Home / Animais / Ficha Técnica do Hipopótamo: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Ficha Técnica do Hipopótamo: Peso, Altura, Tamanho e Imagens

Hipopótamos são grandes mamíferos semi-aquáticos , com um grande corpo em forma de barril, pernas curtas, uma cauda curta e uma cabeça enorme.  Eles têm pele acinzentada a lamacenta, que se desvanece em uma cor rosa pálido por baixo. Os parentes vivos mais próximos dos hipopótamos são os porcos, as baleias e os golfinhos.

Existem duas espécies de hipopótamos no mundo hoje: o hipopótamo comum e o hipopótamo-pigmeu. Ambos são mamíferos que vivem na África, e cada um é um membro da família dos hipopótamos. Ao longo de milhões de anos, muitas espécies de hipopótamos existiram. Alguns eram tão pequenos quanto os hipopótamos pigmeus, mas a maioria estava em algum lugar entre o tamanho de hipopótamos pigmeus e comuns.

Os intervalos nativos desses primeiros hipopótamos se expandiram pela África e pelo Oriente Médio e Europa. Fósseis de hipopótamos chegaram até o norte como a Inglaterra. Eventuais mudanças no clima e na expansão dos seres humanos em toda a massa de terra da Eurásia limitaram onde os hipopótamos poderiam ir, e hoje eles vivem somente na África

Peso, Altura e Tamanho dos Hipopótamos

O magnífico hipopótamo (grego antigo para cavalo de rio) é mais comumente (e frustrante) visto com seu corpo enorme e volumoso submerso sob a água, com apenas as narinas aparecendo. Apenas amantes da natureza muito afortunados ou pacientes podem testemunhar suas várias características.

Hipopótamos são animais muito rotundos e são os terceiros maiores mamíferos terrestres vivos, depois de elefantes e rinocerontes brancos. Eles medem entre 3,3 a 5 metros de comprimento e até 1,6 m de altura no ombro, parece que os machos continuam a crescer durante toda a vida, o que explica o seu enorme tamanho. A fêmea média pesa cerca de 1.400 kg, enquanto os machos pesam de 1.600 a 4.500 kg.

Ficha Técnica do Hipopótamo:

Comportamento

Os hipopótamos vivem na África Subsaariana. Vivem em áreas com água abundante, pois passam a maior parte do tempo submersos para manter a pele fresca e úmida. Considerados animais anfíbios, os hipopótamos passam até 16 horas por dia na água. Hipopótamos se aquecem no litoral e segregam uma substância oleosa vermelha, o que deu origem ao mito de que eles suam sangue. O líquido é, na verdade, um umectante da pele e protetor solar que também pode fornecer proteção contra germes.

Os hipopótamos são agressivos  e são considerados muito perigosos. Eles têm grandes dentes e presas que usam para combater ameaças, incluindo humanos. Às vezes, seus jovens são vítimas dos temperamentos dos hipopótamos adultos. Durante uma briga entre dois adultos, um jovem hipopótamo preso no meio pode ser seriamente ferido ou mesmo esmagado.

Hipopótamo Dentro da Água
Hipopótamo Dentro da Água

O hipopótamo é considerado o maior mamífero terrestre do mundo. Esses gigantes semiaquáticos matam cerca de 500 pessoas por ano na África. Os hipopótamos são altamente agressivos e estão bem equipados para causar danos consideráveis ​​a qualquer coisa que passeie pelo território deles.  Conflitos também ocorrem quando os hipopótamos vagam pela terra em busca de comida, no entanto, se ameaçado em terra, muitas vezes correm por água.

Reprodução

Os hipopótamos são animais sociais, que se reúnem em grupos. Os grupos de hipopótamos geralmente consistem em 10 a 30 membros, incluindo machos e fêmeas, embora alguns grupos tenham até 200 indivíduos. Não importa o tamanho, o grupo é geralmente liderado por um macho dominante.

Eles são apenas territoriais enquanto estão na água. Tanto a reprodução como o nascimento ocorrem na água. Os bezerros hipopótamos pesam aproximadamente 45 kg ao nascer e podem sugar em terra ou embaixo d’água ao fechar suas orelhas e narinas. Cada fêmea tem apenas um bezerro a cada dois anos. Logo após o nascimento, mães e jovens ingressam em grupos  que oferecem alguma proteção contra crocodilos, leões e hiena. Hipopótamos geralmente vivem por cerca de 45 anos.

Formas de Comunicação

Hipopótamos são animais muito barulhentos. Seus roncos, resmungos e sibilos foram medidos em 115 decibéis, o equivalente ao som de um bar lotado com música ao vivo. Essas criaturas em expansão também usam vocalizações subsônicas para se comunicar. Apesar de sua forma encorpada e pernas curtas, pode facilmente ultrapassar a maioria dos seres humanos.

Uma boca aberta não é um bocejo, mas sim para avisá-lo. Você só verá hipopótamos ‘bocejando’ enquanto estiver na água, porque eles são apenas territoriais enquanto estão na água. Ao defecar, os hipopótamos balançam as caudas para trás e para a frente, espalhando suas fezes como um espalhador de sujeira. O barulho resultante da batida ecoa a jusante e ajuda a proclamar o território.

Modo de Vida

O estômago de um hipopótamo tem quatro câmaras nas quais as enzimas quebram a dura celulose na grama que ela come. No entanto, os hipopótamos não ruminam, por isso não são verdadeiros ruminantes como antílopes e gado. Hipopótamos viajarão em terra por até 10 km para se alimentar. Eles passam de quatro a cinco horas pastando e podem consumir 68 kg de grama a cada noite. Considerando seu enorme tamanho, a ingestão de alimentos de um hipopótamo é relativamente baixa. Os hipopótamos comem principalmente grama. Apesar de estarem cercados por plantas aquáticas durante a maior parte do dia, ainda não se sabe exatamente por que os hipopótamos não comem essas plantas, mas preferem procurar alimentos em terra.

Embora os hipopótamos se movam facilmente pela água, eles não sabem nadar, eles andam ou ficam em superfícies abaixo da água como bancos de areia, esses animais deslizam pela água, empurrando-se para fora de corpos d’água. E eles podem ficar submersos por até 5 minutos sem precisar de ar. O processo de aplainar e respirar é automático, e até mesmo um hipopótamo dormindo debaixo d’água sobe e respira sem acordar. Os Hipopótamos atingiram 30 km / h em curtas distâncias.

A cabeça do hipopótamo é grande e alongada com os olhos, orelhas e narinas situados na parte superior. Isso permite que o hipopótamo mantenha seu rosto acima da água enquanto o resto do corpo está submerso. O hipopótamo também é conhecido por sua pele espessa e sem pelos e boca enorme e escancarada e dentes de marfim.

A caça furtiva e a perda de habitat reduziram os números globais do hipopótamo durante o final dos anos 90 e início dos anos 2000, mas a população já se estabilizou graças a uma aplicação mais rigorosa da lei.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *