Home / Animais / A História da Formiga e a Origem do Animal

A História da Formiga e a Origem do Animal

Você não sabe, mas a formiga faz uma grande diferença no meio ambiente. A conhecida expressão “trabalho de formiguinha” combina muito com a função do animal na terra.

Por serem pequenas e em alguns casos quase imperceptíveis, não prestamos atenção na grandeza que ela tem na natureza. As formigas são resistentes e precisam de pouco para sobreviver. Tem mais de treze mil espécies espalhadas pelo mundo e dependendo da espécie, se multiplicam muito: podem gerar até 300 formigas em uma semana.

Muitas vezes nem conseguimos ver a estrutura de uma formiga, mas elas têm três pares de pernas, dois olhos, um par de antenas e duas mandíbulas. Cada espécie tem sua própria alimentação: algumas se alimentam de fungos, outras de restos humanos e algumas da seiva das plantas.

Todas fazem metamorfose completa durante o nascimento. Começam pelos ovos, se tornam larvas e depois inseto. O processo dura entre 6 e 10 semanas. O tempo de vida das formigas são aumentados quando alimentadas pelo mel da rainha, que são formigas adultas, fêmeas, férteis que comandam as colônias.

Uma das coisas mais interessantes das formigas, é que elas se comunicam por feromônios e deixam reações químicas uma nas outras para se relacionarem. Isso faz com que as formigas sejam insetos sociais e vivam nas colônias, todas juntas, como uma grande família. Como nos filmes, elas têm rotinas.

Finalmente, vamos revelar a função mais importante da formiga na nossa vida e no meio ambiente: a formiga remove camadas do solo e leva nutrientes de cima para baixo, deixando a terra mais forte e saudável. O “trabalho de formiguinha” é diário e extremamente importante para manter o ciclo da vida animal.

Formigas Características

A formiga é um animal que nem vemos, mas que tem um papel fundamental para a engrenagem da terra. Antes de matar, ou não ligar para quando elas passam em fileiras, por exemplo, lembre-se do que ela faz pela vida na terra enquanto você realiza as atividades normais do dia a dia.

Neste post, além de falarmos um pouco mais da importância desse animal, da classe dos insetos, contaremos um pouco mais da história e da origem da formiga e como ela apareceu no mundo. Temos certeza que após entender a história desse animal, sua concepção sobre as formigas vai mudar!

Como a Formiga Chegou Por Aqui?

Havard afirma que as formigas chegaram na terra no período Cretáceo, há mais de 130 milhões de anos atrás. A espécie foi mudando, graças às plantas e flores até que a formiga chegasse ao que conhecemos hoje. Desde essa época eram pequenas e habitavam a terra em grande quantidade. A conhecida universidade americana também afirma que as formigas são tão resistentes que resistiram a extinção dos dinossauros e tem quase a mesma idade deles.

Como as Colônias se Formaram?

Não há estudos que comprovem quando e como as colônias se formaram, mas a vida dentro de um formigueiro possui uma estrutura social. São compostas pela rainha, pelas formigas obreiras, e as formigas machos. Os formigueiros podem ser subterrâneos, em árvores ou até mesmo em áreas que conseguimos ver. Quantas vezes você já não pisou em um formigueiro sem querer?

Como já citamos, existe uma estrutura social,  as formigas possuem relações e tomam decisões. Em alguns casos, elas até invadem as colônias, matam a rainha a escravizam as formigas obreiras. Justamente pela sua característica de relações e conexões por feromônios, elas entendem a necessidade de ocupação.

A Função de Cada Formiga

Desde a sua origem, existem as obreiras, a rainha e as formigas machos. As funções são definidas desde a fase do nascimento e metaformose, quando a formiga ainda é larva. Tudo depende de como ela irá reagir a quantidade de alimento recebida e seu desempenho na colônia.

As obreiras, são responsáveis pelo trabalho pesado no formigueiro, fazem limpeza e manutenção. Cuidam dos filhos e defendem o local. A rainha, toma as decisões e as formigas macho, servem apenas para reprodução e até morrem com pouco tempo vida, mesmo que não há acasalamento.As formigas reproduzem tanto porque os machos procuram longe diversas parceiras para se reproduzir. O processo é demorado e muitas vezes, eles nem conseguem acasalar se o tempo passa.

Uma outra curiosidade, é que as formigas cortadeiras, que também são as obreiras são as responsáveis são as que constroem os famosos ninhos no subsolo, que parecem labirintos e abrem caminho para todas as outras formigas da colônia. É um trabalho longo e fundamental para os animais e para os humanos.

As formigas podem parecer frágeis, mas levam sua vida na terra como verdadeira amigas do planeta. Estão aqui para se reproduzir e contribuir para a boa saúde do solo e consequentemente um meio ambiente equilibrado. Além disso, possuem suas relações sociais, são seres vivos, como nós.

Como nos desenhos e filmes, as formigas interagem, trabalham, têm reações. Estudos específicos da personalidade, ou para entender se as formigas se assemelham a nós de algum jeito são difíceis de encontrar, mas é importante pensar muito antes de matá-las. Elas não fazem nenhum mal ou transmitem qualquer doença, são componentes importantes da natureza.

Desde sua origem, as formigas possuem suas funções definidas na terra. Não importa quantos anos passem e como estará o mundo, a expectativa é que elas continuem se reproduzindo e povoando o solo da terra. A não ser, que um grande colapso ambiental aconteça.

Para evitar que as formigas deixem de existir ou qualquer outra vida na terra, a prioridade é ter consciência ambiental. Práticas simples como separar o lixo, deixar de sujar as ruas e os mares, pensar melhor antes emitir gases poluentes ou prejudicar a natureza de alguma forma prolongam a vida dos animais e permitem que o planeta terra seja habitável para nossos filhos, netos, tataranetos..

Ao entender a origem dos animais, esperamos que sua consciência mude em relação às formigas e também aos cuidados com o meio ambiente. Esses animais, que sobreviveram a extinção dos dinossauros são resistentes e essenciais para manter o equilíbrio ambiental, contribuindo para diversas áreas.

Veja também

Grande Boiadeiro Suiço

Tudo Sobre o Grande Boiadeiro Suiço: Características e Fotos

Trouxemos hoje mais uma raça de cachorro para desvendarmos juntos suas características e suas curiosidades, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.