Home / Animais / Comportamento do Border Collie, Hábitos e Modo de Vida

Comportamento do Border Collie, Hábitos e Modo de Vida

Os cães estão entre os animais mais adorados pelos humanos, que enxergam nos cachorros grandes amigos. Portanto, se no passado os cães eram usados com intenções mais voltadas para o campo profissional, atualmente os cachorros são muito utilizados como companhia para diversas pessoas.

Na verdade, com o tempo os cachorros foram mudando por completo de função para a sociedade, ganhando cada vez mais importância para muitas partes da vida humana, compondo famílias e atuando como parte importante da vida de inúmeras pessoas.

Assim, há aquelas raças que se acostumaram ainda melhor à vida humana atual, servindo mais ainda como parceiros doas pessoas. Uma dessas raças é o famoso border collie, uma espécie de cachorro muito querida por aqueles que possuem filhos pequenos e desejam oferecer uma ótima companhia para a criança.

Ou, então, para aquelas pessoas mais idosas que querem ter um animal para compartilhar os momentos. Tudo isso pelo fato de que o border collie é um animal muito ativo, que gosta de brincar a todo momento e levar diversão para a vida das pessoas. Logo, o animal acaba por ser muito bem aceito por quase toda a sociedade, sendo uma raça muito querida. Veja abaixo mais questões a respeito do modo de vida do border collie, entendendo ainda melhor o comportamento desse animal e seus hábitos mais comuns.

Comportamento do Border Collie: Como Age o Animal?

O border collie é um cão muito inteligente, tido muitas vezes como o cachorro mais inteligente do mundo. Dessa maneira, uma grande dica para quem deseja ter um animal dessa raça ou já possui um exemplar é ensinar o cão, desde mais jovem, a saber obedecer a ordens e seguir comandos. Isso porque, caso ao animal seja incentivado de forma correta desde mais novo, será capaz de obedecer a uma série de comandos ou ordens quando estiver mais velho.

Além disso, outro traço do comportamento do border collie é a forma como o animal consegue ser ativo, sempre gostando muito de se movimentar e fazer atividades físicas. Contudo, apesar de gostar de brincar e correr, o border collie consegue obdecer muito bem e sabe quando deve se conter ou quando pode brincar, bastando que isso seja ensinado a ele.

Na verdade, no passado o border collie era usado para servir de pastor de ovelhas na região da Inglaterra, sendo um dos únicos cães que não latia a todo momento e sabia exatamente como conduzir as ovelhas. Assim, desde então ficou bastante claro que o border collie é uma raça inteligente e moderada, que sabe quando deve ou não se deixar levar pela emoção. Na realidade, para muitas esse é o cão mais inteligente de todo o mundo.

Hábitos do Border Collie

O border collie possui muita energia e, por esse motivo, costuma gostar bastante de brincar, correr e saltar ao longo da vida. Contudo, um outro hábito comum ao border collie é a forma como pode gostar de demarcar o seu território.

Assim, pode não ser muito interessante aproximar cães desconhecidos do border collie enquanto esse estiver em um território tido como seu. Logo, levar outros cachorros em casa pode ser um erro. O mais eficiente, portanto, é fazer o contato do border collie com os outros cães em ambientes neutros.

Além disso, o animal ainda gosta muito de ser incentivado por petiscos, o que ajuda bastante quando o objetivo é adestrar o border collie para que a raça possa fazer o desejado. Por fim, o border collie também é conhecido por não gostar tanto de ficar sozinho, o que pode ser um problema para esse tipo de cão.

Border Collie Com a Dona
Border Collie Com a Dona

Características do Border Collie

O border collie é um cão de porte médio a grande, que gosta de brincar e de se exercitar. Esse tipo de cachorro costuma ser muito obediente, mas também é conhecido pela sua força. Portanto, se deseja ter um exemplar de border collie, trate de ensinar comandos para o animal desde a sua juventude.

Ademais, o border collie também se faz conhecido pela sua pelagem fofa, relativamente grande, além de ter o preto e o branco como cores mais convencionais. Fora isso, a pelagem do animal ainda é muito macia e, se bem tratada, o border collie pode se transformar em um cão dos mais bonitos. Contudo, o certo mesmo é que esse tipo de cachorro é mais conhecido pelo mundo em razão do seu comportamento do que pela sua aparência, por mais bonito que possa parecer.

Isso acontece não pelo fato de existirem exemplares de border collie feios, mas, na verdade, pelo fato de que o animal é muito dócil com as pessoas. O border collie é uma das raças mais indicadas para o serviço como cão de companhia e, nessa condição, pode ser um verdadeiro amigo para pessoas solitárias ou famílias completas.

Border Collie, o Cão Espaçoso

O border collie é sempre muito conhecido pelo fato de ser bastante dócil no contato com outras pessoas, além de estar presente no topo das principais listas de inteligência animal. Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que essa raça também se faz conhecida pela maneira como consegue se espaçosa.

No caso, o border collie pode ser muito enérgico e, dessa forma, acabar tirando o espaço dos outros. Isso porque o animal gosta de saltar sobre camas e outros móveis, adora comer a todo momento e gosta de ter o seu próprio espaço dentro do lar. Portanto, se for possível, é positivo que o border collie seja criado em casas com terrenos grandes, que possam oferecer todo o conforto para que o animal gaste as suas energias ao longo do dia.

Três Border Collie
Três Border Collie

Ao menos, um espaço gramado ou de terra já seria bastante positivo para a criação do animal. Porém, se isso não for possível, trate de levar o border collie para passear sempre que der. Assim, essa também é outra maneira de fazer com que o cão se exercite e libere a sua energia, algo essencial quando se trata de dar ao cachorro uma criação de máxima qualidade, acelerando seu desenvolvimento.

Veja também

Lagarto Chicote- de- Garganta- Alaranjada: Características e Fotos

O lagarto chicote de garganta alaranjada (nome científico Aspidoscelis hyperythrus) é uma espécie nativa do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *