Home / Animais / Formiga: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Formiga: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Você se lembra daquela fábula infantil sobre a cigarra e a formiga, que ouvíamos quando éramos crianças? Pois bem, saiba que ela tem um fundo de verdade: a formiga, mesmo sendo o animalzinho pequenino que é, trabalha de sol a sol para estocar alimentos para o inverno.

Esta atividade desenfreada acontece porque, quando o inverno chega o corpo da formiga reduz seu processo metabólico, baixando sua temperatura a 58 graus negativos. Com todo esse frio, elas não chegam a congelar, mas muitas delas entram no “modo dormir”, conhecido também como hibernação, até a chegada do verão, quando faz calor novamente.

Como toda boa história infantil, esta também tem rainha e castas, com direito a escravas, operárias e soldados. Só que a formiga rainha não comanda. Sua função é apenas por ovos, enquanto as demais nascem já sabendo suas funções. É uma rainha fértil, alada, que transa com machos férteis, de asas chamados de reis, zangões ou drones, pelo zumbido irritante que produzem. A missão destes drones é acasalar e fertilizar a rainha, morrendo logo após.

Alvos de Observação

Cerca de dez mil espécies de formiga habitam todas as regiões da terra, com exceção das regiões polares.  São observadas há mais de 130 milhões de anos, desde o período cretáceo, quando ocorreram explosões que exterminaram os dinossauros

Possuem Estrutura Privilegiada

  • Têm o cérebro maior que o corpo, com 250 mil células, e têm fama de ser o inseto mais inteligente que existe.
  • Não têm ouvidos, mas têm receptores em seus pés joelhos que transmitem vibrações.
  • Não têm pulmões, sendo que a respiração é feita por buracos nas laterais dos corpos, embora tenham cinco narizes.
  • Os olhos são compostos por olhos menores e dois estômagos com finalidades diferentes: um armazena sua própria comida, enquanto o outro serve de “dispensa” que armazena alimento para dividir com as demais.
  • O corpo tem seis pernas fortes, com três articulações cada uma, que lhes dão rapidez. Pode correr aproximadamente três quilômetros por dia no ritmo de sete centímetros por segundo.

Curiosidades Sobre as Formigas

  • Tempo de vida longo – Estudos mostram que, apesar de parecerem tão frágeis, a vida das formigas varia de quatro meses a doze anos, com exceção da rainha, que vive cerca de 30 anos.
  • Força de halterofilistas – Com o passar do tempo as formigas acumulam uma força extraordinária, o que faz com que tenham o poder de levantar pesos 50 vezes maiores que o peso de seu corpo, sendo chamadas também de halterofilistas.
  • Comunicação sem ruídos – Embora não possamos ouvi-las, elas se comunicam pelo olfato, esfregando suas antenas umas nas outras. Quando encontram alimentos importantes, deixam no local um perfume peculiar chamado feromônio. Assim as outras formigas podem sentir o cheiro e, além de saberem onde as outras estão, podem compartilhar do mesmo alimento.

  • Vivem em colônias – Essas colônias podem ter milhares de quilômetros de extensão, compostas por mais de dez mil formigas, que trabalham coletivamente na construção de extensos túneis.
  • Importantes para o ecossistema – Fazem a reciclagem de material orgânico ajudando na decomposição da matéria.
  • Ajudam as plantas – Movem a terra como as minhocas, areando o solo com a construção de túneis. Transportam sementes para outros lugares e algumas espécies polinizam flores e plantas, contribuindo com a propagação das espécies
  • São independentes – Plantam o que comem. O alimento que carregam serve apenas para criar os fungos com o qual se alimentam
  • São predadoras de plantas ou animais – Uma espécie leva o nome de formiga-leão
  • São resistentes à água – Não se assustam quando molhadas e podem viver até duas semanas submersas
  • São solidárias – Quando há necessidade, se transformam em pontes para que as demais passem por cima
  • São seres sociais – Alvos de estudo de organizações sociais Além de dividirem o trabalho dos formigueiros, utilizam avançadas estratégias para guerrear, transformando-se em lutadores, batedores, verdadeiros escudo-vivos.
  • Cuidam da saúde – Imunizam as formigas de todo formigueiro quando um indivíduo está com algum tipo de fungo, lambendo a que está infectada para esterilizar o local e espalhar a imunidade por toda colônia, como se fosse uma vacina.
Formigas Características
  • Mandíbulas de aço –Conhecidas como portadoras de mandíbulas de aço, algumas tribos indígenas as utilizam para suturar feridas. Algumas espécies mordem tão forte que provocam desde inchaço até a morte da pessoa atingida.
  • Peso leve – Por serem pequenas, são leves e não se machucam quando caem.

Tipos de Formigas Existentes na Terra

Existem cerca de 20 a 30 tipos de formigas que mantêm a colônia organizada. Elas já nascem sabendo o que fazer, cada uma com sua especialidade. Confira algumas delas:

  • Formiga rainha – É uma fonte inesgotável de vida: vive mais e é maior que as demais (mede cerca de 4 centímetros, coloca de 800 a 1,5 mil ovos por dia para que a colônia cresça.  Assim, quando ver uma formiguinha caminhando por seus pertences, saiba que no outro dia elas podem ser milhares.
Formiga Rainha
  • Formiga escrava – Como toda rainha que se preza, a formiga rainha tem escravas que ajudam em seu trabalho para que ela possa descansar mais cedo. 14 espécies se destacam por escravizar outras espécies, raptando pupas de outras formigas e tornando-as escravas assim que nascem. Duas espécies dominam também os cupins.
Formiga Escrava
  • Formiga preguiçosa – Calcula-se que 20% das formigas são inúteis, desmentindo a fábula. Segundo pesquisadores, elas permanecem imóveis, como se fossem reservadas para substituir formigas trabalhadoras quando morrem ou mesmo para uma segunda frente de trabalho, quando a atividade aumenta no formigueiro.
Formiga Preguiçosa
  • Formiga soldado – não tem asas e é uma fêmea infértil. Usa táticas avançadas de guerra.  Junta-se aos demais soldados, rodeiam o formigueiro onde estão os inimigos, acomodam-se por ali durante alguns dias, até que as formigas inimigas enfraqueçam por falta de comida. Então é hora de atacar, com certeza na vitória. Quando caçam um animal vivo, usam uma tática de imobilização, segurando suas pernas até que o mesmo esteja imobilizado. Quando não conseguem dominar o predador, algumas espécies contraem seus abdomens até que se rompam e explodam, matando a ambos.
Formiga Soldado
  • Formiga operária – além de cuidar e de colocar lixo para fora dos ninhos, mantendo-os limpos, é responsável por levar alimentos para a colônia e defender o ninho de espécies indesejadas.
Formiga Operária
  • Formiga obreira – enquanto a rainha se enterra no solo após por os ovos, a formiga obreira, sem asas e menor, cuida da alimentação das larvas e da colônia.
Formiga Obreira
  • Formiga recicladora -cuida da reciclagem do material orgânico dispensado na terra
Formiga Recicladora

Formigas no Cardápio

Um dos pratos exóticos e muito apreciado que faz parte do cardápio em algumas regiões do País é feito com a formiga içá ou tanajura, que dá uma crocância especial à farinha de mandioca, depois de torrada.

Veja também

Curiosidades Sobre o Gato Mourisco e Fatos Interessantes

A fauna é a parte da Ecologia que engloba todos os animais existentes na natureza, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *