Quem nunca parou para fazer aquelas indagações filosóficas consigo mesmo a respeito de coisas aleatórias como: por que a água do mar é salgada ou então por que o céu azul?
Você gosta de estudar os seres vivos? Gosta mais dos insetos ou dos animais? Bom hoje eu resolvi focar num inseto bastante curioso e que constantemente pode ser visto voando por aí, o Besouro!
Falando em Besouro, você sabe como este inseto de corpo pesado e asas bem finas faz para voar? É isso que eu resolvi descobrir, se quiser saber quais foram as explicações que encontrei basta me acompanhar nesta incrível matéria!
Características Do Besouro
Bom, antes de você já saber como o Besouro faz para voar é necessário conhecer um pouco mais sobre este inseto, portanto, leia todo o conteúdo atentamente e não tenha pressa meu(a) caro(a) leitor(a)!
Não pense você que o Besouro é apenas um bichinho que fica voando por aí aleatoriamente sem rumo, todas as espécies de insetos e animais são bem importantes para o equilíbrio da natureza, mas especialmente este inseto faz um ótimo trabalho de controle de pragas.
Existem inúmeras espécies de Besouros com variadas cores, mas quem é que nunca viu aquela espécie pretinha voando por aí?! Ela é a mais conhecida aqui nas terras brasileiras!
Como O Besouro Faz Para Voar?
Bom, agora chegou aquele momento suspense que você esperava, agora contarei todo o segredo por trás da técnica que o Besouro usa para conseguir voar mesmo com todo aquele tamanho e peso!
Você precisa saber que o corpo do Besouro pode até ser volumoso e pesado, mas a sua musculatura é extremamente forte, por isso ela é capaz de comportar todo o seu corpo suspenso no ar.
Uma outra coisa super legal a respeito deste inseto, é que ele possui um conjunto de dois pares de asas, sabe o que isso significa? Que ele possui um total de 4 asas que trabalham em conjunto lhe dando um total controle do peso do seu corpo!
Não pense que o Besouro é um inseto fraco não viu, pois seu corpo é extremamente duro e o mesmo é protegido por um dos pares de asas que ele usa para voar.
Quando comecei a estudar o Besouro, logo de cara vi que ele é um inseto repleto de segredos, uma das coisas que descobri sobre ele é que um dos músculos que movem as asas deste bicho está presente na coxa. Isso é um tanto estranho não é?!
E aí, você imaginava que o voo do Besouro era realizado de forma tão complexa? Este simples bichinho me surpreendeu bastante por causa do mecanismo que possui para voar!
Espero que tenha gostado de descobrir as artimanhas do Besouro, ou seja, a forma que ele faz para poder voar por aí!
Ei, espere, não pense que acabou, eu ainda quero lhe mostrar algumas espécies de Besouros bem diferentes das que você está acostumado(a) a ver! Veja que interessante pode ser um simples Besouro!
Você conhece o Cervo Voador? Por que será que ele ganhou um nome estranho assim? Por causa das suas enormes mandíbulas ele recebeu este excêntrico apelido!
O Cervo Voador é um dos maiores besouros do mundo, ele possui exatos 10cm de comprimento, para um inseto ele até que é bem grandinho não é mesmo?!
Somente na Europa e na Ásia é que se pode ver este Besourão, lembrando que na Ásia é possível encontrar espécies que podem ser tão grandes quanto essa.
E a Joaninha? Ela é ou não um Besouro? Sim, ela é, este bichinho encantador dificilmente é visto por aí mesmo sendo comum, eu nem me lembro da última vez que vi uma Joaninha!
Agora chegou a vez do Besouro Golias, nem preciso lhe falar que o apelido é referente ao seu tamanho, ou melhor, o seu volume.
O corpo do Golias é bem volumoso, mais parece estar inchado, quem olha para ele imagina que se trata de um inseto enorme, mas na verdade ele só é meio gordinho e pode alcançar 10cm e 100g.
Somente quando você conseguir chegar nas terras africanas, aí sim vai conseguir ver o volumoso Besouro Golias. Que tal fazer uma viagem até lá?
Besouro-Tartaruga-Dourada, esta é mais uma espécie super curiosa, o corpo deste bicho é transparente e dá até mesmo para ver as estruturas internas dele.
Ainda falando sobre o corpo deste inseto, ele é todo dourado/metalizado e um pouco amarelado, confesso que eu o acho bem esquisito.
O Besouro Tartaruga mesmo tendo o seu corpo transparente ele muda de cor em determinados momentos como forma de demonstrar as suas emoções. Nunca tinha visto nada parecido, somente em animais silvestres é que eu já observei tal característica!
E aí, o que está achando destes insetos pra lá de esquisitos? Você tinha conhecimento de todas essas estranhas espécies ? Bom, logo abaixo eu vou lhe mostrar a última espécie de Besouro que conheço, garanto que ele vai lhe surpreender!
Eu tenho a certeza de que você nunca ouviu falar do Metrius Contractus, este besouro de aparência não tão agradável tem um método de defesa também nada agradável. Ele solta uma espécie de composto químico mal cheiroso que acaba afastando os seus predadores.
Vamos combinar que esta espécie é a pior de todas, pois além de ter um nome muito complicado, ainda possui um aspecto nada convidativo, ela não é como o besouro negro que vemos em nossas casas que é até bonitinho.
Viu como o mundo dos Besouros é vasto?! Este universo vai além do que poderíamos imaginar, até mesmo eu quando comecei a estudá-lo fiquei surpreso com tanta diversidade e mistério por trás destes bichos!
Espero que tenha gostado desta matéria e que volte sempre aqui para conferir mais conteúdos a respeito da fauna e flora, este site é sem dúvidas a sua melhor opção!
Em breve nos reencontraremos e você terá novos conteúdos que serão tão interessantes quanto este que lhe apresentei hoje!
Bom, obrigado pela presença e até a próxima!