobre os rinocerontes e não sabe onde encontrar textos de qualidade? Sem problemas, temos a solução para você! Para isso, leia também aqui em nosso site: Comportamento do Rinoceronte, Hábitos e Modo de Vida do Animal

 

 

Veja também

Qual é a Teoria de Darwin e Wallace? O que é Seleção Animal?

Uma das teorias mais estudadas tanto nas escolas, quanto pelos biólogos é a Teoria da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *