Home / Natureza / Habitat do Lobo Marinho: Onde Eles Vivem?

Habitat do Lobo Marinho: Onde Eles Vivem?

Hoje vamos falar um pouco a respeito dos lobos marinhos, você tem muitas dúvidas e curiosidades? Então fique com a gente até o final.
Eles são animais mamíferos e pertencem à subfamília dos Arctocephalinae e pertencentes à família dos Otariidae e podem ser classificados em dois gêneros Arctocephalus e Callorhinus .

Habitat do Lobo Marinho

Afinal, onde vivem os lobos marinhos? Podemos citar alguns lugares onde eles são encontrados como na Reserva Natural das Ilhas Desertas, também em Portugal no Arquipélago da Madeira, também das Ilhas Maldivas. Em outros lugares como zonas de costa onde é bem difícil de chegar, grutas e etc. Também próximo do Farol de Cabo Polônio que fica no Uruguai nas ilhas de pedras, no mesmo país ficam em algumas ilhas desertas cheias de pedra perto de Punta Del Diablo.
Ele já habitou outros lugares como diversas praias não frequentadas, principalmente na Ilha da Madeira em Portugal, mas conforme os homens começaram a tomar conta desses locais eles foram indo embora para locais de difícil acesso como grutas para viverem em paz.

A Origem do Nome Lobo Marinho

Ele é o único que vive em Portugal, mais precisamente nas praias desertas da Ilha de Madeira, também é chamada lá de foca monge.
Ganhou esse nome por lá por conta de uma espécie de pregas que ela tem em seu pescoço, e quando ele está em repouso parece o traje de um monge e é um animal que gosta de ficar sozinho. Agora o nome lobo marinho foi atribuído por causa dos sons que ele emite como se fosse um urro e também porque é uma espécie carnívora.

Quando os Lobos Marinhos Foram Encontrados

Segundo registros podemos afirmar que os lobos marinhos foram vistos pela primeira vez lá pelo anos de 1419, pelos portugueses que estavam navegando ruma a Ilha da Madeira.
Surpresos se viram à frente de um animal nunca visto antes, e os nomearam de lobo marinho. O lugar onde eles foram vistos pela primeira vez é até hoje famoso pelo nome de Câmara de Lobos.

Lobo Marinho Ameaçado de Extinção

Ele é uma das espécies mais raras do mundo inteiro, e infelizmente um dos mamíferos que mais está sofrendo com a ameaça de extinção.
Para termos uma ideia, no planeta terra todo existem apenas 300 lobos marinhos hoje. O animal foi perseguido pelos seres humanos, sem comida e sem seu ambiente tranquilo deixou seu habitat natural para trás e foi buscar refúgios em praias desertas. Nessas Ilhas apenas 40 animais são encontrados.
Atualmente a melhor forma de preservar é manter a perpetuação dessa espécie. Para isso existem diversos locais onde são criados para que se reproduzam, esses locais são extremamente preservados e é importante que haja consciência e respeito.
Saiba que o lobo marinho tem papel importante no ecossistema, inclusive é capaz de indicar a saúde daquela área. Se elas ali habitam é sinal que o local está saudável, se elas vão embora é sinal de que algo está errado. A extinção desses animais é um péssimo sinal de que nossos oceanos estão sendo destruídos.

O Que Comem Os Lobos Marinhos

Esses animais vivem em águas profundas, cerca de 100 metros, eles consomem os peixes que estão acessíveis nesse ambiente. Um lobo marinho adulto come diariamente algo que corresponde de 4 a 6% do seu peso corporal, um animal que pesa algo em torno de 250Kg pode comer cerca de 12Kg de comida por dia.
Comem diversos tipos de peixes, os que tiverem mais acessíveis, entre eles podem ser crustáceos que podem estar nas rochas, também mexilhões, ou polvos.
Eles encontram seus alimentos perto das rochas, perto da costa e próximo de onde ficam, em casos em que falta comida eles precisam ir para mais longe e para o mar aberto onde a oferta de comida é maior, por outro lado o risco é muito grande de sofrer ataque de seus predadores.

Características do Lobo Marinho

É uma espécie marinha, todo seu corpo é constituído perfeitamente para viver na água, tem o corpo liso e seus membros são quatro barbatanas. Geralmente são encontrados em mares temperados, mesmo assim a natureza lhe conferiu uma camada de gordura abaixo da pele, dessa forma ele mantém a temperatura e não morre de fome caso falte comida por um tempo determinado.
O seu corpo tem uma espécie de penugem que o recobre, de uma coloração castanho escura que pode chegar a preto até o pescoço e ir ficando mais claro até a barriga. A barriga inclusive é mais clara que todo o corpo, e varia de tom de um para outro, dessa forma os animais são identificados mais facilmente. Nessa região ficam também dois mamilos. Um lobo marinho pode chegar a 280cm de comprimento e chegar a pesar 400kg.
Os lobos marinhos têm poucos registros de nascimentos, por outro lado tem longa vida em média de 30 a 40 anos. A fêmea só está apta a se reproduzir entre 4 e 6 anos de idade, por isso demora-se tanto para nascer um filhote. Os filhotes costumam nascer entre os meses de maio e novembro, com maior número entre setembro e outubro. As fêmeas darão a luz a um único filhote e apenas de dois em dois anos, e quase nunca nasceram gêmeos.

Causas da Ameaça de Extinção

Muitas são as causas, principalmente causadas pelo homem. Turistas que acabam perturbando os animais, pescadores que podem pescá los acidentalmente, e muitas vezes o abate. Por muito tempo os pescadores acreditava que eles diminuíram a quantidade de peixes e os matavam com armas e explosivos. O aumento do turismo também foi um problema, foi os animais fugiram do seu ambiente de reprodução. Muitos turistas deixavam lixo nas praias, causando poluição da água.
Depois de conhecer um pouco mais sobre esses animais e sobre o que precisamos fazer para que eles não sejam extintos vamos ser mais conscientes. A natureza não dá conta dos estragos que fazemos diariamente, precisamos ajudar a consertar todos os problemas que nós mesmos causamos.

Veja também

Reprodução do Macaco: Filhotes e Período de Gestação

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a reprodução dos macacos, entender como funciona a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *