Home / Animais / Como Comprar Um Ofiuro? Quanto Custa? Onde Encontrar?

Como Comprar Um Ofiuro? Quanto Custa? Onde Encontrar?

Amantes de animais exóticos de estimação não têm do que reclamar, afinal, as opões são variadas, e dá pra você ter sim um bichinho bem “diferente” em sua casa. Um deles é o ofiuro, que vamos mostrar a seguir como comprar um.

Características Básicas Dos Ofiuros

Esses animais que parecem estrelas do mar mais “magras”, de fato, fazem parte da mesma classe que elas, ou seja, a dos equinodermos. E, da mesma forma que elas, os ofiuros possuem um disco central em seus corpos, sendo rodeado por cinco pernas bastante flexíveis, e que podem chegar a 60 cm de comprimento.

Atualmente, existem cerca de 1.200 espécies conhecidas desse animal, que está presente em praticamente todos os oceanos ao redor do mundo. Também estão presentes em todas as profundidades oceânicas possíveis, porém, a maior diversidade de espécies se encontram a, pelo menos, uns 500 m.

A parte externa de seus corpos (o chamado exoesqueleto) é formada por ossículos feitos de carbonato de cálcio, sendo fundidos no disco central. Isso faz com que as suas patas, em determinadas situações, possam se “desintegrar”, fazendo com que esses animais também recebam o nome alternativo de estrelas quebradiças.

E  ao contrário de suas “parentes de aparência” (as estrelas do mar), os ofiuros possuem todos os seus órgãos vitais em seu disco central. Outra característica curiosa desse animal é que a sua boca é rodeada por cinco placas mandibulares, sendo que o seu sistema digestivo é bem básico, sendo composto por um esôfago curto e um estômago amplo.

Mais Algumas Características a Respeito Dos Ofiuros

Quando esses animais se alimentam, a sua boca leva a comida a um estômago sacular, que é relativamente grande se levarmos em consideração o tamanho do ofiuro, com essa parte preenchendo boa parte de seu corpo.

Porém, esse bicho não tem nem intestino, nem orifício retal, com os detritos sólidos sendo expelidos pelo mesmo lugar usado como boca por ele. Já o estômago é dobrado em dez divisões distintas, com dez sacos respiratórios em cada uma, e que são abertos por meio de fissuras em sua cavidade oral.

Por outro lado, as células que revestem internamente esses sacos respiratórios são flageladas, criando, dessa forma, uma corrente de água que entra e sai, com a troca respiratória desses animais acontecendo justamente por meio do fino revestimento desses sacos.

Algumas das espécies de ofiuros vivem em estuários, abrigando-se em fendas de rochas, sobre as algas, ou simplesmente no interior das estruturas de determinados animais, como nas esponjas, por exemplo. Contudo, a maior parte das espécie é encontrada em areia, lodo e algas, podendo também viver em recifes de corais.

Ofiuro Vermelho nas Mãos de uma Pessoa
Ofiuro Vermelho nas Mãos de uma Pessoa

É importante salientar isso, pois o aquário onde se criem esses animais precisarão ter condições semelhantes para abrigarem os ofiuros, e eles entenderem que estão em um lugar similar de seu habitat natural. Portanto, o aquário em que ficarão precisa ter areia, cascalho e alguns outros elementos para habituá-lo a esse ambiente.

Onde Encontrar Ofiuros Para Comprar E Qual O Valor Deles?

Em geral, você irá encontrar este curioso bichinho em lojas especializadas que vendem aquários, peixes, corais, algas e animais marinhos como um todo. É necessário que o local seja devidamente credenciado, tenha CNPJ e tudo, para não incentivar a venda clandestina desses e de outros animais.

Já o valor de um ofiuro custa, entre R$ 50,00 e R$ 250,00. Sua alimentação consiste de pequenos crustáceos, moluscos e detritos em geral. Caso você faça uso de água sem muitos nutrientes em seu aquário, e com fortes filtros, você poderá alimentá-lo durante a noite, fazendo uso de uma pipeta, ou mesmo de uma seringa. Ela sairá da sua toca rapidamente, e pegará a comida com os seus longos braços.

Uma das vantagens em se ter um ofiuro no seu aquário é que esse bichinhos ajudará na limpeza do local, visto que ele se alimenta, sem cerimônia, se restos de comida e outros “lixos” orgânicos, revirando o substrato do aquário em busca de algum petisco.

Destaque-se também que são animais bem resistentes, mesmo estando sob estresse. Até mesmo se eles se envolverem em alguma briga, e perderem um dos braços, esse se regenera completamente depois.

Cuidados Extras Na Criação De Um Ofiuro

Algumas precauções são necessárias caso você queira realmente ter um bichinho desses em seu aquário. Uma delas é fazer a aclimatação do local antes mesmo de comprar o ofiuro, visto que, em termos de mudanças bruscas de clima, eles são um pouco sensíveis.

Importante também procurar por espécies que estejam em perfeito estado de saúde, sem pontos esbranquiçados em seus corpo (especialmente no círculo central). Caso eles soltem um dos braços na manutenção antes de introduzí-lo no aquário, é perfeitamente normal, visto que se trata de um mecanismo de defesa, e nascerá outro logo em seguida.

Lembrando ainda que esses curiosos animais são bastante sensíveis à luz, sendo esse o motivo pelo qual eles se abrigam em qualquer lugar durante o dia. Ou seja, o aquário onde os ofiuros ficarão não pode ser um que esteja em um lugar extremamente iluminado, Pode ser colocado em um ambinete de meia luz, que já estará de bom tamanho.

Curiosidade: O Ofiuro E O Seu Potente Esquelerto

Recentemente, cientistas estudaram as placas do esqueleto dos ofiuros, e descobriram algumas coisas bem interessantes. A primeira coisa é que essa parte do corpo deles possuem um padrão de saliências cristalinas feitas de carbonato de cálcio. Constatou-se que essas saliências são microlentes de excelente qualidade.

Essas microlentes projetam a luz em estruturas que parecem nervos fotossensíveis, e que ficam localizados justamente abaixo dessas placas. Em suma, biologicamente, isso demonstra que diversos materiais na natureza servem a diferentes finalidades.

Ofiúro no Aquário
Ofiúro no Aquário

Ou seja, descobriu-se um método bastante eficiente de produzir microlentes formadas com esse material, e uma das implicações disso é que esse material pode ser usado em fibras ópticas nas telecomunicações que tenham capacidade superior às atuais.

Curiosidades à parte, o ofiuro, mesmo não sendo um típico animal de estimação, ainda assim, pode ser criado em aquário em um ambinete exótico com outros animais e estruturas, que, com certeza, deixam um lugar mais bonito (e natural).

Veja também

Pato-de-Crista: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

A criação de patos é muito comum no Brasil, já que não exige grande trabalho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *