Home / Animais / Quais São Os Predadores do Rinoceronte e seus Inimigos Naturais?

Quais São Os Predadores do Rinoceronte e seus Inimigos Naturais?

Como já é de conhecimento geral, os rinocerontes são animais de porte muito grande e estão na lista dos 5 animais mamíferos terrestres mais difíceis de serem caçados do mundo, o que faz com que eles sejam considerados muito imponentes e até mesmo inatingíveis.

Apesar disso, ele ainda possui inimigos naturais e predadores em algumas partes de sua vida, sendo que não são em todas que ele possui predadores, por conta de seu tamanho. Mesmo assim, é extremamente interessante entendermos um pouco mais sobre a cadeia alimentar desse animal tão grande.

Foto de Dois Rinocerontes Comendo Grama
Foto de Dois Rinocerontes Comendo Grama

Quer saber mais sobre quais são os predadores e inimigos naturais do rinoceronte? Continue lendo o artigo para saber tudo isso e ainda ver fotos muito interessantes!

Predadores E Inimigos Do Rinoceronte

Como já dissemos, por conta de seu porte extremamente grande o rinoceronte é um animal privilegiado com relação aos predadores, já que ele não possui predadores em todos os momentos de sua vida, principalmente porque ele atinge um tamanho muito grande após dado momento.

Por isso, podemos dizer que o rinoceronte não possui possui predadores na fase adulta, já que nenhum animal é tão grande e forte a ponto de conseguir abater o rinoceronte.

Porém, durante a fase de filhote o rinoceronte ainda é menor que muitos animais, o que faz com que naturalmente ele possua outros animais como predadores e não se encontre no topo da cadeia alimentar ainda.

Os principais predadores do rinoceronte (depois do ser humano) são: o leão, o tigre e as hienas. Esses são os 3 animais que costumam caçar o rinoceronte enquanto ele ainda é filhote, já que eles acabam sendo nem sempre maiores, mas mais ágeis e com maiores habilidades de caça do que o filhote de rinoceronte.

Portanto, vamos ver mais informações sobre esses animais para que você entenda bem como funciona essa cadeia alimentar.

Leão

O leão é conhecido popularmente como “rei da floresta” e é representado em diversos filmes dessa maneira, assim crescemos sabendo desde crianças como ele é um animal imponente e poderoso no reino animal e em todo o resto da natureza como um todo.

Ele é um animal mamífero com hábitos alimentares carnívoros pertencente ao gênero Panthera, além de fazer parte da família dos felídeos, conhecida cientificamente como Felidae.

Leão vs Rinoceronte
Leão vs Rinoceronte

Esse é um animal que só pode ser encontrado em dois continentes do mundo: a África e a Ásia, que são os mesmos continentes onde o rinoceronte é encontrado, o que faz com que muitas vezes eles acabem dividindo o habitat, mas não as presas, já que o rinoceronte é herbívoro.

Apesar de ser um dos predadores do rinoceronte existentes atualmente, o leão está sofrendo grave risco de extinção no mundo. Sendo que ele já foi extinto em alguns continentes, e na natureza como um todo ele está sendo considerado na categoria VU (vulnerable – vulnerável) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Tigre

O tigre também é uma grande referência do reino animal quando o assunto é grandes predadores existentes no mundo. Isso porque ele possui uma habilidade de caça incrível e está no topo da cadeia alimentar de praticamente todos os locais que habita.

Um fato interessante a considerarmos que é o tigre é considerado o 3° maior mamífero terrestre do mundo, perdendo apenas para dois ursos: o de Kodiak e o polar. Por isso, já podemos perceber que esse é um animal extremamente imponente.

Foto de Um Lindo Tigre-Siberiano
Foto de Um Lindo Tigre-Siberiano

Esse animal costuma ter quase 3m e pesa em média 50kg, o que faz com que seu exemplar adulto seja maior do que o exemplar filhote do rinoceronte, e por esse motivo o rinoceronte é considerado uma presa do tigre em sua fase de filhote.

Apesar de ser um predador do rinoceronte, o tigre também não se encontra em uma boa situação na natureza. Ele está classificado como EN (endangered – em perigo) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, o que é uma situação ainda mais grave do que a do leão.

Hiena

Hiena Fotografada de Boca Aberta
Hiena Fotografada de Boca Aberta

A hiena não é um animal que possui grande destaque entre os seres humanos, mas a verdade é que no reino animal ela é uma grande referência de predadora, e nesse caso ela é um dos predadores de rinocerontes existentes.

A verdade é que esse animal pode ser até mesmo considerado assustador – quem nunca ouviu a expressão “risada de hiena”? Isso porque o som que elas produzem se parece com uma risada, e isso se torna assustador quando misturado com a caça, já que geralmente ela “ri” quando está matando a presa.

Além de tudo isso, ela é um animal que possui os olhos muito escuros, o que faz com que ela seja ainda mais assustadora no reino animal. Apesar disso, seu porte não é tão grande assim quando comparada com outros predadores, mas ela acaba sendo maior do que o rinoceronte em sua fase adulta.

Assim como os outros predadores citados, a hiena se encontra em um estado preocupante na natureza, já que ela está classificada como EN (endangered – em perigo) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, o que é uma situação ainda mais grave do que a do leão e igual a do tigre.

Portanto, apesar de seu porte médio esse é um animal que causa bastante medo – principalmente e na maior parte das vezes em seres humanos – por conta de seu som parecido com uma risada e seus olhos escuros, e ela acaba sendo um dos predadores do rinoceronte quando ele ainda é um filhote, e isso não ocorre por conta do tamanho do rinoceronte, mas sim porque a hiena é mais rápida e ágil na hora de caçar.

Quer saber mais informações interessantes sobre o rinoceronte e não sabe onde encontrar o texto perfeito? Não se preocupe, nós temos a solução para você! Para isso, leia também em nosso site: Qual é a Cor do Rinoceronte? Qual o Peso? E a altura?

Veja também

Quais os Sintomas de Piometra em Cachorros? Como Tratar?

Apesar do nome diferente, infelizmente, trata-se de um problema grave, mas muito comum em cadelas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *