Home / Animais / Comportamento do Rinoceronte, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Comportamento do Rinoceronte, Hábitos e Modo de Vida do Animal

O rinoceronte é um animal que atrai diversos olhares em todo o mundo, principalmente quando o assunto é seu tamanho e seus hábitos, já que ele é um animal bem distante da maioria das pessoas (por ser selvagem) e porque seu porte físico com certeza é um grande diferencial no reino animal.

Apesar de ser famoso, o rinoceronte não é um animal muito estudado pelas pessoas, justamente por ser selvagem e acabar ficando mais afastado na natureza, ele é deixado de lado e acaba sendo esquecido. Por isso, é muito importante estudarmos mais sobre esse animal de maneira detalhada, dessa forma conheceremos mais a fauna ao redor do nosso planeta e os animais que habitam a Terra conosco.

Por isso, neste artigo falaremos mais especificamente sobre o comportamento do rinoceronte, seus hábitos no dia a dia, sua classificação científica e até mesmo curiosidades sobre o animal. Então, continue lendo para aprender muito mais e entender tudo que há de mais interessante sobre esse animal tão diferente!

Classificação Científica

A classificação científica de um ser vivo com certeza é um artifício muito importante que podemos utilizar na hora de estudar um pouco mais sobre um animal, principalmente porque ela é universal e geralmente não muda, o que faz com que os dados sejam considerados extremamente precisos e confiáveis, já que são completamente feitos pela Ciência.

Por isso, vamos estudar de maneira um pouco mais aprofundada a classificação científica do rinoceronte.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Superfamília: Rhinocerotoidea
Família: Rhinocerotidae

Em primeiro lugar, devemos dizer algo que a maioria das pessoas não sabe: o rinoceronte na verdade não é uma única espécie, mas sim diversos animais que fazem parte de uma família, a família Rhinocerotidae. Isso significa que existem muitas espécies e subespécies de rinoceronte no mundo.

Por esse motivo, podemos colocar a classificação científica apenas até a família, já que existem diversos outros gêneros e espécies de rinocerontes que irão especificar esse animal, e por issso devem ser estudadas de maneira separada.

Por fim, baseando-nos na classificação científica podemos concluir que o rinoceronte é um animal mamífero cordado, já que ele faz parte da classe Mammalia e do filo Chordata, respectivamente.

Hábitos do Rinoceronte

Entender os hábitos de um animal é extremamente interessante para que a gente consiga saber como ele se comporta na natureza como um todo; por isso vamos ver agora quais são os hábitos que a família Rhinocerotidae possui na natureza.

  • Reprodução

O rinoceronte atinge a maturidade sexual em idades diferentes para machos e fêmeas. No caso dos machos, ela ocorre entre os 7 e 10 anos, enquanto no caso das fêmeas ela ocorre entre os 4 e 6 anos, muito mais cedo.

A gestação dos rinocerontes é surpreendente e dura muito tempo (principalmente quando a comparamos com a gestação dos seres humanos). Isso porque a gestação dessa família tende a durar entre 420 e 570 dias, dependendo da espécie e de outros hábitos.

Após esse tempo, a tendência é que a fêmea dê apenas uma cria, que tem uma característica muito interessante: o filhote de rinoceronte tende a cuidar da mãe até que ela tenha outro filhote, assim ela nunca fica sozinha.

Por fim, essa família possui uma expectativa de vida de 50 anos quando a sua morte ocorre por causas naturais.

  • Alimentação
    Alimentação do Rinoceronte
    Alimentação do Rinoceronte

Por ser um animal extremamente grande, muitas pessoas pensam que o rinoceronte é carnívoro, mas a verdade é que – justamente por conta de todo seu tamanho e peso – o rinoceronte é um animal herbívoro, o que significa que ele se alimenta apenas de plantas, ou seja, frutos, folhas e galhos.

  • “Caça”

Como já dissemos, na verdade o rinoceronte não é um animal que caça. Ele é herbívoro justamente porque o seu tamanho e o seu peso fazem com que seja muito difícil caçar; esse é o mesmo caso do elefante, por exemplo.

Comportamento do Rinoceronte

A verdade é que é bem difícil definir o comportamento do rinoceronte, já que ele muda de acordo com a espécie; mas algo que os cientistas perceberam é que é possível diferenciar o comportamente dos rinocerontes asiáticos e dos rinocerontes africanos.

A tendência é que os rinocerontes africanos possuam hábitos mais agressivos, enquanto os rinocerontes africanos são um pouco mais calmos. Além disso, os rinocerontes da África costumam obter alimento pastando, enquanto os rinocerontes da Ásia se alimentam de folhas.

Portanto, não podemos definir precisamente um comportamento geral para todos os rinocerontes, mas podemos perceber algumas diferenças existentes entre as espécies nascidas na África e as espécies nascidas na Ásia, principalmente na questão do temperamento.

Curiosidades Sobre O Rinoceronte

Foto do Extinto Rinoceronte Branco
Foto do Extinto Rinoceronte Branco

Por fim, é muito interessante estudarmos algumas curiosidades interessantes sobre os rinocerontes, principalmente porque muitas vezes as pessoas aprendem de maneira mais rápida por meio das curiosidades, já que elas são mais dinâmicas e atrativas.

Por isso, continue lendo para ver algumas curiosidades!

  • O rinoceronte é o terceiro maior animal terrestre existente, perdendo apenas para o elefante e o hipopótamo;
  • A visão do rinoceronte não é boa, mas em compensação o seu olfato e a sua audição são extremamente desenvolvidos;
  • O chifre tão cobiçado do rinoceronte na verdade é um pelo extremamente coberto por queratina, o que faz com que ele fique duro;
  • Apesar de seu tamanho o rinoceronte pode chegar a correr a uma velocidade de 50km/h;
  • O chifre do rinoceronte pode custar mais caro do que o ouro em alguns locais do planeta;
  • O rinoceronte se afunda na lama pois apesar de ter uma pele grossa e resistente, ela é muito sensível a picada de insetos e queimaduras de sol.

Você já sabia todas essas curiosidades sobre o rinoceronte? Quem diria que um animal tão grande não se alimentaria de carne e teria a pele sensível a picadas de pequenos mosquitos, não é mesmo? Por isso é tão legal estudarmos mais sobre os animais selvagens, principalmente porque eles estão longe de nós na natureza e muitas vezes é difícil ver um!

Quer saber um pouco mais de informações sobre o rinoceronte e não sabe onde procurar? Leia também: Quais São Os Predadores do Rinoceronte e seus Inimigos Naturais?

Veja também

Crocodilo da Nova Guiné: Características, Nome Científico e Fotos

O crocodilo da Nova Guiné é um réptil nativo da própria ilha Nova Guiné e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *