Home / Animais / Formiga-Cabo-Verde: Características, Nome Científico e Fotos

Formiga-Cabo-Verde: Características, Nome Científico e Fotos

A também conhecida como formiga-bala,  é uma formiga de floresta tropical, assim chamada por sua picada extremamente dolorosa, que se diz ser comparável ao ferimento à bala.

A “Formiga Bala”

A formiga-cabo-verde tem muitos nomes comuns, no entanto. Na Venezuela, é chamado de “formiga de 24 horas”, porque a dor de uma picada pode durar um dia inteiro. No Brasil, a formiga é chamada formigão-preto ou “formiga preta grande”. Os nomes nativos americanos para a formiga traduzem para “aquele que fere profundamente”. Por qualquer nome, esta formiga é temida e respeitada por sua picada.

Formigas operárias variam de 18 a 30 mm. de comprimento. Eles são formigas pretas-avermelhadas com grandes mandíbulas (pinças) e um ferrão visível. A formiga-rainha é ligeiramente maior que os operários.

Distribuição e Nome Científico

As formigas-bala vivem na floresta tropical da América Central e do Sul, em Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil. As formigas constroem suas colônias na base das árvores para que possam se alimentar no dossel. Cada colônia contém várias centenas de formigas.

Formigas de Cabo Verde são da classe Insecta e membros do reino Animalia. O nome científico da formiga-bala é Paraponera clavata. Eles são distribuídos ao longo da América Central e do Sul. Eles são mais comumente encontrados em áreas úmidas, como florestas tropicais.

Ecologia

As formigas-bala comem néctar e pequenos artrópodes. Um tipo de presa, a borboleta de asa de vidro (Greta oto) evoluiu para produzir larvas desagradáveis ​​a formigas-bala.  As formigas-bala são atacadas por vários insetívoros e também umas pelas outras.

A mosca forçada (Apocephalus paraponerae) é um parasita de trabalhadores feridos da formiga de cabo verde. Trabalhadores feridos são comuns porque colônias de formigas-bala lutam entre si. O cheiro da formiga ferida atrai a mosca, que se alimenta da formiga e põe ovos em sua ferida. Uma única formiga ferida pode abrigar até 20 larvas de moscas.

Toxicidade

Embora não sejam agressivas, as formigas-balas atacam quando provocadas. Quando uma formiga picada, libera substâncias químicas que sinalizam outras formigas nas proximidades para picar repetidamente. A formiga-bala tem a picada mais dolorosa de qualquer inseto, de acordo com o Schmidt Pain Index. A dor é descrita como cegueira, dor elétrica, comparável a ser atingida por uma arma.

Dois outros insetos, a vespa tarantula hawk e a vespa guerreira, têm picadas comparáveis ​​às da formiga-bala. No entanto, a dor da picada  da tarântula dura menos de 5 minutos, e a da vespa guerreira se estende por duas horas. Os ferrões de formigas-bala, por outro lado, produzem ondas de agonia que duram de 12 a 24 horas.

Formiga-Cabo-Verde no Dedo de um Homem
Formiga-Cabo-Verde no Dedo de um Homem

A toxina primária no veneno de formiga-bala é a poneratoxina. A poneratoxina é um pequeno peptídeo neurotóxico que inativa canais de íons de sódio dependentes de voltagem no músculo esquelético para bloquear a transmissão de sinapses no sistema nervoso central. Além da dor excruciante, o veneno produz paralisia temporária e agitação incontrolável. Outros sintomas incluem náusea, vômito, febre e arritmia cardíaca. Reações alérgicas ao veneno são raras. Enquanto o veneno não é letal para os humanos , paralisa ou mata outros insetos. A poneratoxina é um bom candidato para uso como bioinseticida.

Precauções e Primeiros Socorros

A maioria das picadas de formigas-bala pode ser evitada usando botas acima do joelho e observando as colônias de formigas perto das árvores. Se perturbada, a primeira defesa das formigas é liberar um cheiro de aviso fedido. Se a ameaça persistir, as formigas morderão e trarão suas mandíbulas antes de picar. As formigas podem ser removidas ou removidas com uma pinça. A ação rápida pode impedir uma picada.

No caso de picadas, a primeira ação é remover as formigas da vítima. Anti-histamínicos, cremes de hidrocortisona e compressas frias podem ajudar a aliviar o inchaço e o dano tecidual no local da picada. Os analgésicos prescritos são necessários para lidar com a dor. Se não for tratada, a maioria das picadas de formigas-bala se resolve por conta própria, embora a dor possa durar um dia e a agitação descontrolada possa persistir por muito mais tempo.

O povo Sateré-Mawé do Brasil usa picadas de formigas como parte de um ritual tradicional de passagem. Para completar o rito de iniciação, os meninos primeiro juntam as formigas. As formigas são sedadas por imersão em uma preparação herbácea e colocadas em luvas tecidas de folhas com todos os ferrões voltados para dentro. O menino deve usar a luva um total de 20 vezes antes de ser considerado um guerreiro.

Estilo de Vida

É responsabilidade das formigas-operárias procurar pela comida e, mais comumente, forjar nas árvores. As formigas-bala adoram alimentar néctar e pequenos artrópodes . Eles podem comer a maioria dos insetos e também se alimentam das plantas.

Formigas Operárias
Formigas Operárias

Sabe-se que as formigas-bala vivem até 90 dias e a formiga-rainha pode viver até alguns anos. As formigas-bala coletam o néctar e o alimentam nas larvas. A formiga da rainha e do zangão reproduz e cresce a colônia quando as formigas de trabalhadores cumprirem as exigências do alimento.  Colônias de formigas de bala contêm várias centenas de indivíduos. Formigas na mesma colônia geralmente diferem em tamanho e aparência, dependendo do papel delas na colônia.  Os trabalhadores buscam alimento e recursos, soldados protegem o ninho de intrusos e drones e rainhas se reproduzem.

Reprodução

O ciclo de reprodução em Paraponera clavata é um processo comum em todo o gênero, Camponotera, ao qual pertence. Toda a colônia de formigas é focada em torno da formiga rainha, cujo principal objetivo na vida é reproduzir. Durante o breve período de acasalamento da rainha, ela acasalará com várias formigas masculinas. Ela carrega o esperma internamente em uma bolsa localizada em seu abdômen chamada de espermateca, onde o espermatozoide permanece incapaz de se mover até que ela abre uma válvula específica, permitindo que o esperma se mova através de seu sistema reprodutivo e fertilize seus óvulos.

A formiga rainha tem a capacidade de controlar o sexo de sua prole. Qualquer um de seus óvulos fertilizados se tornará fêmea, formigas operárias, e os óvulos não fertilizados serão machos cujo único objetivo na vida é fertilizar uma rainha virgem, na qual eles morrerão logo depois.  Essas rainhas virgens só são produzidas quando há uma quantidade significativa de formigas operárias que assegurem a expansão da colônia.   As rainhas de cada colônia, sejam elas virgens ou não, vivem muito mais que suas formigas operárias

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *