Home / Animais / Galinha Dorking: Características, Ovos, Como Criar e Fotos

Galinha Dorking: Características, Ovos, Como Criar e Fotos

As galinhas são aves muito conhecidas. Se pararmos para reparar, elas estão em todas as partes, desde um pano de prato da cozinha até a televisão na sala em desenhos infantis. Algumas espécies de galinhas só podem ser criadas em áreas grandes, como em sítios e fazendas, enquanto outras espécies são consideradas as espécies domésticas, essas podem ser criadas em áreas menores, como em chácaras ou até mesmo em casas que possuem um quintal espaçoso.

Nesse texto vamos falar um pouco sobre a espécie da galinha Dorking, de onde ela veio, quais são suas principais características, como são os ovos que elas botam, quais os principais cuidados que devemos ter com os filhotes dessa espécie e como elas devem ser criadas.

Origem Da Galinha Dorking

Através de pesquisas, acredita-se que essas galinhas são originárias da Itália, e depois de pouco tempo foram levadas pra a Grã Bretanha. Também acreditam que a galinha Dorking é uma das raças de galinhas mais antigas. Elas foram criadas com o objetivo de ser uma raça capaz de ganhar peso rapidamente, fazendo com que os fazendeiros e criadores não precisassem esperar muito para ter uma galinha com bastante carne. Essa espécie se desenvolveu muito na Inglaterra, onde ela ganhou reconhecimento pela sua qualidade de carne e de seus ovos.

A galinha Dorking é considerada uma espécie de galinha rara de ser encontrada, provavelmente, devido ao fato delas existirem a muito tempo e de ser uma espécie com carne de alta qualidade e ovos também.

Curiosidade: As galinhas Dorking ganharam esse nome após gerações de galinhas dessa espécie, e possuem o mesmo nome da cidade onde elas “alcançaram” os objetivos de seus criadores.

Características Da Galinha Dorking

A galinha Dorking possui um corpo no formado retangular, suas pernas são curtas, sem penas e suas patas possuem cinco dedos. Ela tem uma crista relativamente grande. Sua pele é branca e as cores de suas penas podem variar entre branca, prata e meio acinzentada. Após algumas modificações que essa raça sofreu, agora elas conseguem ser mais resistentes às mudanças climáticas. As galinhas dessa espécie pesam uma média de 4, 5 kg para os machos e cerca de 4, 0 kg para as fêmeas. Essas aves podem botar de 120 até 140 ovos por ano, cada ovo de casca branca não possui um peso superior a 66 g.

Elas possuem um comportamento calmo e tranquilo, pode ser considerada uma raça tímida. São aves que não fazem muito barulho, apenas quando acham que algo está errado perto delas.

Como São Os Ovos Da Galinha Dorking

A galinha Dorking possui um instinto materno muito bem desenvolvido, isso as ajuda a melhorar significativamente o seu estado de sobrevivência.

Os ovos dessa espécie são brancos e muito saborosos. Antes de a galinha botar os ovos ela deve ter uma alimentação adequada, não deixando faltar nenhum nutriente, pois desse modo, nem a saúde da galinha adulta e nem de seus pintinhos que estão prestes a nascer será afetada. Caso tenha alguma galinha adulta doente ou fraca, ela deve ser retirada do rebanho, para que não contagie as outras e acabe piorando a situação.

Enquanto ocorre a postura dos ovos, o Dorkingam deve receber alimentos que possuem muitas vitaminas, para ajudar a fortalecer a casca do ovo. Os ovos que possuem casca dura são mais fáceis de serem encubados ao em vez de serem esmagados pelas galinhas. Com certa frequência o macho do rebanho precisa ser vacinado e cerca de 5 semanas antes da postura dos ovos precisa ser feita a vacinação contra encefalite aviária, esta doença pode causar a morte de todo o rebanho, por conta disso essa vacina teve ser levada muito a sério. Também é recomendado fazer uma análise para salmonela pulloum e também vacinar as aves contra bronquite.

Cuidados Com Os Filhotes

Filhote de Galinha Dorking
Filhote de Galinha Dorking

Os filhotes das galinhas devem ter alguns cuidados especiais. O agricultor deve prestar atenção ao estado dos filhotes, pois os que nascerem doentes ou frascos, é recomendado que eles sejam rejeitados, para evitar que não acabem afetando a nova geração de galinhas. Essa recomendação é mais para os filhotes pálidos, com bico cruzado ou com pernas curvas. Para que os filhotes cresçam de maneira correta, é necessário observar a temperatura do galinheiro. Se as galinhas estiverem com seus corpos quentes, elas deixam a fonte de calor, e se estiverem com seus corpos frios, elas deixam a fonte de frio. Para saber se o filhote está quente ou frio, você pode usar um termômetro convencional, ele deve ser injetado na cloaca por alguns minutos. Se o filhote estiver saudável, a temperatura de seu corpo deve ser de 40 graus, porém, conforme a ave cresce essa temperatura pode mudar. Essa espécie de galinha é muito sensível à mudança de umidade, essas mudanças podem causar até a morte da galinha, para que isso não ocorra, use um higrômetro (aparelho que verifica a mudança de umidade) ele deve ser pendurado no galinheiro. Quando a temperatura está boa para elas, elas alimentam-se com calma, guincham de modo silencioso e ficam examinando um ao outro.

Como Criar As Galinhas Dorking

O lugar onde está localizado o galinheiro das galinhas deve ser bastante ventilado e o galinheiro tem que estar sempre limpo e seco. Se as galinhas estiverem em um lugar fechado e sem ventilação, elas podem ficar com várias doenças infecciosas que afetarão a saúde delas. Elas também podem pegar doenças por meio de lixos molhados, por conta disso, o galinheiro deve ser limpo com certa frequência.

A média ideal de galinhas e galos em um rebanho no momento de inicio da postura é de cerca de 100 galinhas para uma dúzia de galos. Esse número não deve ser alterado depois, pois senão pode ocorrer de ficarem ovos fertilizados na embreagem.

Os machos do galinheiro não costumam muito sentar em cima dos ovos botados pelas galinhas, porém, às vezes pode ocorrer deles sentarem para tentar acelerar o processo do nascimento de seu filhote.

Quer saber sobre mais alguma espécie de galinha? Acesse esse link e leia um texto que fizemos sobre as Galinhas Ameraucanas, elas vão te surpreender: Galinha Ameraucana: Características, Ovos, Como Criar e Fotos

Veja também

Marreco Com o Filhote na Grama

Qual a Diferença Entre Cisne, Pato e Marreco?

É bastante comum que as pessoas façam confusão em relação ao nome dos animais. Por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *