Home / Animais / Doninha Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre O Animal

Doninha Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre O Animal

Quando se fala em Doninha, não tem como não lembrar daquele personagem super engraçado do filme era do gelo, quem é fã desta divertida animação sabe do que estou falando, hoje vim apresentar hábitos e muitas outras coisas sobre este curioso animal, se quiser conhecê-lo juntamente comigo, basta me seguir!

As Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Doninha

Ela é uma espécie bem pequenina e em Portugal é considerada a menor de todas entre os carnívoros. Veja só, ela praticamente ganhou um título por ser a mais baixinha dentre todos os outros animais que comem carne!

A Doninha tem um corpo bem alongado, ela mais parece aqueles pães grandes de cachorro quente, ou então aquelas salsichas de hot dog. Se você ver a foto deste animal com certeza vai concordar comigo!

O rosto deste bichinho não é algo muito diferente de se ver, ele é bastante semelhante aos dos roedores que estamos acostumados a observar por aí.

Sabia que na Nova Zelândia e também na Austrália a Doninha foi trazida com o objetivo de ajudar na eliminação de pragas? Este animal conseguiu fazer um trabalho e tanto eliminando os insetos e outros seres indesejáveis!

Um fato bastante curioso que me deixou muito feliz, foi o de que a Doninha não enfrenta os perigos da extinção, isso é algo bastante aliviador visto que tantos outros animais já até sumiram do mapa por causa das ações destrutivas de nós seres humanos.

Ainda se tratando sobre a preservação da Doninha, fico pensando se o motivo pelo qual ela ainda não sofre o perigo da extinção não tem a ver com o simples fato de que nós humanos não descobrimos ainda utilidades que este animal pode ter para o grande mercado de peles e iguarias de espécies silvestres!

Mesmo que através de meus estudos eu tenha constatado que a Doninha não se encontra em extinção, acabei descobrindo que existem alguns caçadores que conhecem sim uma função a qual este animal pode servir bem, alguns acreditam que esta espécie possui uma pelagem ótima para produção de pincéis, mas acho que a demanda não é tão grande, por isso a extinção ainda não ocorreu. Triste, mas verdade!

Pelas terras brasileiras infelizmente não dá para ver a longa Doninha, ela está presente apenas em países distantes como os da América do Norte, Ásia e ao Norte da África. Este pequeno animalzinho está em muitas áreas da Ásia, neste local a incidência dele é bastante comum, em qualquer ambiente vegetativo por lá, será fácil encontrar nosso pequeno animal.

Não é à toa que a Doninha foi trazida para outros países com o objetivo de eliminar pragas, pois ela adora comer ratos e ratazanas, estes animais asquerosos são um problema por todo o mundo e até hoje deixam as pessoas de cabelo em pé.

Nosso pequenino animal é altamente adaptável ao ambiente a sua volta, é claro que condições mínimas de sobrevivência são exigíveis, dessa forma, um local repleto de vegetação e com recursos para alimentar-se bem, já é um lugar ideal para a Doninha passar um longo tempo relaxando e comendo.

O período de gestação da Doninha lembra bastante o dos cães, pois quando a femêa está no cio, os machos brigam entre si e tudo virá uma bagunça só.

Uma coisa bastante interessante sobre a Doninha é que ela pode ser facilmente atraída, como eu já havia lhe dito, este animal gosta bastante de roedores, por isso, se você quiser vê-lo é só seguir para os campos de plantação. O lema é o seguinte: onde há ratos também existem Doninhas!

Filhote de Doninha
Filhote de Doninha

Outro fato super legal é que este animal comprido pode ser facilmente detectado, se ele decidisse seguir a carreira de espião seria um péssimo profissional, pois as suas patinhas ficam completamente marcadas no solo onde pisa e por causa do formato delas serem incomparáveis, dá para saber na hora que se trata de uma Doninha.

A maioria das espécies apresentam fatos bastante curiosos quando o assunto é seu período gestacional, nosso bichinho comprido também guarda algumas peculiaridades. Da mesma forma a qual pode gerar muitos filhotes, também é capaz de perdê-los com muita facilidade devido ao seu alto índice de mortalidade.

A maioria dos animais que conhecemos possuem hábitos grupais, já a Doninha prefere andar por aí sozinha sem a interferência dos outros companheiros, uma curiosidade sobre ela que achei bem interessante, foi seus hábitos que podem ser tanto diurnos como noturnos, outras espécies geralmente não são tão versáteis.

Lembrando que quando vemos animais quebrando seus hábitos tradicionais e apresentando novos comportamentos, isso pode ser um sinal de que o ambiente no qual eles vivem pode estar sofrendo alterações das mãos humanas. Quando presenciamos animais silvestres em localidades urbanas, por exemplo, isso é um péssimo sinal para a saúde da mãe natureza!

Três Doninhas
Três Doninhas

Já viu aqueles pássaros que utilizam matos secos e pequenos galhinhos de árvores para construir seus ninhos? Bom, nossa Doninha possui um comportamento completamente excêntrico e que eu garanto que você nunca viu em nenhuma outra espécie! Ela utiliza o pelo dos roedores que mata para criar o seu ninho sendo que até mesmo as tocas de outros animais podem se tornar um bom abrigo para seus filhotes.

Fazemos Tudo Por Você

Muitos sites apenas espalham materiais sem se importar com o que o leitor está achando dos conteúdos, nós não somos assim, tudo o que fazemos é sempre pensando primeiramente em você, afinal de contas, é por sua causa que este site tem crescido e se desenvolvido a cada vez mais.

Sempre que estiver em busca de matérias bem legais e superinteressantes sobre as inúmeras espécies da fauna e flora que estão espalhadas pelo Brasil e no mundo a fora, fique sabendo que nós somos a sua melhor opção.

Existem alguns sites que se empenham apenas a reproduzir conteúdo, nós não, sempre nos desafiamos a trazer coisas novas e assuntos que você provavelmente não vai encontrar em outro lugar.

Brigadão mesmo pela presença e até a próxima!

Veja também

O Que Acontece Se Quebrar o Casco da Tartaruga?

Os répteis são muito especiais e despertam a curiosidade nas pessoas. Assim, lagartos, camaleões, crocodilos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *